O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100004 |
Resumo: | A crítica ao modelo de racionalidade técnica e a emergência da abordagem crítico-reflexiva possibilitaram o reconhecimento da importância do professor e seu desenvolvimento profissional como variável decisiva para a compreensão do fenômeno educativo. Apesar disso, no Brasil ainda persistem análises que explicitam os professores como eternos "bodes expiatórios", ao invés de compreender a "cultura docente em ação" e seu papel para a transformação da escola. Este trabalho procura mostrar, recorrendo a pesquisas realizadas pela autora e equipe de pesquisadores, a necessidade de conceber os professores como "gestores de dilemas" sujeitos de um fazer e um saber que precisam ser analisados à luz de seu desenvolvimento profissional, mediado pelas condições de trabalho, valores e contexto social. Tal concepção é decisiva para qualquer tentativa conseqüente de transformação da escola. |
id |
CEDES-2_5a8e90c56d826c238e4ec033a761d49a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32621998000100004 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetenteDesenvolvimento profissional docentemagistériosaber docentemudança educacionalA crítica ao modelo de racionalidade técnica e a emergência da abordagem crítico-reflexiva possibilitaram o reconhecimento da importância do professor e seu desenvolvimento profissional como variável decisiva para a compreensão do fenômeno educativo. Apesar disso, no Brasil ainda persistem análises que explicitam os professores como eternos "bodes expiatórios", ao invés de compreender a "cultura docente em ação" e seu papel para a transformação da escola. Este trabalho procura mostrar, recorrendo a pesquisas realizadas pela autora e equipe de pesquisadores, a necessidade de conceber os professores como "gestores de dilemas" sujeitos de um fazer e um saber que precisam ser analisados à luz de seu desenvolvimento profissional, mediado pelas condições de trabalho, valores e contexto social. Tal concepção é decisiva para qualquer tentativa conseqüente de transformação da escola.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100004Cadernos CEDES v.19 n.44 1998reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32621998000100004info:eu-repo/semantics/openAccessDias-da-Silva,Maria Helena Galvão Frempor1999-04-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32621998000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:1999-04-29T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente |
title |
O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente |
spellingShingle |
O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente Dias-da-Silva,Maria Helena Galvão Frem Desenvolvimento profissional docente magistério saber docente mudança educacional |
title_short |
O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente |
title_full |
O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente |
title_fullStr |
O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente |
title_full_unstemmed |
O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente |
title_sort |
O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente |
author |
Dias-da-Silva,Maria Helena Galvão Frem |
author_facet |
Dias-da-Silva,Maria Helena Galvão Frem |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias-da-Silva,Maria Helena Galvão Frem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional docente magistério saber docente mudança educacional |
topic |
Desenvolvimento profissional docente magistério saber docente mudança educacional |
description |
A crítica ao modelo de racionalidade técnica e a emergência da abordagem crítico-reflexiva possibilitaram o reconhecimento da importância do professor e seu desenvolvimento profissional como variável decisiva para a compreensão do fenômeno educativo. Apesar disso, no Brasil ainda persistem análises que explicitam os professores como eternos "bodes expiatórios", ao invés de compreender a "cultura docente em ação" e seu papel para a transformação da escola. Este trabalho procura mostrar, recorrendo a pesquisas realizadas pela autora e equipe de pesquisadores, a necessidade de conceber os professores como "gestores de dilemas" sujeitos de um fazer e um saber que precisam ser analisados à luz de seu desenvolvimento profissional, mediado pelas condições de trabalho, valores e contexto social. Tal concepção é decisiva para qualquer tentativa conseqüente de transformação da escola. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32621998000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.19 n.44 1998 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122604777570304 |