Implicações ético-epistemológicas da negociação nos processos de avaliação institucional participativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000200009 |
Resumo: | Discute-se a importância de modelos alternativos de regulação da qualidade da escola pública como reação propositiva aos modelos de avaliação centrados nos resultados dos estudantes nos testes padronizados. Dada a escassez de estudos sobre implementação de políticas públicas, toma-se a experiência de uma rede municipal de ensino como referência para a análise das potencialidades e vulnerabilidades do processo de avaliação institucional participativa implementado, tendo como foco as reuniões de negociação entre os gestores do nível central e os atores das escolas. Busca-se identificar concepções de qualidade e de avaliação que regem o processo de negociação e as consequências para o processo decisório. Observa-se que os atores tendem a aprimorar o entendimento de seu papel na negociação e há indícios de ampliação do protagonismo e da implicação dos atores das escolas com a lógica avaliativa do modelo,com a continuidade do processo. |
id |
CEDES-1_df2dfcca21d809ff4af244b92f3bd505 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302012000200009 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Implicações ético-epistemológicas da negociação nos processos de avaliação institucional participativaRegulação da qualidadeEscola públicaNegociaçãoAvaliação institucionalPolíticas públicasDiscute-se a importância de modelos alternativos de regulação da qualidade da escola pública como reação propositiva aos modelos de avaliação centrados nos resultados dos estudantes nos testes padronizados. Dada a escassez de estudos sobre implementação de políticas públicas, toma-se a experiência de uma rede municipal de ensino como referência para a análise das potencialidades e vulnerabilidades do processo de avaliação institucional participativa implementado, tendo como foco as reuniões de negociação entre os gestores do nível central e os atores das escolas. Busca-se identificar concepções de qualidade e de avaliação que regem o processo de negociação e as consequências para o processo decisório. Observa-se que os atores tendem a aprimorar o entendimento de seu papel na negociação e há indícios de ampliação do protagonismo e da implicação dos atores das escolas com a lógica avaliativa do modelo,com a continuidade do processo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000200009Educação & Sociedade v.33 n.119 2012reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302012000200009info:eu-repo/semantics/openAccessSordi,Mara Regina Lemes Depor2012-08-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302012000200009Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2012-08-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicações ético-epistemológicas da negociação nos processos de avaliação institucional participativa |
title |
Implicações ético-epistemológicas da negociação nos processos de avaliação institucional participativa |
spellingShingle |
Implicações ético-epistemológicas da negociação nos processos de avaliação institucional participativa Sordi,Mara Regina Lemes De Regulação da qualidade Escola pública Negociação Avaliação institucional Políticas públicas |
title_short |
Implicações ético-epistemológicas da negociação nos processos de avaliação institucional participativa |
title_full |
Implicações ético-epistemológicas da negociação nos processos de avaliação institucional participativa |
title_fullStr |
Implicações ético-epistemológicas da negociação nos processos de avaliação institucional participativa |
title_full_unstemmed |
Implicações ético-epistemológicas da negociação nos processos de avaliação institucional participativa |
title_sort |
Implicações ético-epistemológicas da negociação nos processos de avaliação institucional participativa |
author |
Sordi,Mara Regina Lemes De |
author_facet |
Sordi,Mara Regina Lemes De |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sordi,Mara Regina Lemes De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Regulação da qualidade Escola pública Negociação Avaliação institucional Políticas públicas |
topic |
Regulação da qualidade Escola pública Negociação Avaliação institucional Políticas públicas |
description |
Discute-se a importância de modelos alternativos de regulação da qualidade da escola pública como reação propositiva aos modelos de avaliação centrados nos resultados dos estudantes nos testes padronizados. Dada a escassez de estudos sobre implementação de políticas públicas, toma-se a experiência de uma rede municipal de ensino como referência para a análise das potencialidades e vulnerabilidades do processo de avaliação institucional participativa implementado, tendo como foco as reuniões de negociação entre os gestores do nível central e os atores das escolas. Busca-se identificar concepções de qualidade e de avaliação que regem o processo de negociação e as consequências para o processo decisório. Observa-se que os atores tendem a aprimorar o entendimento de seu papel na negociação e há indícios de ampliação do protagonismo e da implicação dos atores das escolas com a lógica avaliativa do modelo,com a continuidade do processo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000200009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302012000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.33 n.119 2012 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555225014272 |