As faces do livro de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cátia Regina Guidio Alves de
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300003
http://hdl.handle.net/11449/28247
Resumo: Este trabalho pretende ser uma contribuição para a compreensão da história do livro didático no Brasil, mais especificamente no tocante ao estado de São Paulo. Trata-se da análise de alguns dos livros de leitura mais utilizados nas escolas primárias no final do século XIX e início do XX (1890-1920), compreendendo o livro como um objeto cultural. Delineamos as suas diferentes faces e o seu uso na escola, considerando o conteúdo, a finalidade, o formato, a produção editorial e a autoria, fazendo a interseção entre a história das disciplinas escolares e a história da leitura.
id UNSP_62d086fc20d3b35997e5ddb43659f1c3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28247
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As faces do livro de leituraThe faces of the reading bookLivros de leituraalfabetizaçãolivros didáticosséries graduadas de leituraEste trabalho pretende ser uma contribuição para a compreensão da história do livro didático no Brasil, mais especificamente no tocante ao estado de São Paulo. Trata-se da análise de alguns dos livros de leitura mais utilizados nas escolas primárias no final do século XIX e início do XX (1890-1920), compreendendo o livro como um objeto cultural. Delineamos as suas diferentes faces e o seu uso na escola, considerando o conteúdo, a finalidade, o formato, a produção editorial e a autoria, fazendo a interseção entre a história das disciplinas escolares e a história da leitura.This study is a contribution to understanding the historical development of reading books in Brazil, in particular in the state of São Paulo, an analyse of some text books more frequently used in the primary schools at the end of XIX century and at the beginning of XX century (1890-1920), as a cultural instrument. We describe their different faces and their use in the school in terms of contents, objectives, format, publisher production and copyright. We attempt to determine the intersection between teaching in classroom and history of reading.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da EducaçãoCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Cátia Regina Guidio Alves deSouza, Rosa Fátima de [UNESP]2014-05-20T15:12:03Z2014-05-20T15:12:03Z2000-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article25-40application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300003Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 25-40, 2000.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2824710.1590/S0101-32622000000300003S0101-32622000000300003S0101-32622000000300003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28247Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-10T18:11:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As faces do livro de leitura
The faces of the reading book
title As faces do livro de leitura
spellingShingle As faces do livro de leitura
Oliveira, Cátia Regina Guidio Alves de
Livros de leitura
alfabetização
livros didáticos
séries graduadas de leitura
title_short As faces do livro de leitura
title_full As faces do livro de leitura
title_fullStr As faces do livro de leitura
title_full_unstemmed As faces do livro de leitura
title_sort As faces do livro de leitura
author Oliveira, Cátia Regina Guidio Alves de
author_facet Oliveira, Cátia Regina Guidio Alves de
Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
author_role author
author2 Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cátia Regina Guidio Alves de
Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Livros de leitura
alfabetização
livros didáticos
séries graduadas de leitura
topic Livros de leitura
alfabetização
livros didáticos
séries graduadas de leitura
description Este trabalho pretende ser uma contribuição para a compreensão da história do livro didático no Brasil, mais especificamente no tocante ao estado de São Paulo. Trata-se da análise de alguns dos livros de leitura mais utilizados nas escolas primárias no final do século XIX e início do XX (1890-1920), compreendendo o livro como um objeto cultural. Delineamos as suas diferentes faces e o seu uso na escola, considerando o conteúdo, a finalidade, o formato, a produção editorial e a autoria, fazendo a interseção entre a história das disciplinas escolares e a história da leitura.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-11-01
2014-05-20T15:12:03Z
2014-05-20T15:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300003
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 25-40, 2000.
0101-3262
http://hdl.handle.net/11449/28247
10.1590/S0101-32622000000300003
S0101-32622000000300003
S0101-32622000000300003.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300003
http://hdl.handle.net/11449/28247
identifier_str_mv Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 25-40, 2000.
0101-3262
10.1590/S0101-32622000000300003
S0101-32622000000300003
S0101-32622000000300003.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos CEDES
0,119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25-40
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650303987286016