Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13602 |
Resumo: | Discute-se a possibilidade de construção de políticas públicas alternativas no campo da educação, não apenas como proposições teóricas, mas aquelas construídas na perspectiva oposta à da tradição brasileira, qual seja, a de verticalização das relações entre Estado e sociedade civil. Ainda que se considere os recuos, obstáculos e entraves que caracterizam as mudanças de paradigmas em políticas públicas educacionais, é de se ressaltar que, nos últimos anos, tem-se construído, em várias cidades do país, novas formas de fazer política pública em educação. Tais experiências refletem projetos que trazem consigo a concepção de democratização das relações entre Estado e sociedade, e podem representar novas esperanças de solução para velhos problemas. |
id |
UFPR-4_1e242924b4f9b23f4ca2f299dd6a5126 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/13602 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas?Alternative proposals for constructing public education policies: new hope for solving old problems?Educaçãopolíticas públicas em educação; propostas alternativas em políticas educacionais; democratização das relações entre Estado e sociedade.Política EducacionalDiscute-se a possibilidade de construção de políticas públicas alternativas no campo da educação, não apenas como proposições teóricas, mas aquelas construídas na perspectiva oposta à da tradição brasileira, qual seja, a de verticalização das relações entre Estado e sociedade civil. Ainda que se considere os recuos, obstáculos e entraves que caracterizam as mudanças de paradigmas em políticas públicas educacionais, é de se ressaltar que, nos últimos anos, tem-se construído, em várias cidades do país, novas formas de fazer política pública em educação. Tais experiências refletem projetos que trazem consigo a concepção de democratização das relações entre Estado e sociedade, e podem representar novas esperanças de solução para velhos problemas.This paper examines the possibility of constructing alternative public education policies, not only theoretical proposals, but also educational policies that have been constructed in opposition to the Brazilian tradition of vertical relations between the state and civil society. Even taking into account the difficulties that characterise paradigm shift in education policies, it can be seen that new approaches to such policies have been constructed in a number of brazilian cities in recent years. These experiences reflect forms of government that involve the concept of democratisation of the relations between state and society, which may represent new hope for solving old problems.UFPR2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13602Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 165-179Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 165-179Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 165-1791984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13602/11122https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13602/31063de Moraes, Salete Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:02:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/13602Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas? Alternative proposals for constructing public education policies: new hope for solving old problems? |
title |
Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas? |
spellingShingle |
Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas? de Moraes, Salete Campos Educação políticas públicas em educação; propostas alternativas em políticas educacionais; democratização das relações entre Estado e sociedade. Política Educacional |
title_short |
Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas? |
title_full |
Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas? |
title_fullStr |
Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas? |
title_full_unstemmed |
Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas? |
title_sort |
Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas? |
author |
de Moraes, Salete Campos |
author_facet |
de Moraes, Salete Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Moraes, Salete Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação políticas públicas em educação; propostas alternativas em políticas educacionais; democratização das relações entre Estado e sociedade. Política Educacional |
topic |
Educação políticas públicas em educação; propostas alternativas em políticas educacionais; democratização das relações entre Estado e sociedade. Política Educacional |
description |
Discute-se a possibilidade de construção de políticas públicas alternativas no campo da educação, não apenas como proposições teóricas, mas aquelas construídas na perspectiva oposta à da tradição brasileira, qual seja, a de verticalização das relações entre Estado e sociedade civil. Ainda que se considere os recuos, obstáculos e entraves que caracterizam as mudanças de paradigmas em políticas públicas educacionais, é de se ressaltar que, nos últimos anos, tem-se construído, em várias cidades do país, novas formas de fazer política pública em educação. Tais experiências refletem projetos que trazem consigo a concepção de democratização das relações entre Estado e sociedade, e podem representar novas esperanças de solução para velhos problemas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13602 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13602/11122 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13602/31063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 165-179 Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 165-179 Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 165-179 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894734372864 |