EDUCAÇÃO & SOCIEDADE E AS POLITICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goergen,Pedro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100950
Resumo: RESUMO: A presente pesquisa examina os editoriais da revista Educação & Sociedade a partir de três recortes temáticos, a saber: Políticas públicas em educação; Planos Nacionais de Educação e Educação e mercado. Esses temas foram definidos a partir da leitura de todos os 144 editoriais, tendo como critérios a relevância e a recorrência dos referidos temas ao longo da história da revista, sobretudo do número 58 em diante. Os editoriais selecionados foram, então, relidos e estudados, visando detectar o tratamento político pedagógico que lhes era conferido pelo Conselho Editorial responsável pela sua elaboração. A leitura dos textos permitiu reconhecer o sentido admonitório de muitas análises e teses ali feitas e defendidas com relação aos rumos da política educacional do país que se estende da segunda metade da década de 1970, quando se iniciava o declínio da ditadura militar, até o presente, quando novamente se percebem sinais de um novo autoritarismo. Em termos gerais, permanece a forte impressão de que, ao longo desses últimos 40 anos da história do Brasil, a política educacional se moveu, sem centralidade, ao sabor dos interesses políticos, econômicos e ideológicos dos grupos que se sucederam no poder, sempre em prejuízo das camadas mais humildes da população.
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