Tendências atuais da pesquisa na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André,Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621997000200005
Resumo: O presente texto procura mostrar que o interesse dos pesquisadores pela etnografia, no final dos anos 70, está relacionado com o estudo das questões de integração na sala de aula e com os novos metodos de avaliação educacional. Em seguida o texto destaca alguns propósitos e contribuições do uso da etnografia em educação e aponta as principais críticas que vem sendo feitas aos estudos que focalizem a vida escolar cotidiana. Na última parte do texto são discutidos os principais dilemas trazidos pelo uso da abordagem etnográfica em educação e a novas tendências para tentar superar esses dilemas.
id CEDES-2_60fed9e9275002c853d6b372ed2c0e5b
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32621997000200005
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Tendências atuais da pesquisa na escolaEtnografiapesquisa na escolasala de aulacotidiano escolarmicro etnografiaO presente texto procura mostrar que o interesse dos pesquisadores pela etnografia, no final dos anos 70, está relacionado com o estudo das questões de integração na sala de aula e com os novos metodos de avaliação educacional. Em seguida o texto destaca alguns propósitos e contribuições do uso da etnografia em educação e aponta as principais críticas que vem sendo feitas aos estudos que focalizem a vida escolar cotidiana. Na última parte do texto são discutidos os principais dilemas trazidos pelo uso da abordagem etnográfica em educação e a novas tendências para tentar superar esses dilemas.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade1997-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621997000200005Cadernos CEDES v.18 n.43 1997reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32621997000200005info:eu-repo/semantics/openAccessAndré,Marli Eliza Dalmazo Afonso depor1999-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32621997000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:1999-05-03T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências atuais da pesquisa na escola
title Tendências atuais da pesquisa na escola
spellingShingle Tendências atuais da pesquisa na escola
André,Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Etnografia
pesquisa na escola
sala de aula
cotidiano escolar
micro etnografia
title_short Tendências atuais da pesquisa na escola
title_full Tendências atuais da pesquisa na escola
title_fullStr Tendências atuais da pesquisa na escola
title_full_unstemmed Tendências atuais da pesquisa na escola
title_sort Tendências atuais da pesquisa na escola
author André,Marli Eliza Dalmazo Afonso de
author_facet André,Marli Eliza Dalmazo Afonso de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv André,Marli Eliza Dalmazo Afonso de
dc.subject.por.fl_str_mv Etnografia
pesquisa na escola
sala de aula
cotidiano escolar
micro etnografia
topic Etnografia
pesquisa na escola
sala de aula
cotidiano escolar
micro etnografia
description O presente texto procura mostrar que o interesse dos pesquisadores pela etnografia, no final dos anos 70, está relacionado com o estudo das questões de integração na sala de aula e com os novos metodos de avaliação educacional. Em seguida o texto destaca alguns propósitos e contribuições do uso da etnografia em educação e aponta as principais críticas que vem sendo feitas aos estudos que focalizem a vida escolar cotidiana. Na última parte do texto são discutidos os principais dilemas trazidos pelo uso da abordagem etnográfica em educação e a novas tendências para tentar superar esses dilemas.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621997000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621997000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32621997000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.18 n.43 1997
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122604773376000