ENSINO SUPLEMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE BASEADA NOS DADOS DO ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão,Fernando Vizotto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100326
Resumo: RESUMO Dialogando com a literatura que trata de shadow education, assim como com elementos da abordagem bourdieusiana, os quais tratam das relações entre o espaço social e as práticas dos indivíduos, este artigo procura explorar, a partir dos dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2008, a existência ou não de padrões de participação em cursos suplementares. Submetidos à Análise de Correspondências Múltiplas, os dados revelaram homologias e distinções relativas à participação em diferentes cursos suplementares, assim como certa relação entre os padrões de participação em determinados cursos e a condição social dos estudantes.
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