A INTERSECCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA ARANDU RENDA DE ITAIPULÂNDIA-PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14232 |
Resumo: | O presente artigo visa expor os condicionantes que auxiliam ou inibem a categoria interseccional estar presente no contexto educacional indígena. Para isso, a metodologia está pautada em uma pesquisa bibliográfica e documental, em que foram utilizados autores que tratam sobre a temática indígena e sobre o conceito de interseccionalidade e, também, se faz uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Arandu Renda, localizada no município de Itaipulândia, no estado do Paraná. A hipótese é de que alguns condicionantes dificultam e, ao mesmo tempo, facilitam que a escola indígena seja diferenciada, específica, intercultural, bilíngue/multilíngue. |
id |
UFMT-3_069f6ca17e98506ede45fb45fb2d313d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/14232 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERSECCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA ARANDU RENDA DE ITAIPULÂNDIA-PRInterseccionalidadeEducação Escolar IndígenaProjeto Político PedagógicoO presente artigo visa expor os condicionantes que auxiliam ou inibem a categoria interseccional estar presente no contexto educacional indígena. Para isso, a metodologia está pautada em uma pesquisa bibliográfica e documental, em que foram utilizados autores que tratam sobre a temática indígena e sobre o conceito de interseccionalidade e, também, se faz uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Arandu Renda, localizada no município de Itaipulândia, no estado do Paraná. A hipótese é de que alguns condicionantes dificultam e, ao mesmo tempo, facilitam que a escola indígena seja diferenciada, específica, intercultural, bilíngue/multilíngue.Universidade Federal de Mato Grosso2023-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1423210.29286/rep.v32ijan/dez.14232Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 68-862238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14232/12201Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPERES, Delmira de AlmeidaTOLEDO, Vanessa DomingosSANTOS, Rodrigo dos2023-03-23T03:34:00Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/14232Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-23T03:34Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERSECCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA ARANDU RENDA DE ITAIPULÂNDIA-PR |
title |
A INTERSECCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA ARANDU RENDA DE ITAIPULÂNDIA-PR |
spellingShingle |
A INTERSECCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA ARANDU RENDA DE ITAIPULÂNDIA-PR PERES, Delmira de Almeida Interseccionalidade Educação Escolar Indígena Projeto Político Pedagógico |
title_short |
A INTERSECCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA ARANDU RENDA DE ITAIPULÂNDIA-PR |
title_full |
A INTERSECCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA ARANDU RENDA DE ITAIPULÂNDIA-PR |
title_fullStr |
A INTERSECCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA ARANDU RENDA DE ITAIPULÂNDIA-PR |
title_full_unstemmed |
A INTERSECCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA ARANDU RENDA DE ITAIPULÂNDIA-PR |
title_sort |
A INTERSECCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA ARANDU RENDA DE ITAIPULÂNDIA-PR |
author |
PERES, Delmira de Almeida |
author_facet |
PERES, Delmira de Almeida TOLEDO, Vanessa Domingos SANTOS, Rodrigo dos |
author_role |
author |
author2 |
TOLEDO, Vanessa Domingos SANTOS, Rodrigo dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PERES, Delmira de Almeida TOLEDO, Vanessa Domingos SANTOS, Rodrigo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interseccionalidade Educação Escolar Indígena Projeto Político Pedagógico |
topic |
Interseccionalidade Educação Escolar Indígena Projeto Político Pedagógico |
description |
O presente artigo visa expor os condicionantes que auxiliam ou inibem a categoria interseccional estar presente no contexto educacional indígena. Para isso, a metodologia está pautada em uma pesquisa bibliográfica e documental, em que foram utilizados autores que tratam sobre a temática indígena e sobre o conceito de interseccionalidade e, também, se faz uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Arandu Renda, localizada no município de Itaipulândia, no estado do Paraná. A hipótese é de que alguns condicionantes dificultam e, ao mesmo tempo, facilitam que a escola indígena seja diferenciada, específica, intercultural, bilíngue/multilíngue. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14232 10.29286/rep.v32ijan/dez.14232 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14232 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v32ijan/dez.14232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14232/12201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 68-86 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v32ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217694015488 |