Algumas contribuições marxistas à Educação Ambiental (EA) crítico-transformadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/320 |
Resumo: | Intenciona-se ressaltar a atualidade do materialismo histórico e dialético e toda uma tradição da teoria crítica, para subsidiar a análise da atual crise socioambiental. Pretende-se contribuir na consolidação de um movimento de contraposição à hegemonização de posturas/visões que, esvaziada de criticidade, impõe uma perspectiva conservadora de Educação Ambiental. Debates sobre Estado e Revolução, presentes no Marxismo, ao encontro da ideia de transformação não reformista de uma Educação Ambiental Crítica, são apropriados ao aprofundamento da reflexão sobre conformação social e banalização da luta de classes. Consideram-se resultados deste trabalho a emergência dessa discussão e a construção de uma síntese autoral. |
id |
UFMT-3_d76818ebbe440dd4955819eea664d42f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/320 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas contribuições marxistas à Educação Ambiental (EA) crítico-transformadoraMaterialismo histórico e dialético. Crise socioambiental. Educação Ambiental crítico-transformadora.Educação ambientalIntenciona-se ressaltar a atualidade do materialismo histórico e dialético e toda uma tradição da teoria crítica, para subsidiar a análise da atual crise socioambiental. Pretende-se contribuir na consolidação de um movimento de contraposição à hegemonização de posturas/visões que, esvaziada de criticidade, impõe uma perspectiva conservadora de Educação Ambiental. Debates sobre Estado e Revolução, presentes no Marxismo, ao encontro da ideia de transformação não reformista de uma Educação Ambiental Crítica, são apropriados ao aprofundamento da reflexão sobre conformação social e banalização da luta de classes. Consideram-se resultados deste trabalho a emergência dessa discussão e a construção de uma síntese autoral.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/32010.29286/rep.v20i44.320Revista de Educação Pública; v. 20 n. 44 (2011): Revista de Educação Pública, set./dez. 2011; 501-5182238-20970104-596210.29286/rep.v20i44reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/320/288Rodrigues, Jéssica do NascimentoGuimarães, Mauroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:25Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/320Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:25Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas contribuições marxistas à Educação Ambiental (EA) crítico-transformadora |
title |
Algumas contribuições marxistas à Educação Ambiental (EA) crítico-transformadora |
spellingShingle |
Algumas contribuições marxistas à Educação Ambiental (EA) crítico-transformadora Rodrigues, Jéssica do Nascimento Materialismo histórico e dialético. Crise socioambiental. Educação Ambiental crítico-transformadora. Educação ambiental |
title_short |
Algumas contribuições marxistas à Educação Ambiental (EA) crítico-transformadora |
title_full |
Algumas contribuições marxistas à Educação Ambiental (EA) crítico-transformadora |
title_fullStr |
Algumas contribuições marxistas à Educação Ambiental (EA) crítico-transformadora |
title_full_unstemmed |
Algumas contribuições marxistas à Educação Ambiental (EA) crítico-transformadora |
title_sort |
Algumas contribuições marxistas à Educação Ambiental (EA) crítico-transformadora |
author |
Rodrigues, Jéssica do Nascimento |
author_facet |
Rodrigues, Jéssica do Nascimento Guimarães, Mauro |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Mauro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Jéssica do Nascimento Guimarães, Mauro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materialismo histórico e dialético. Crise socioambiental. Educação Ambiental crítico-transformadora. Educação ambiental |
topic |
Materialismo histórico e dialético. Crise socioambiental. Educação Ambiental crítico-transformadora. Educação ambiental |
description |
Intenciona-se ressaltar a atualidade do materialismo histórico e dialético e toda uma tradição da teoria crítica, para subsidiar a análise da atual crise socioambiental. Pretende-se contribuir na consolidação de um movimento de contraposição à hegemonização de posturas/visões que, esvaziada de criticidade, impõe uma perspectiva conservadora de Educação Ambiental. Debates sobre Estado e Revolução, presentes no Marxismo, ao encontro da ideia de transformação não reformista de uma Educação Ambiental Crítica, são apropriados ao aprofundamento da reflexão sobre conformação social e banalização da luta de classes. Consideram-se resultados deste trabalho a emergência dessa discussão e a construção de uma síntese autoral. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/320 10.29286/rep.v20i44.320 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/320 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v20i44.320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/320/288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 20 n. 44 (2011): Revista de Educação Pública, set./dez. 2011; 501-518 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v20i44 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711214579744768 |