Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100010 |
Resumo: | O texto aborda uma reflexão sobre certas práticas profissionais realizadas no campo da Educação Universitária, num contexto de transformações curriculares dos cursos de medicina e enfermagem de uma universidade pública - a Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ) -, e do curso de nutrição de uma universidade particular - a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). À luz de alguns conceitos da análise institucional, analisamos certas semelhanças e diferenças entre os dois processos de reforma curricular, nisso considerando também aspectos das nossas trajetórias profissionais. O trabalho foi produzido no âmbito de disciplinas e seminários de análise institucional do curso de pós-graduação em saúde coletiva do Departamento de Medicina Preventiva e Social, da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, ministrados, de 2002 a 2004, sob responsabilidade da última co-autora deste artigo. |
id |
CEDES-1_f121ff0b315d126300043ab5c3ae21e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302007000100010 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privadaAnálise institucionalReforma curricularEnsino de enfermagemEnsino de medicinaEnsino de nutriçãoO texto aborda uma reflexão sobre certas práticas profissionais realizadas no campo da Educação Universitária, num contexto de transformações curriculares dos cursos de medicina e enfermagem de uma universidade pública - a Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ) -, e do curso de nutrição de uma universidade particular - a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). À luz de alguns conceitos da análise institucional, analisamos certas semelhanças e diferenças entre os dois processos de reforma curricular, nisso considerando também aspectos das nossas trajetórias profissionais. O trabalho foi produzido no âmbito de disciplinas e seminários de análise institucional do curso de pós-graduação em saúde coletiva do Departamento de Medicina Preventiva e Social, da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, ministrados, de 2002 a 2004, sob responsabilidade da última co-autora deste artigo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100010Educação & Sociedade v.28 n.98 2007reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302007000100010info:eu-repo/semantics/openAccessMourão,Lucia C.Martins,Rita de Cássia B.Vieira,Carla MariaRossin,ElizabethL'Abbate,Solangepor2007-05-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302007000100010Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2007-05-11T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada |
title |
Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada |
spellingShingle |
Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada Mourão,Lucia C. Análise institucional Reforma curricular Ensino de enfermagem Ensino de medicina Ensino de nutrição |
title_short |
Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada |
title_full |
Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada |
title_fullStr |
Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada |
title_full_unstemmed |
Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada |
title_sort |
Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada |
author |
Mourão,Lucia C. |
author_facet |
Mourão,Lucia C. Martins,Rita de Cássia B. Vieira,Carla Maria Rossin,Elizabeth L'Abbate,Solange |
author_role |
author |
author2 |
Martins,Rita de Cássia B. Vieira,Carla Maria Rossin,Elizabeth L'Abbate,Solange |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mourão,Lucia C. Martins,Rita de Cássia B. Vieira,Carla Maria Rossin,Elizabeth L'Abbate,Solange |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise institucional Reforma curricular Ensino de enfermagem Ensino de medicina Ensino de nutrição |
topic |
Análise institucional Reforma curricular Ensino de enfermagem Ensino de medicina Ensino de nutrição |
description |
O texto aborda uma reflexão sobre certas práticas profissionais realizadas no campo da Educação Universitária, num contexto de transformações curriculares dos cursos de medicina e enfermagem de uma universidade pública - a Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ) -, e do curso de nutrição de uma universidade particular - a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). À luz de alguns conceitos da análise institucional, analisamos certas semelhanças e diferenças entre os dois processos de reforma curricular, nisso considerando também aspectos das nossas trajetórias profissionais. O trabalho foi produzido no âmbito de disciplinas e seminários de análise institucional do curso de pós-graduação em saúde coletiva do Departamento de Medicina Preventiva e Social, da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, ministrados, de 2002 a 2004, sob responsabilidade da última co-autora deste artigo. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302007000100010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.28 n.98 2007 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554124009472 |