Plano Nacional de Educação, autonomia controlada e adoecimento do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piolli,Evaldo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva,Eduardo Pinto e, Heloani,José Roberto M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000300589
Resumo: Resumo: O artigo analisa as reformas educacionais, a adoção de práticas e políticas gerencialistas centradas em metas e indicadores e suas implicações no cotidiano laboral de escolas e universidades públicas. São apresentadas considerações qualitativas de pesquisas que objetivaram analisar os efeitos destas políticas nas relações de trabalho, saúde e subjetividade dos professores. Discutimos os aspectos contextuais e ideológicos que envolvem a transposição de conceitos do setor privado-empresarial para as instituições educacionais, tais como os de autonomia, qualidade, metas e produtividade. Destacamos algumas das metas do PNE (2014-2024), de modo a explicitar seu alinhamento às medidas gerenciais e aos modelos de avaliação heterônoma. Consideramos que perspectivas distintas de educação e formação tendem a ser sobrepujadas pela lógica institucional baseada em uma sociabilidade produtiva. E apontamos que a aproximação das instituições educacionais à racionalidade instrumental contribui para a produção de conflitos, frustrações, sofrimento e estresse e/ou adoecimento docente.
id CEDES-2_797265181a04a80b3fb078759b7ec807
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622015000300589
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Plano Nacional de Educação, autonomia controlada e adoecimento do professorPlano Nacional de EducaçãoGerencialismoTrabalhoAdoecimento do professorPNEResumo: O artigo analisa as reformas educacionais, a adoção de práticas e políticas gerencialistas centradas em metas e indicadores e suas implicações no cotidiano laboral de escolas e universidades públicas. São apresentadas considerações qualitativas de pesquisas que objetivaram analisar os efeitos destas políticas nas relações de trabalho, saúde e subjetividade dos professores. Discutimos os aspectos contextuais e ideológicos que envolvem a transposição de conceitos do setor privado-empresarial para as instituições educacionais, tais como os de autonomia, qualidade, metas e produtividade. Destacamos algumas das metas do PNE (2014-2024), de modo a explicitar seu alinhamento às medidas gerenciais e aos modelos de avaliação heterônoma. Consideramos que perspectivas distintas de educação e formação tendem a ser sobrepujadas pela lógica institucional baseada em uma sociabilidade produtiva. E apontamos que a aproximação das instituições educacionais à racionalidade instrumental contribui para a produção de conflitos, frustrações, sofrimento e estresse e/ou adoecimento docente.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000300589Cadernos CEDES v.35 n.97 2015reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/CC0101-32622015154849info:eu-repo/semantics/openAccessPiolli,EvaldoSilva,Eduardo Pinto eHeloani,José Roberto M.por2016-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622015000300589Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2016-01-06T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano Nacional de Educação, autonomia controlada e adoecimento do professor
title Plano Nacional de Educação, autonomia controlada e adoecimento do professor
spellingShingle Plano Nacional de Educação, autonomia controlada e adoecimento do professor
Piolli,Evaldo
Plano Nacional de Educação
Gerencialismo
Trabalho
Adoecimento do professor
PNE
title_short Plano Nacional de Educação, autonomia controlada e adoecimento do professor
title_full Plano Nacional de Educação, autonomia controlada e adoecimento do professor
title_fullStr Plano Nacional de Educação, autonomia controlada e adoecimento do professor
title_full_unstemmed Plano Nacional de Educação, autonomia controlada e adoecimento do professor
title_sort Plano Nacional de Educação, autonomia controlada e adoecimento do professor
author Piolli,Evaldo
author_facet Piolli,Evaldo
Silva,Eduardo Pinto e
Heloani,José Roberto M.
author_role author
author2 Silva,Eduardo Pinto e
Heloani,José Roberto M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piolli,Evaldo
Silva,Eduardo Pinto e
Heloani,José Roberto M.
dc.subject.por.fl_str_mv Plano Nacional de Educação
Gerencialismo
Trabalho
Adoecimento do professor
PNE
topic Plano Nacional de Educação
Gerencialismo
Trabalho
Adoecimento do professor
PNE
description Resumo: O artigo analisa as reformas educacionais, a adoção de práticas e políticas gerencialistas centradas em metas e indicadores e suas implicações no cotidiano laboral de escolas e universidades públicas. São apresentadas considerações qualitativas de pesquisas que objetivaram analisar os efeitos destas políticas nas relações de trabalho, saúde e subjetividade dos professores. Discutimos os aspectos contextuais e ideológicos que envolvem a transposição de conceitos do setor privado-empresarial para as instituições educacionais, tais como os de autonomia, qualidade, metas e produtividade. Destacamos algumas das metas do PNE (2014-2024), de modo a explicitar seu alinhamento às medidas gerenciais e aos modelos de avaliação heterônoma. Consideramos que perspectivas distintas de educação e formação tendem a ser sobrepujadas pela lógica institucional baseada em uma sociabilidade produtiva. E apontamos que a aproximação das instituições educacionais à racionalidade instrumental contribui para a produção de conflitos, frustrações, sofrimento e estresse e/ou adoecimento docente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000300589
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000300589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/CC0101-32622015154849
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.35 n.97 2015
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605885915136