Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dore,Rosemary
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300004
Resumo: Com o fim da ditadura militar no Brasil, as pressões sociais e políticas advindas dos movimentos populares colocaram para os setores progressistas da sociedade o desafio de formular projetos para democratizar o país. No campo educacional, o debate político sobre as diretivas para organizar a escola pôs em confronto duas grandes concepções. De um lado, a noção de "aparelho ideológico de Estado", proposta por Louis Althusser, e, de outro, a idéia de que a escola é "aparelho 'privado' de hegemonia", baseada na reflexão de Antonio Gramsci. O confronto entre as duas noções de escola e os problemas da assimilação do pensamento gramsciano na área educacional, cujos efeitos alcançam a atualidade, é o objeto de análise deste ensaio.
id CEDES-2_146a0827bc7c8b7c491c2322459be0e9
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622006000300004
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Gramsci e o debate sobre a escola pública no BrasilAparelho ideológico do EstadoAparelho privado de hegemoniaEscola públicaEscola unitáriaGramsciCom o fim da ditadura militar no Brasil, as pressões sociais e políticas advindas dos movimentos populares colocaram para os setores progressistas da sociedade o desafio de formular projetos para democratizar o país. No campo educacional, o debate político sobre as diretivas para organizar a escola pôs em confronto duas grandes concepções. De um lado, a noção de "aparelho ideológico de Estado", proposta por Louis Althusser, e, de outro, a idéia de que a escola é "aparelho 'privado' de hegemonia", baseada na reflexão de Antonio Gramsci. O confronto entre as duas noções de escola e os problemas da assimilação do pensamento gramsciano na área educacional, cujos efeitos alcançam a atualidade, é o objeto de análise deste ensaio.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300004Cadernos CEDES v.26 n.70 2006reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622006000300004info:eu-repo/semantics/openAccessDore,Rosemarypor2007-02-27T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622006000300004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2007-02-27T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil
title Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil
spellingShingle Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil
Dore,Rosemary
Aparelho ideológico do Estado
Aparelho privado de hegemonia
Escola pública
Escola unitária
Gramsci
title_short Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil
title_full Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil
title_fullStr Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil
title_full_unstemmed Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil
title_sort Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil
author Dore,Rosemary
author_facet Dore,Rosemary
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dore,Rosemary
dc.subject.por.fl_str_mv Aparelho ideológico do Estado
Aparelho privado de hegemonia
Escola pública
Escola unitária
Gramsci
topic Aparelho ideológico do Estado
Aparelho privado de hegemonia
Escola pública
Escola unitária
Gramsci
description Com o fim da ditadura militar no Brasil, as pressões sociais e políticas advindas dos movimentos populares colocaram para os setores progressistas da sociedade o desafio de formular projetos para democratizar o país. No campo educacional, o debate político sobre as diretivas para organizar a escola pôs em confronto duas grandes concepções. De um lado, a noção de "aparelho ideológico de Estado", proposta por Louis Althusser, e, de outro, a idéia de que a escola é "aparelho 'privado' de hegemonia", baseada na reflexão de Antonio Gramsci. O confronto entre as duas noções de escola e os problemas da assimilação do pensamento gramsciano na área educacional, cujos efeitos alcançam a atualidade, é o objeto de análise deste ensaio.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622006000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.26 n.70 2006
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605203292160