Trabalho e comunicação: reflexões sobre um conceito dialético de competência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Markert,Werner
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000300010
Resumo: A discussão atual sobre o conceito de competência demonstra ainda uma grande inconsistência sobre seus fundamentos teórico-metodológicos. Para evitar que o conceito fosse unicamente uma contribuição tecnicista, que segue uma moda atual e tencione somente a conformação da subjetividade dos trabalhadores à nova ideologia progressista do capital, pretendemos desenvolver um conceito integral de competências, que reflete as relações complexas entre o mundo do trabalho e o mundo da vida, e se refere à discussão sobre o conceito de trabalho nas visões teóricas de Antunes, Marx e Habermas e estudos empíricos de Baethge, Rojas, Tanguy e Zarifian. O objetivo é mostrar, que nas perspectivas universais de trabalho e de comunicação identificam-se com as raízes do desenvolvimento universal da produção e da competência do sujeito.
id CEDES-1_fc3d763f296f8859d71b923155a697b1
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302002000300010
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Trabalho e comunicação: reflexões sobre um conceito dialético de competênciaTrabalhoComunicaçãoCompetênciaEducação profissionalA discussão atual sobre o conceito de competência demonstra ainda uma grande inconsistência sobre seus fundamentos teórico-metodológicos. Para evitar que o conceito fosse unicamente uma contribuição tecnicista, que segue uma moda atual e tencione somente a conformação da subjetividade dos trabalhadores à nova ideologia progressista do capital, pretendemos desenvolver um conceito integral de competências, que reflete as relações complexas entre o mundo do trabalho e o mundo da vida, e se refere à discussão sobre o conceito de trabalho nas visões teóricas de Antunes, Marx e Habermas e estudos empíricos de Baethge, Rojas, Tanguy e Zarifian. O objetivo é mostrar, que nas perspectivas universais de trabalho e de comunicação identificam-se com as raízes do desenvolvimento universal da produção e da competência do sujeito.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2002-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000300010Educação & Sociedade v.23 n.79 2002reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302002000300010info:eu-repo/semantics/openAccessMarkert,Wernerpor2002-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302002000300010Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2002-08-20T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho e comunicação: reflexões sobre um conceito dialético de competência
title Trabalho e comunicação: reflexões sobre um conceito dialético de competência
spellingShingle Trabalho e comunicação: reflexões sobre um conceito dialético de competência
Markert,Werner
Trabalho
Comunicação
Competência
Educação profissional
title_short Trabalho e comunicação: reflexões sobre um conceito dialético de competência
title_full Trabalho e comunicação: reflexões sobre um conceito dialético de competência
title_fullStr Trabalho e comunicação: reflexões sobre um conceito dialético de competência
title_full_unstemmed Trabalho e comunicação: reflexões sobre um conceito dialético de competência
title_sort Trabalho e comunicação: reflexões sobre um conceito dialético de competência
author Markert,Werner
author_facet Markert,Werner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Markert,Werner
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Comunicação
Competência
Educação profissional
topic Trabalho
Comunicação
Competência
Educação profissional
description A discussão atual sobre o conceito de competência demonstra ainda uma grande inconsistência sobre seus fundamentos teórico-metodológicos. Para evitar que o conceito fosse unicamente uma contribuição tecnicista, que segue uma moda atual e tencione somente a conformação da subjetividade dos trabalhadores à nova ideologia progressista do capital, pretendemos desenvolver um conceito integral de competências, que reflete as relações complexas entre o mundo do trabalho e o mundo da vida, e se refere à discussão sobre o conceito de trabalho nas visões teóricas de Antunes, Marx e Habermas e estudos empíricos de Baethge, Rojas, Tanguy e Zarifian. O objetivo é mostrar, que nas perspectivas universais de trabalho e de comunicação identificam-se com as raízes do desenvolvimento universal da produção e da competência do sujeito.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302002000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.23 n.79 2002
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553065996288