PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arena,Adriana Pastorello Buim
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Resende,Valéria Aparecida Dias Lacerda de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622022000200171
Resumo: RESUMO Este artigo discute a autenticidade do princípio de auto-organização e dos planos individuais de trabalho na perspectiva da pedagogia Freinet. Em razão da inatividade dos alunos, quando inseridos em contextos tradicionais de ensino, o plano individual de trabalho pode mudar a relação deles com o conhecimento e com o desejo de aprender e de investigar o mundo. Na perspectiva da pesquisa bibliográfica e documental, apresentamos alguns aportes teóricos e práticos tratados por Freinet acerca do desenvolvimento da auto-organização da criança e problematizamos três modelos de planos individuais de trabalho – um deles utilizado pelo próprio Freinet e outros dois atuais, um aberto e um fechado, construídos por professores franceses. Nossas conclusões consideram o plano individual de trabalho uma ferramenta que proporciona a auto-organização dos alunos e de elevada importância na pedagogia Freinet para a construção de respostas efetivas que visem à educação libertadora.
id CEDES-2_49c48630c6c2717991ddb9a5a1427ebb
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622022000200171
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHOPedagogia FreinetAuto-organizaçãoPlano individual de trabalhoRESUMO Este artigo discute a autenticidade do princípio de auto-organização e dos planos individuais de trabalho na perspectiva da pedagogia Freinet. Em razão da inatividade dos alunos, quando inseridos em contextos tradicionais de ensino, o plano individual de trabalho pode mudar a relação deles com o conhecimento e com o desejo de aprender e de investigar o mundo. Na perspectiva da pesquisa bibliográfica e documental, apresentamos alguns aportes teóricos e práticos tratados por Freinet acerca do desenvolvimento da auto-organização da criança e problematizamos três modelos de planos individuais de trabalho – um deles utilizado pelo próprio Freinet e outros dois atuais, um aberto e um fechado, construídos por professores franceses. Nossas conclusões consideram o plano individual de trabalho uma ferramenta que proporciona a auto-organização dos alunos e de elevada importância na pedagogia Freinet para a construção de respostas efetivas que visem à educação libertadora.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2022-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622022000200171Cadernos CEDES v.42 n.117 2022reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/cc251574info:eu-repo/semantics/openAccessArena,Adriana Pastorello BuimResende,Valéria Aparecida Dias Lacerda depor2022-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622022000200171Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2022-06-23T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO
title PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO
spellingShingle PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO
Arena,Adriana Pastorello Buim
Pedagogia Freinet
Auto-organização
Plano individual de trabalho
title_short PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO
title_full PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO
title_fullStr PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO
title_full_unstemmed PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO
title_sort PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO
author Arena,Adriana Pastorello Buim
author_facet Arena,Adriana Pastorello Buim
Resende,Valéria Aparecida Dias Lacerda de
author_role author
author2 Resende,Valéria Aparecida Dias Lacerda de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arena,Adriana Pastorello Buim
Resende,Valéria Aparecida Dias Lacerda de
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Freinet
Auto-organização
Plano individual de trabalho
topic Pedagogia Freinet
Auto-organização
Plano individual de trabalho
description RESUMO Este artigo discute a autenticidade do princípio de auto-organização e dos planos individuais de trabalho na perspectiva da pedagogia Freinet. Em razão da inatividade dos alunos, quando inseridos em contextos tradicionais de ensino, o plano individual de trabalho pode mudar a relação deles com o conhecimento e com o desejo de aprender e de investigar o mundo. Na perspectiva da pesquisa bibliográfica e documental, apresentamos alguns aportes teóricos e práticos tratados por Freinet acerca do desenvolvimento da auto-organização da criança e problematizamos três modelos de planos individuais de trabalho – um deles utilizado pelo próprio Freinet e outros dois atuais, um aberto e um fechado, construídos por professores franceses. Nossas conclusões consideram o plano individual de trabalho uma ferramenta que proporciona a auto-organização dos alunos e de elevada importância na pedagogia Freinet para a construção de respostas efetivas que visem à educação libertadora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622022000200171
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622022000200171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/cc251574
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.42 n.117 2022
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122606386085888