A EDUCAÇÃO DOS CORPOS INFANTIS NO PROJETO MATO-GROSSENSE DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO REPUBLICANO (1910-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá,Elizabeth Figueiredo de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622018000100075
Resumo: RESUMO: O artigo teve o objetivo de analisar as finalidades para a educação do corpo infantil que permearam a implantação da disciplina Gymnastica no ensino público primário mato-grossense na Primeira República. Inicialmente, o estudo analisou a influência higienista na organização do espaço e do tempo dos grupos escolares para a formação da criança saudável. Em seguida, procurou compreender como a disciplina Gymnastica foi idealizada e colocada em prática no cotidiano escolar. Para a realização da pesquisa, foram utilizadas fontes documentais localizadas no Arquivo Público do Estado de Mato Grosso.
id CEDES-2_65ed7d47f98fc1a5e10bad1e85df1303
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622018000100075
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO DOS CORPOS INFANTIS NO PROJETO MATO-GROSSENSE DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO REPUBLICANO (1910-1930)Educação físicaGinásticaHistória da infânciaGrupos escolaresHistória da educaçãoRESUMO: O artigo teve o objetivo de analisar as finalidades para a educação do corpo infantil que permearam a implantação da disciplina Gymnastica no ensino público primário mato-grossense na Primeira República. Inicialmente, o estudo analisou a influência higienista na organização do espaço e do tempo dos grupos escolares para a formação da criança saudável. Em seguida, procurou compreender como a disciplina Gymnastica foi idealizada e colocada em prática no cotidiano escolar. Para a realização da pesquisa, foram utilizadas fontes documentais localizadas no Arquivo Público do Estado de Mato Grosso.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622018000100075Cadernos CEDES v.38 n.104 2018reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/cc0101-32622018178353info:eu-repo/semantics/openAccessSá,Elizabeth Figueiredo depor2018-01-31T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622018000100075Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2018-01-31T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO DOS CORPOS INFANTIS NO PROJETO MATO-GROSSENSE DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO REPUBLICANO (1910-1930)
title A EDUCAÇÃO DOS CORPOS INFANTIS NO PROJETO MATO-GROSSENSE DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO REPUBLICANO (1910-1930)
spellingShingle A EDUCAÇÃO DOS CORPOS INFANTIS NO PROJETO MATO-GROSSENSE DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO REPUBLICANO (1910-1930)
Sá,Elizabeth Figueiredo de
Educação física
Ginástica
História da infância
Grupos escolares
História da educação
title_short A EDUCAÇÃO DOS CORPOS INFANTIS NO PROJETO MATO-GROSSENSE DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO REPUBLICANO (1910-1930)
title_full A EDUCAÇÃO DOS CORPOS INFANTIS NO PROJETO MATO-GROSSENSE DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO REPUBLICANO (1910-1930)
title_fullStr A EDUCAÇÃO DOS CORPOS INFANTIS NO PROJETO MATO-GROSSENSE DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO REPUBLICANO (1910-1930)
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO DOS CORPOS INFANTIS NO PROJETO MATO-GROSSENSE DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO REPUBLICANO (1910-1930)
title_sort A EDUCAÇÃO DOS CORPOS INFANTIS NO PROJETO MATO-GROSSENSE DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO REPUBLICANO (1910-1930)
author Sá,Elizabeth Figueiredo de
author_facet Sá,Elizabeth Figueiredo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá,Elizabeth Figueiredo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ginástica
História da infância
Grupos escolares
História da educação
topic Educação física
Ginástica
História da infância
Grupos escolares
História da educação
description RESUMO: O artigo teve o objetivo de analisar as finalidades para a educação do corpo infantil que permearam a implantação da disciplina Gymnastica no ensino público primário mato-grossense na Primeira República. Inicialmente, o estudo analisou a influência higienista na organização do espaço e do tempo dos grupos escolares para a formação da criança saudável. Em seguida, procurou compreender como a disciplina Gymnastica foi idealizada e colocada em prática no cotidiano escolar. Para a realização da pesquisa, foram utilizadas fontes documentais localizadas no Arquivo Público do Estado de Mato Grosso.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622018000100075
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622018000100075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/cc0101-32622018178353
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.38 n.104 2018
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122606190002176