As faces do livro de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Cátia Regina Guidio Alves de
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Souza,Rosa Fátima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000300003
Resumo: Este trabalho pretende ser uma contribuição para a compreensão da história do livro didático no Brasil, mais especificamente no tocante ao estado de São Paulo. Trata-se da análise de alguns dos livros de leitura mais utilizados nas escolas primárias no final do século XIX e início do XX (1890-1920), compreendendo o livro como um objeto cultural. Delineamos as suas diferentes faces e o seu uso na escola, considerando o conteúdo, a finalidade, o formato, a produção editorial e a autoria, fazendo a interseção entre a história das disciplinas escolares e a história da leitura.
id CEDES-2_6cf1cb2d3e876e96cc8c73a00c24a434
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622000000300003
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling As faces do livro de leituraLivros de leituraalfabetizaçãolivros didáticosséries graduadas de leituraEste trabalho pretende ser uma contribuição para a compreensão da história do livro didático no Brasil, mais especificamente no tocante ao estado de São Paulo. Trata-se da análise de alguns dos livros de leitura mais utilizados nas escolas primárias no final do século XIX e início do XX (1890-1920), compreendendo o livro como um objeto cultural. Delineamos as suas diferentes faces e o seu uso na escola, considerando o conteúdo, a finalidade, o formato, a produção editorial e a autoria, fazendo a interseção entre a história das disciplinas escolares e a história da leitura.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2000-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000300003Cadernos CEDES v.20 n.52 2000reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622000000300003info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Cátia Regina Guidio Alves deSouza,Rosa Fátima depor2001-05-15T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622000000300003Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2001-05-15T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv As faces do livro de leitura
title As faces do livro de leitura
spellingShingle As faces do livro de leitura
Oliveira,Cátia Regina Guidio Alves de
Livros de leitura
alfabetização
livros didáticos
séries graduadas de leitura
title_short As faces do livro de leitura
title_full As faces do livro de leitura
title_fullStr As faces do livro de leitura
title_full_unstemmed As faces do livro de leitura
title_sort As faces do livro de leitura
author Oliveira,Cátia Regina Guidio Alves de
author_facet Oliveira,Cátia Regina Guidio Alves de
Souza,Rosa Fátima de
author_role author
author2 Souza,Rosa Fátima de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Cátia Regina Guidio Alves de
Souza,Rosa Fátima de
dc.subject.por.fl_str_mv Livros de leitura
alfabetização
livros didáticos
séries graduadas de leitura
topic Livros de leitura
alfabetização
livros didáticos
séries graduadas de leitura
description Este trabalho pretende ser uma contribuição para a compreensão da história do livro didático no Brasil, mais especificamente no tocante ao estado de São Paulo. Trata-se da análise de alguns dos livros de leitura mais utilizados nas escolas primárias no final do século XIX e início do XX (1890-1920), compreendendo o livro como um objeto cultural. Delineamos as suas diferentes faces e o seu uso na escola, considerando o conteúdo, a finalidade, o formato, a produção editorial e a autoria, fazendo a interseção entre a história das disciplinas escolares e a história da leitura.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622000000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.20 n.52 2000
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122604836290560