O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias-da-Silva,Maria Helena Galvão Frem
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100004
Resumo: A crítica ao modelo de racionalidade técnica e a emergência da abordagem crítico-reflexiva possibilitaram o reconhecimento da importância do professor e seu desenvolvimento profissional como variável decisiva para a compreensão do fenômeno educativo. Apesar disso, no Brasil ainda persistem análises que explicitam os professores como eternos "bodes expiatórios", ao invés de compreender a "cultura docente em ação" e seu papel para a transformação da escola. Este trabalho procura mostrar, recorrendo a pesquisas realizadas pela autora e equipe de pesquisadores, a necessidade de conceber os professores como "gestores de dilemas" sujeitos de um fazer e um saber que precisam ser analisados à luz de seu desenvolvimento profissional, mediado pelas condições de trabalho, valores e contexto social. Tal concepção é decisiva para qualquer tentativa conseqüente de transformação da escola.
id CEDES-2_5a8e90c56d826c238e4ec033a761d49a
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32621998000100004
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetenteDesenvolvimento profissional docentemagistériosaber docentemudança educacionalA crítica ao modelo de racionalidade técnica e a emergência da abordagem crítico-reflexiva possibilitaram o reconhecimento da importância do professor e seu desenvolvimento profissional como variável decisiva para a compreensão do fenômeno educativo. Apesar disso, no Brasil ainda persistem análises que explicitam os professores como eternos "bodes expiatórios", ao invés de compreender a "cultura docente em ação" e seu papel para a transformação da escola. Este trabalho procura mostrar, recorrendo a pesquisas realizadas pela autora e equipe de pesquisadores, a necessidade de conceber os professores como "gestores de dilemas" sujeitos de um fazer e um saber que precisam ser analisados à luz de seu desenvolvimento profissional, mediado pelas condições de trabalho, valores e contexto social. Tal concepção é decisiva para qualquer tentativa conseqüente de transformação da escola.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100004Cadernos CEDES v.19 n.44 1998reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32621998000100004info:eu-repo/semantics/openAccessDias-da-Silva,Maria Helena Galvão Frempor1999-04-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32621998000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:1999-04-29T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente
title O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente
spellingShingle O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente
Dias-da-Silva,Maria Helena Galvão Frem
Desenvolvimento profissional docente
magistério
saber docente
mudança educacional
title_short O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente
title_full O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente
title_fullStr O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente
title_full_unstemmed O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente
title_sort O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente
author Dias-da-Silva,Maria Helena Galvão Frem
author_facet Dias-da-Silva,Maria Helena Galvão Frem
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias-da-Silva,Maria Helena Galvão Frem
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional docente
magistério
saber docente
mudança educacional
topic Desenvolvimento profissional docente
magistério
saber docente
mudança educacional
description A crítica ao modelo de racionalidade técnica e a emergência da abordagem crítico-reflexiva possibilitaram o reconhecimento da importância do professor e seu desenvolvimento profissional como variável decisiva para a compreensão do fenômeno educativo. Apesar disso, no Brasil ainda persistem análises que explicitam os professores como eternos "bodes expiatórios", ao invés de compreender a "cultura docente em ação" e seu papel para a transformação da escola. Este trabalho procura mostrar, recorrendo a pesquisas realizadas pela autora e equipe de pesquisadores, a necessidade de conceber os professores como "gestores de dilemas" sujeitos de um fazer e um saber que precisam ser analisados à luz de seu desenvolvimento profissional, mediado pelas condições de trabalho, valores e contexto social. Tal concepção é decisiva para qualquer tentativa conseqüente de transformação da escola.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32621998000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.19 n.44 1998
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122604777570304