A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300010 |
Resumo: | O objetivo do artigo é enquadrar o tema da formação de educadores de jovens e adultos na problemática mais ampla da constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico. Inicialmente, destaca-se o prejuízo que o tratamento compensatório e assistencialista acarreta para a construção da identidade dessa modalidade educativa e a profissionalização de seus agentes. Em seguida, são comentados alguns temas-chave que deveriam ser incluídos na formação inicial e contínua dos educadores de jovens e adultos: a dimensão política dessa prática, a funcionalidade das aprendizagens escolares para os jovens e adultos trabalhadores e a consideração das formas de pensamento que lhes são características. Finalmente, destaca-se a importância de se experimentar novas formas de organização do ensino dirigido a jovens e adultos. |
id |
CEDES-1_fbde1eb99fbbd6a7b0915eafdb2ed95f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73301999000300010 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógicoEducação de adultosformação de educadoresEnsino FundamentalO objetivo do artigo é enquadrar o tema da formação de educadores de jovens e adultos na problemática mais ampla da constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico. Inicialmente, destaca-se o prejuízo que o tratamento compensatório e assistencialista acarreta para a construção da identidade dessa modalidade educativa e a profissionalização de seus agentes. Em seguida, são comentados alguns temas-chave que deveriam ser incluídos na formação inicial e contínua dos educadores de jovens e adultos: a dimensão política dessa prática, a funcionalidade das aprendizagens escolares para os jovens e adultos trabalhadores e a consideração das formas de pensamento que lhes são características. Finalmente, destaca-se a importância de se experimentar novas formas de organização do ensino dirigido a jovens e adultos.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300010Educação & Sociedade v.20 n.68 1999reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301999000300010info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Vera Masagãopor2000-10-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301999000300010Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2000-10-02T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico |
title |
A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico |
spellingShingle |
A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico Ribeiro,Vera Masagão Educação de adultos formação de educadores Ensino Fundamental |
title_short |
A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico |
title_full |
A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico |
title_fullStr |
A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico |
title_full_unstemmed |
A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico |
title_sort |
A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico |
author |
Ribeiro,Vera Masagão |
author_facet |
Ribeiro,Vera Masagão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro,Vera Masagão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adultos formação de educadores Ensino Fundamental |
topic |
Educação de adultos formação de educadores Ensino Fundamental |
description |
O objetivo do artigo é enquadrar o tema da formação de educadores de jovens e adultos na problemática mais ampla da constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico. Inicialmente, destaca-se o prejuízo que o tratamento compensatório e assistencialista acarreta para a construção da identidade dessa modalidade educativa e a profissionalização de seus agentes. Em seguida, são comentados alguns temas-chave que deveriam ser incluídos na formação inicial e contínua dos educadores de jovens e adultos: a dimensão política dessa prática, a funcionalidade das aprendizagens escolares para os jovens e adultos trabalhadores e a consideração das formas de pensamento que lhes são características. Finalmente, destaca-se a importância de se experimentar novas formas de organização do ensino dirigido a jovens e adultos. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73301999000300010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.20 n.68 1999 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122552450482176 |