INSUCESSO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DE GÉNERO – A PERCEÇÃO DOS ALUNOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavaco,Carmen
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Paulos,Catarina, Alves,Natália, Guimarães,Paula, Feliciano,Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100318
Resumo: RESUMO O texto problematiza o insucesso escolar numa perspectiva de género, a partir da perceção de alunos dos ensinos básico e secundário em Portugal. A análise resulta de uma investigação cujos dados empíricos foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e de grupos focais. As estatísticas oficiais revelam uma taxa de insucesso escolar maior entre os rapazes, por comparação às raparigas. Todavia, os alunos não refletem, no seu quotidiano, sobre esse fenómeno e naturalizam-no com base em estereótipos de género. A construção de género ocorre em todos os tempos e espaços, incluindo a escola, porém, para os alunos envolvidos nesta pesquisa, o género é construído, sobretudo, no contexto familiar.
id CEDES-1_e544d9c3e126e346b32412127d1738ed
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302022000100318
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling INSUCESSO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DE GÉNERO – A PERCEÇÃO DOS ALUNOSInsucesso escolarGéneroAlunosRESUMO O texto problematiza o insucesso escolar numa perspectiva de género, a partir da perceção de alunos dos ensinos básico e secundário em Portugal. A análise resulta de uma investigação cujos dados empíricos foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e de grupos focais. As estatísticas oficiais revelam uma taxa de insucesso escolar maior entre os rapazes, por comparação às raparigas. Todavia, os alunos não refletem, no seu quotidiano, sobre esse fenómeno e naturalizam-no com base em estereótipos de género. A construção de género ocorre em todos os tempos e espaços, incluindo a escola, porém, para os alunos envolvidos nesta pesquisa, o género é construído, sobretudo, no contexto familiar.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100318Educação & Sociedade v.43 2022reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.241548info:eu-repo/semantics/openAccessCavaco,CarmenPaulos,CatarinaAlves,NatáliaGuimarães,PaulaFeliciano,Paulopor2022-08-15T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302022000100318Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2022-08-15T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv INSUCESSO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DE GÉNERO – A PERCEÇÃO DOS ALUNOS
title INSUCESSO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DE GÉNERO – A PERCEÇÃO DOS ALUNOS
spellingShingle INSUCESSO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DE GÉNERO – A PERCEÇÃO DOS ALUNOS
Cavaco,Carmen
Insucesso escolar
Género
Alunos
title_short INSUCESSO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DE GÉNERO – A PERCEÇÃO DOS ALUNOS
title_full INSUCESSO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DE GÉNERO – A PERCEÇÃO DOS ALUNOS
title_fullStr INSUCESSO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DE GÉNERO – A PERCEÇÃO DOS ALUNOS
title_full_unstemmed INSUCESSO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DE GÉNERO – A PERCEÇÃO DOS ALUNOS
title_sort INSUCESSO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DE GÉNERO – A PERCEÇÃO DOS ALUNOS
author Cavaco,Carmen
author_facet Cavaco,Carmen
Paulos,Catarina
Alves,Natália
Guimarães,Paula
Feliciano,Paulo
author_role author
author2 Paulos,Catarina
Alves,Natália
Guimarães,Paula
Feliciano,Paulo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavaco,Carmen
Paulos,Catarina
Alves,Natália
Guimarães,Paula
Feliciano,Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Insucesso escolar
Género
Alunos
topic Insucesso escolar
Género
Alunos
description RESUMO O texto problematiza o insucesso escolar numa perspectiva de género, a partir da perceção de alunos dos ensinos básico e secundário em Portugal. A análise resulta de uma investigação cujos dados empíricos foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e de grupos focais. As estatísticas oficiais revelam uma taxa de insucesso escolar maior entre os rapazes, por comparação às raparigas. Todavia, os alunos não refletem, no seu quotidiano, sobre esse fenómeno e naturalizam-no com base em estereótipos de género. A construção de género ocorre em todos os tempos e espaços, incluindo a escola, porém, para os alunos envolvidos nesta pesquisa, o género é construído, sobretudo, no contexto familiar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100318
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es.241548
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.43 2022
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557563338752