Políticas públicas para a educação integral : um olhar sobre o programa mais educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Bianca Monteiro da Fonseca de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262664
Resumo: O presente trabalho tem seu foco no Programa Mais Educação (PME). Através do relato de experiências, retomamos a proposta e trabalhos desenvolvidos durante o período de 2014 a 2015 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire. Através da definição de Educação Integral, cujos pressupostos estão pautados em desenvolver as múltiplas dimensões do ser humano (intelectual, físico, emocional, social e cultural), os temas abordados serão: políticas públicas, direito à educação e Educação Integral. Portanto no capítulo sobre políticas públicas, realizo uma breve contextualização sobre as políticas educacionais vigentes no Brasil e a sua grande relevância para garantir o direito à educação. Em seguida, foi aprofundado o conceito de Educação Integral, no qual é essencial reconhecer as possibilidades educativas que possuem as cidades e como ocupar espaços públicos é fundamental para pensarmos a Educação Integral, que perpassa o ambiente escolar. Através dessa metodologia foi possível concluir que o PME trouxe contribuições para que o debate à Educação Integral fosse recolocado na agenda governamental, por meio das atividades desenvolvidas, possibilitando o cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação.
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