Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Moraes, Salete Campos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13602
Resumo: Discute-se a possibilidade de construção de políticas públicas alternativas no campo da educação, não apenas como proposições teóricas, mas aquelas construídas na perspectiva oposta à da tradição brasileira, qual seja, a de verticalização das relações entre Estado e sociedade civil. Ainda que se considere os recuos, obstáculos e entraves que caracterizam as mudanças de paradigmas em políticas públicas educacionais, é de se ressaltar que, nos últimos anos, tem-se construído, em várias cidades do país, novas formas de fazer política pública em educação. Tais experiências refletem projetos que trazem consigo a concepção de democratização das relações entre Estado e sociedade, e podem representar novas esperanças de solução para velhos problemas.
id UFPR-4_1e242924b4f9b23f4ca2f299dd6a5126
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/13602
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas?Alternative proposals for constructing public education policies: new hope for solving old problems?Educaçãopolíticas públicas em educação; propostas alternativas em políticas educacionais; democratização das relações entre Estado e sociedade.Política EducacionalDiscute-se a possibilidade de construção de políticas públicas alternativas no campo da educação, não apenas como proposições teóricas, mas aquelas construídas na perspectiva oposta à da tradição brasileira, qual seja, a de verticalização das relações entre Estado e sociedade civil. Ainda que se considere os recuos, obstáculos e entraves que caracterizam as mudanças de paradigmas em políticas públicas educacionais, é de se ressaltar que, nos últimos anos, tem-se construído, em várias cidades do país, novas formas de fazer política pública em educação. Tais experiências refletem projetos que trazem consigo a concepção de democratização das relações entre Estado e sociedade, e podem representar novas esperanças de solução para velhos problemas.This paper examines the possibility of constructing alternative public education policies, not only theoretical proposals, but also educational policies that have been constructed in opposition to the Brazilian tradition of vertical relations between the state and civil society. Even taking into account the difficulties that characterise paradigm shift in education policies, it can be seen that new approaches to such policies have been constructed in a number of brazilian cities in recent years. These experiences reflect forms of government that involve the concept of democratisation of the relations between state and society, which may represent new hope for solving old problems.UFPR2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13602Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 165-179Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 165-179Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 165-1791984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13602/11122https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13602/31063de Moraes, Salete Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:02:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/13602Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas?
Alternative proposals for constructing public education policies: new hope for solving old problems?
title Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas?
spellingShingle Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas?
de Moraes, Salete Campos
Educação
políticas públicas em educação; propostas alternativas em políticas educacionais; democratização das relações entre Estado e sociedade.
Política Educacional
title_short Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas?
title_full Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas?
title_fullStr Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas?
title_full_unstemmed Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas?
title_sort Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas?
author de Moraes, Salete Campos
author_facet de Moraes, Salete Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Moraes, Salete Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
políticas públicas em educação; propostas alternativas em políticas educacionais; democratização das relações entre Estado e sociedade.
Política Educacional
topic Educação
políticas públicas em educação; propostas alternativas em políticas educacionais; democratização das relações entre Estado e sociedade.
Política Educacional
description Discute-se a possibilidade de construção de políticas públicas alternativas no campo da educação, não apenas como proposições teóricas, mas aquelas construídas na perspectiva oposta à da tradição brasileira, qual seja, a de verticalização das relações entre Estado e sociedade civil. Ainda que se considere os recuos, obstáculos e entraves que caracterizam as mudanças de paradigmas em políticas públicas educacionais, é de se ressaltar que, nos últimos anos, tem-se construído, em várias cidades do país, novas formas de fazer política pública em educação. Tais experiências refletem projetos que trazem consigo a concepção de democratização das relações entre Estado e sociedade, e podem representar novas esperanças de solução para velhos problemas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13602
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13602/11122
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13602/31063
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 165-179
Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 165-179
Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 165-179
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894734372864