Novos paradigmas do conhecimento e modernos conceitos de produção: implicações para uma nova didática na formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Markert,Werner
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000300010
Resumo: A intenção do presente trabalho é apresentar uma discussão sobre as análises de como a modificação de futuros potenciais de conhecimento influenciaram, por um lado, os novos conceitos de currículo e didática e, por outro lado, as reformas pedagógicas efetuadas no sistema educacional na Alemanha, a partir de um projeto desenvolvido pelo autor - pesquisador do Instituto Federal de Formação Profissional/BIBB/Berlin. Ao longo do texto procurar-se-á indicar que, como conseqüência das inovações pedagógicas ligadas ao conceito de qualificação-chave, ou seja competência profissional para a ação, ocorreu decisivamente uma nova orientação na construção de currículos e na teoria didática do referido país.
id CEDES-1_cef2adecc447b73e6e23aa47da1898f3
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302000000300010
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Novos paradigmas do conhecimento e modernos conceitos de produção: implicações para uma nova didática na formação profissionalCurrículodidáticosistema educacional alemãocompetência profissional para a açãoA intenção do presente trabalho é apresentar uma discussão sobre as análises de como a modificação de futuros potenciais de conhecimento influenciaram, por um lado, os novos conceitos de currículo e didática e, por outro lado, as reformas pedagógicas efetuadas no sistema educacional na Alemanha, a partir de um projeto desenvolvido pelo autor - pesquisador do Instituto Federal de Formação Profissional/BIBB/Berlin. Ao longo do texto procurar-se-á indicar que, como conseqüência das inovações pedagógicas ligadas ao conceito de qualificação-chave, ou seja competência profissional para a ação, ocorreu decisivamente uma nova orientação na construção de currículos e na teoria didática do referido país.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2000-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000300010Educação & Sociedade v.21 n.72 2000reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302000000300010info:eu-repo/semantics/openAccessMarkert,Wernerpor2001-04-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302000000300010Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-04-06T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos paradigmas do conhecimento e modernos conceitos de produção: implicações para uma nova didática na formação profissional
title Novos paradigmas do conhecimento e modernos conceitos de produção: implicações para uma nova didática na formação profissional
spellingShingle Novos paradigmas do conhecimento e modernos conceitos de produção: implicações para uma nova didática na formação profissional
Markert,Werner
Currículo
didático
sistema educacional alemão
competência profissional para a ação
title_short Novos paradigmas do conhecimento e modernos conceitos de produção: implicações para uma nova didática na formação profissional
title_full Novos paradigmas do conhecimento e modernos conceitos de produção: implicações para uma nova didática na formação profissional
title_fullStr Novos paradigmas do conhecimento e modernos conceitos de produção: implicações para uma nova didática na formação profissional
title_full_unstemmed Novos paradigmas do conhecimento e modernos conceitos de produção: implicações para uma nova didática na formação profissional
title_sort Novos paradigmas do conhecimento e modernos conceitos de produção: implicações para uma nova didática na formação profissional
author Markert,Werner
author_facet Markert,Werner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Markert,Werner
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
didático
sistema educacional alemão
competência profissional para a ação
topic Currículo
didático
sistema educacional alemão
competência profissional para a ação
description A intenção do presente trabalho é apresentar uma discussão sobre as análises de como a modificação de futuros potenciais de conhecimento influenciaram, por um lado, os novos conceitos de currículo e didática e, por outro lado, as reformas pedagógicas efetuadas no sistema educacional na Alemanha, a partir de um projeto desenvolvido pelo autor - pesquisador do Instituto Federal de Formação Profissional/BIBB/Berlin. Ao longo do texto procurar-se-á indicar que, como conseqüência das inovações pedagógicas ligadas ao conceito de qualificação-chave, ou seja competência profissional para a ação, ocorreu decisivamente uma nova orientação na construção de currículos e na teoria didática do referido país.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302000000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.21 n.72 2000
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552731500544