Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000100006 |
Resumo: | O artigo apresenta algumas das principais contribuições da teoria marxista para a educação ambiental, considerando que a prática educativa no Brasil se constituiu em diálogo com concepções pedagógicas e autores inseridos neste campo. Iniciamos com uma breve contextualização da produção de inspiração crítica (estritamente marxista ou não) e as disputas teóricas inseridas na educação ambiental. Logo após, discorremos sobre a influência e a apropriação das pedagogias críticas e de conceitos estruturantes da concepção marxiana de educação na formulação teórico-metodológica em educação ambiental. Como síntese e conclusão, argumentamos sobre a importância do materialismo histórico-dialético nas discussões ambientais contemporâneas, refletindo criticamente sobre como ele aí se apresenta, particularmente na educação ambiental. |
id |
CEDES-2_8ea88f46b734e4f28fbfcb2c202eafd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622009000100006 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental críticaTeoria marxistaPedagogias críticasMaterialismo histórico-dialéticoEducação ambientalO artigo apresenta algumas das principais contribuições da teoria marxista para a educação ambiental, considerando que a prática educativa no Brasil se constituiu em diálogo com concepções pedagógicas e autores inseridos neste campo. Iniciamos com uma breve contextualização da produção de inspiração crítica (estritamente marxista ou não) e as disputas teóricas inseridas na educação ambiental. Logo após, discorremos sobre a influência e a apropriação das pedagogias críticas e de conceitos estruturantes da concepção marxiana de educação na formulação teórico-metodológica em educação ambiental. Como síntese e conclusão, argumentamos sobre a importância do materialismo histórico-dialético nas discussões ambientais contemporâneas, refletindo criticamente sobre como ele aí se apresenta, particularmente na educação ambiental.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000100006Cadernos CEDES v.29 n.77 2009reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622009000100006info:eu-repo/semantics/openAccessLoureiro,Carlos Frederico B.Trein,EuniceTozoni-Reis,Marília Freitas de CamposNovicki,Victorpor2009-08-07T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622009000100006Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2009-08-07T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica |
title |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica |
spellingShingle |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica Loureiro,Carlos Frederico B. Teoria marxista Pedagogias críticas Materialismo histórico-dialético Educação ambiental |
title_short |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica |
title_full |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica |
title_fullStr |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica |
title_full_unstemmed |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica |
title_sort |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica |
author |
Loureiro,Carlos Frederico B. |
author_facet |
Loureiro,Carlos Frederico B. Trein,Eunice Tozoni-Reis,Marília Freitas de Campos Novicki,Victor |
author_role |
author |
author2 |
Trein,Eunice Tozoni-Reis,Marília Freitas de Campos Novicki,Victor |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro,Carlos Frederico B. Trein,Eunice Tozoni-Reis,Marília Freitas de Campos Novicki,Victor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria marxista Pedagogias críticas Materialismo histórico-dialético Educação ambiental |
topic |
Teoria marxista Pedagogias críticas Materialismo histórico-dialético Educação ambiental |
description |
O artigo apresenta algumas das principais contribuições da teoria marxista para a educação ambiental, considerando que a prática educativa no Brasil se constituiu em diálogo com concepções pedagógicas e autores inseridos neste campo. Iniciamos com uma breve contextualização da produção de inspiração crítica (estritamente marxista ou não) e as disputas teóricas inseridas na educação ambiental. Logo após, discorremos sobre a influência e a apropriação das pedagogias críticas e de conceitos estruturantes da concepção marxiana de educação na formulação teórico-metodológica em educação ambiental. Como síntese e conclusão, argumentamos sobre a importância do materialismo histórico-dialético nas discussões ambientais contemporâneas, refletindo criticamente sobre como ele aí se apresenta, particularmente na educação ambiental. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622009000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.29 n.77 2009 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605482213376 |