Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burnier,Suzana
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Cruz,Regina Mara Ribeiro, Durães,Marina Nunes, Paz,Mônica Lana, Silva,Adriana Netto, Silva,Ivone Maria Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000200013
Resumo: Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com professores de instituições de educação profissional da região metropolitana de Belo Horizonte. Utilizando a metodologia de "histórias de vida", a pesquisa analisa os discursos desses docentes acerca de suas vidas para investigar suas representações sobre a docência, questionar como se posicionam diante de suas carreiras e como as localizam no bojo de seus projetos de vida. Foram analisados os discursos de 20 professores, observando-se os elementos que contribuíram para suas escolhas relativas à carreira, ao ingresso e à permanência no magistério, além dos significados aí construídos. Os depoimentos apontam que a maioria dos professores da educação profissional inicia sua experiência profissional atuando em áreas técnicas, na indústria. A chegada ao magistério acontece ocasionalmente, associada à possibilidade de maiores ganhos financeiros. A pesquisa também conclui que esses sujeitos sentem que a docência lhes confere uma elevação de status em relação às suas profissões técnicas de origem, além de perceberem um maior significado social no trabalho realizado.
id EAA-1_2abae59bf1cca15d789ba79204cba841
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782007000200013
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Histórias de vida de professores: o caso da educação profissionaleducação profissionalhistória de vidamagistérioformação docenteEste artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com professores de instituições de educação profissional da região metropolitana de Belo Horizonte. Utilizando a metodologia de "histórias de vida", a pesquisa analisa os discursos desses docentes acerca de suas vidas para investigar suas representações sobre a docência, questionar como se posicionam diante de suas carreiras e como as localizam no bojo de seus projetos de vida. Foram analisados os discursos de 20 professores, observando-se os elementos que contribuíram para suas escolhas relativas à carreira, ao ingresso e à permanência no magistério, além dos significados aí construídos. Os depoimentos apontam que a maioria dos professores da educação profissional inicia sua experiência profissional atuando em áreas técnicas, na indústria. A chegada ao magistério acontece ocasionalmente, associada à possibilidade de maiores ganhos financeiros. A pesquisa também conclui que esses sujeitos sentem que a docência lhes confere uma elevação de status em relação às suas profissões técnicas de origem, além de perceberem um maior significado social no trabalho realizado.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000200013Revista Brasileira de Educação v.12 n.35 2007reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782007000200013info:eu-repo/semantics/openAccessBurnier,SuzanaCruz,Regina Mara RibeiroDurães,Marina NunesPaz,Mônica LanaSilva,Adriana NettoSilva,Ivone Maria Mendespor2007-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782007000200013Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2007-09-25T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional
title Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional
spellingShingle Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional
Burnier,Suzana
educação profissional
história de vida
magistério
formação docente
title_short Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional
title_full Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional
title_fullStr Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional
title_full_unstemmed Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional
title_sort Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional
author Burnier,Suzana
author_facet Burnier,Suzana
Cruz,Regina Mara Ribeiro
Durães,Marina Nunes
Paz,Mônica Lana
Silva,Adriana Netto
Silva,Ivone Maria Mendes
author_role author
author2 Cruz,Regina Mara Ribeiro
Durães,Marina Nunes
Paz,Mônica Lana
Silva,Adriana Netto
Silva,Ivone Maria Mendes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Burnier,Suzana
Cruz,Regina Mara Ribeiro
Durães,Marina Nunes
Paz,Mônica Lana
Silva,Adriana Netto
Silva,Ivone Maria Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv educação profissional
história de vida
magistério
formação docente
topic educação profissional
história de vida
magistério
formação docente
description Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com professores de instituições de educação profissional da região metropolitana de Belo Horizonte. Utilizando a metodologia de "histórias de vida", a pesquisa analisa os discursos desses docentes acerca de suas vidas para investigar suas representações sobre a docência, questionar como se posicionam diante de suas carreiras e como as localizam no bojo de seus projetos de vida. Foram analisados os discursos de 20 professores, observando-se os elementos que contribuíram para suas escolhas relativas à carreira, ao ingresso e à permanência no magistério, além dos significados aí construídos. Os depoimentos apontam que a maioria dos professores da educação profissional inicia sua experiência profissional atuando em áreas técnicas, na indústria. A chegada ao magistério acontece ocasionalmente, associada à possibilidade de maiores ganhos financeiros. A pesquisa também conclui que esses sujeitos sentem que a docência lhes confere uma elevação de status em relação às suas profissões técnicas de origem, além de perceberem um maior significado social no trabalho realizado.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782007000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.12 n.35 2007
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490471251968