PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622022000200171 |
Resumo: | RESUMO Este artigo discute a autenticidade do princípio de auto-organização e dos planos individuais de trabalho na perspectiva da pedagogia Freinet. Em razão da inatividade dos alunos, quando inseridos em contextos tradicionais de ensino, o plano individual de trabalho pode mudar a relação deles com o conhecimento e com o desejo de aprender e de investigar o mundo. Na perspectiva da pesquisa bibliográfica e documental, apresentamos alguns aportes teóricos e práticos tratados por Freinet acerca do desenvolvimento da auto-organização da criança e problematizamos três modelos de planos individuais de trabalho – um deles utilizado pelo próprio Freinet e outros dois atuais, um aberto e um fechado, construídos por professores franceses. Nossas conclusões consideram o plano individual de trabalho uma ferramenta que proporciona a auto-organização dos alunos e de elevada importância na pedagogia Freinet para a construção de respostas efetivas que visem à educação libertadora. |
id |
CEDES-2_49c48630c6c2717991ddb9a5a1427ebb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622022000200171 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHOPedagogia FreinetAuto-organizaçãoPlano individual de trabalhoRESUMO Este artigo discute a autenticidade do princípio de auto-organização e dos planos individuais de trabalho na perspectiva da pedagogia Freinet. Em razão da inatividade dos alunos, quando inseridos em contextos tradicionais de ensino, o plano individual de trabalho pode mudar a relação deles com o conhecimento e com o desejo de aprender e de investigar o mundo. Na perspectiva da pesquisa bibliográfica e documental, apresentamos alguns aportes teóricos e práticos tratados por Freinet acerca do desenvolvimento da auto-organização da criança e problematizamos três modelos de planos individuais de trabalho – um deles utilizado pelo próprio Freinet e outros dois atuais, um aberto e um fechado, construídos por professores franceses. Nossas conclusões consideram o plano individual de trabalho uma ferramenta que proporciona a auto-organização dos alunos e de elevada importância na pedagogia Freinet para a construção de respostas efetivas que visem à educação libertadora.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2022-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622022000200171Cadernos CEDES v.42 n.117 2022reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/cc251574info:eu-repo/semantics/openAccessArena,Adriana Pastorello BuimResende,Valéria Aparecida Dias Lacerda depor2022-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622022000200171Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2022-06-23T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO |
title |
PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO |
spellingShingle |
PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO Arena,Adriana Pastorello Buim Pedagogia Freinet Auto-organização Plano individual de trabalho |
title_short |
PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO |
title_full |
PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO |
title_fullStr |
PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO |
title_sort |
PEDAGOGIA FREINET: AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS PLANOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO |
author |
Arena,Adriana Pastorello Buim |
author_facet |
Arena,Adriana Pastorello Buim Resende,Valéria Aparecida Dias Lacerda de |
author_role |
author |
author2 |
Resende,Valéria Aparecida Dias Lacerda de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arena,Adriana Pastorello Buim Resende,Valéria Aparecida Dias Lacerda de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Freinet Auto-organização Plano individual de trabalho |
topic |
Pedagogia Freinet Auto-organização Plano individual de trabalho |
description |
RESUMO Este artigo discute a autenticidade do princípio de auto-organização e dos planos individuais de trabalho na perspectiva da pedagogia Freinet. Em razão da inatividade dos alunos, quando inseridos em contextos tradicionais de ensino, o plano individual de trabalho pode mudar a relação deles com o conhecimento e com o desejo de aprender e de investigar o mundo. Na perspectiva da pesquisa bibliográfica e documental, apresentamos alguns aportes teóricos e práticos tratados por Freinet acerca do desenvolvimento da auto-organização da criança e problematizamos três modelos de planos individuais de trabalho – um deles utilizado pelo próprio Freinet e outros dois atuais, um aberto e um fechado, construídos por professores franceses. Nossas conclusões consideram o plano individual de trabalho uma ferramenta que proporciona a auto-organização dos alunos e de elevada importância na pedagogia Freinet para a construção de respostas efetivas que visem à educação libertadora. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622022000200171 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622022000200171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/cc251574 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.42 n.117 2022 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122606386085888 |