ENSINO SUPLEMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE BASEADA NOS DADOS DO ENEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100326 |
Resumo: | RESUMO Dialogando com a literatura que trata de shadow education, assim como com elementos da abordagem bourdieusiana, os quais tratam das relações entre o espaço social e as práticas dos indivíduos, este artigo procura explorar, a partir dos dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2008, a existência ou não de padrões de participação em cursos suplementares. Submetidos à Análise de Correspondências Múltiplas, os dados revelaram homologias e distinções relativas à participação em diferentes cursos suplementares, assim como certa relação entre os padrões de participação em determinados cursos e a condição social dos estudantes. |
id |
CEDES-1_fcbe028e8e7a65bb08f2f03d26a35368 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302020000100326 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO SUPLEMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE BASEADA NOS DADOS DO ENEMEnsino suplementarShadow educationDesigualdades educacionaisRESUMO Dialogando com a literatura que trata de shadow education, assim como com elementos da abordagem bourdieusiana, os quais tratam das relações entre o espaço social e as práticas dos indivíduos, este artigo procura explorar, a partir dos dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2008, a existência ou não de padrões de participação em cursos suplementares. Submetidos à Análise de Correspondências Múltiplas, os dados revelaram homologias e distinções relativas à participação em diferentes cursos suplementares, assim como certa relação entre os padrões de participação em determinados cursos e a condição social dos estudantes.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100326Educação & Sociedade v.41 2020reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.232022info:eu-repo/semantics/openAccessGalvão,Fernando Vizottopor2020-09-16T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302020000100326Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2020-09-16T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO SUPLEMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE BASEADA NOS DADOS DO ENEM |
title |
ENSINO SUPLEMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE BASEADA NOS DADOS DO ENEM |
spellingShingle |
ENSINO SUPLEMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE BASEADA NOS DADOS DO ENEM Galvão,Fernando Vizotto Ensino suplementar Shadow education Desigualdades educacionais |
title_short |
ENSINO SUPLEMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE BASEADA NOS DADOS DO ENEM |
title_full |
ENSINO SUPLEMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE BASEADA NOS DADOS DO ENEM |
title_fullStr |
ENSINO SUPLEMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE BASEADA NOS DADOS DO ENEM |
title_full_unstemmed |
ENSINO SUPLEMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE BASEADA NOS DADOS DO ENEM |
title_sort |
ENSINO SUPLEMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE BASEADA NOS DADOS DO ENEM |
author |
Galvão,Fernando Vizotto |
author_facet |
Galvão,Fernando Vizotto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão,Fernando Vizotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino suplementar Shadow education Desigualdades educacionais |
topic |
Ensino suplementar Shadow education Desigualdades educacionais |
description |
RESUMO Dialogando com a literatura que trata de shadow education, assim como com elementos da abordagem bourdieusiana, os quais tratam das relações entre o espaço social e as práticas dos indivíduos, este artigo procura explorar, a partir dos dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2008, a existência ou não de padrões de participação em cursos suplementares. Submetidos à Análise de Correspondências Múltiplas, os dados revelaram homologias e distinções relativas à participação em diferentes cursos suplementares, assim como certa relação entre os padrões de participação em determinados cursos e a condição social dos estudantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100326 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es.232022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.41 2020 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557329506304 |