Tendências atuais da pesquisa na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621997000200005 |
Resumo: | O presente texto procura mostrar que o interesse dos pesquisadores pela etnografia, no final dos anos 70, está relacionado com o estudo das questões de integração na sala de aula e com os novos metodos de avaliação educacional. Em seguida o texto destaca alguns propósitos e contribuições do uso da etnografia em educação e aponta as principais críticas que vem sendo feitas aos estudos que focalizem a vida escolar cotidiana. Na última parte do texto são discutidos os principais dilemas trazidos pelo uso da abordagem etnográfica em educação e a novas tendências para tentar superar esses dilemas. |
id |
CEDES-2_60fed9e9275002c853d6b372ed2c0e5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32621997000200005 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Tendências atuais da pesquisa na escolaEtnografiapesquisa na escolasala de aulacotidiano escolarmicro etnografiaO presente texto procura mostrar que o interesse dos pesquisadores pela etnografia, no final dos anos 70, está relacionado com o estudo das questões de integração na sala de aula e com os novos metodos de avaliação educacional. Em seguida o texto destaca alguns propósitos e contribuições do uso da etnografia em educação e aponta as principais críticas que vem sendo feitas aos estudos que focalizem a vida escolar cotidiana. Na última parte do texto são discutidos os principais dilemas trazidos pelo uso da abordagem etnográfica em educação e a novas tendências para tentar superar esses dilemas.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade1997-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621997000200005Cadernos CEDES v.18 n.43 1997reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32621997000200005info:eu-repo/semantics/openAccessAndré,Marli Eliza Dalmazo Afonso depor1999-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32621997000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:1999-05-03T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tendências atuais da pesquisa na escola |
title |
Tendências atuais da pesquisa na escola |
spellingShingle |
Tendências atuais da pesquisa na escola André,Marli Eliza Dalmazo Afonso de Etnografia pesquisa na escola sala de aula cotidiano escolar micro etnografia |
title_short |
Tendências atuais da pesquisa na escola |
title_full |
Tendências atuais da pesquisa na escola |
title_fullStr |
Tendências atuais da pesquisa na escola |
title_full_unstemmed |
Tendências atuais da pesquisa na escola |
title_sort |
Tendências atuais da pesquisa na escola |
author |
André,Marli Eliza Dalmazo Afonso de |
author_facet |
André,Marli Eliza Dalmazo Afonso de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André,Marli Eliza Dalmazo Afonso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnografia pesquisa na escola sala de aula cotidiano escolar micro etnografia |
topic |
Etnografia pesquisa na escola sala de aula cotidiano escolar micro etnografia |
description |
O presente texto procura mostrar que o interesse dos pesquisadores pela etnografia, no final dos anos 70, está relacionado com o estudo das questões de integração na sala de aula e com os novos metodos de avaliação educacional. Em seguida o texto destaca alguns propósitos e contribuições do uso da etnografia em educação e aponta as principais críticas que vem sendo feitas aos estudos que focalizem a vida escolar cotidiana. Na última parte do texto são discutidos os principais dilemas trazidos pelo uso da abordagem etnográfica em educação e a novas tendências para tentar superar esses dilemas. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621997000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621997000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32621997000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.18 n.43 1997 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122604773376000 |