A LITERATURA INFANTIL REPUBLICANA: A FORMAÇÃO MORAL E CÍVICA DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS (1889-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferronato, Cristiano de Jesus
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pacifico Martineli, Laís, Gomes Machado, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45193
Resumo: Esse estudo investiga os livros infantis produzidos nos anos iniciais da Primeira República (1889-1930) no Brasil, com ênfase no seu teor pedagógico em relação ao projeto de educação intelectual, moral e cívica das crianças brasileiras. Para tanto, elucidamos o contexto histórico e educacional daquele momento. Isso ocorreu devido a demanda por livros de leitura infantil escolar para a educação das crianças brasileiras. Neste sentido, observamos que houve um aumento de publicações infantis para a utilização como segundo livro de leitura. Notou-se, então, que a maior parte dos livros infantis apresentavam temas didáticos, destacando a formação do cidadão e do trabalhador nacional. Os livros estudados mostram temas e valores semelhantes, bem como um modelo de criança como um adulto em miniatura. Isso nos revela que essas características recorrentes nos livros eram importantes para a manutenção do projeto educacional de sustentação e legitimação do novo regime republicano.
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