Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão,Lucia C.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Martins,Rita de Cássia B., Vieira,Carla Maria, Rossin,Elizabeth, L'Abbate,Solange
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100010
Resumo: O texto aborda uma reflexão sobre certas práticas profissionais realizadas no campo da Educação Universitária, num contexto de transformações curriculares dos cursos de medicina e enfermagem de uma universidade pública - a Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ) -, e do curso de nutrição de uma universidade particular - a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). À luz de alguns conceitos da análise institucional, analisamos certas semelhanças e diferenças entre os dois processos de reforma curricular, nisso considerando também aspectos das nossas trajetórias profissionais. O trabalho foi produzido no âmbito de disciplinas e seminários de análise institucional do curso de pós-graduação em saúde coletiva do Departamento de Medicina Preventiva e Social, da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, ministrados, de 2002 a 2004, sob responsabilidade da última co-autora deste artigo.
id CEDES-1_f121ff0b315d126300043ab5c3ae21e7
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302007000100010
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privadaAnálise institucionalReforma curricularEnsino de enfermagemEnsino de medicinaEnsino de nutriçãoO texto aborda uma reflexão sobre certas práticas profissionais realizadas no campo da Educação Universitária, num contexto de transformações curriculares dos cursos de medicina e enfermagem de uma universidade pública - a Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ) -, e do curso de nutrição de uma universidade particular - a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). À luz de alguns conceitos da análise institucional, analisamos certas semelhanças e diferenças entre os dois processos de reforma curricular, nisso considerando também aspectos das nossas trajetórias profissionais. O trabalho foi produzido no âmbito de disciplinas e seminários de análise institucional do curso de pós-graduação em saúde coletiva do Departamento de Medicina Preventiva e Social, da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, ministrados, de 2002 a 2004, sob responsabilidade da última co-autora deste artigo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100010Educação & Sociedade v.28 n.98 2007reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302007000100010info:eu-repo/semantics/openAccessMourão,Lucia C.Martins,Rita de Cássia B.Vieira,Carla MariaRossin,ElizabethL'Abbate,Solangepor2007-05-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302007000100010Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2007-05-11T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada
title Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada
spellingShingle Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada
Mourão,Lucia C.
Análise institucional
Reforma curricular
Ensino de enfermagem
Ensino de medicina
Ensino de nutrição
title_short Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada
title_full Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada
title_fullStr Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada
title_full_unstemmed Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada
title_sort Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada
author Mourão,Lucia C.
author_facet Mourão,Lucia C.
Martins,Rita de Cássia B.
Vieira,Carla Maria
Rossin,Elizabeth
L'Abbate,Solange
author_role author
author2 Martins,Rita de Cássia B.
Vieira,Carla Maria
Rossin,Elizabeth
L'Abbate,Solange
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão,Lucia C.
Martins,Rita de Cássia B.
Vieira,Carla Maria
Rossin,Elizabeth
L'Abbate,Solange
dc.subject.por.fl_str_mv Análise institucional
Reforma curricular
Ensino de enfermagem
Ensino de medicina
Ensino de nutrição
topic Análise institucional
Reforma curricular
Ensino de enfermagem
Ensino de medicina
Ensino de nutrição
description O texto aborda uma reflexão sobre certas práticas profissionais realizadas no campo da Educação Universitária, num contexto de transformações curriculares dos cursos de medicina e enfermagem de uma universidade pública - a Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ) -, e do curso de nutrição de uma universidade particular - a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). À luz de alguns conceitos da análise institucional, analisamos certas semelhanças e diferenças entre os dois processos de reforma curricular, nisso considerando também aspectos das nossas trajetórias profissionais. O trabalho foi produzido no âmbito de disciplinas e seminários de análise institucional do curso de pós-graduação em saúde coletiva do Departamento de Medicina Preventiva e Social, da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, ministrados, de 2002 a 2004, sob responsabilidade da última co-autora deste artigo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302007000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.28 n.98 2007
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554124009472