O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa,Rosa Lydia Teixeira
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000300002
Resumo: Este artigo trata sobre o livro didático como fonte de pesquisa em História da Educação. Compreende-o como possuidor de valores que se desejou fossem transmitidos num dado momento histórico, ao mesmo tempo em que é portador de um projeto de nação a ser construído por meio da educação escolar. Entende que esse tipo de material faz parte do universo da cultura escolar residindo aí a importância da sua utilização para a compreensão das práticas escolares no interior das instituições educativas ao longo da história da educação. Tece considerações sobre sua produção e sua comercialização como elementos a considerar na sua organização.
id CEDES-2_98596dd217d262405f5d1da7ee6e8d13
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622000000300002
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling O livro escolar como fonte de pesquisa em História da EducaçãoEducaçãohistóriapráticasescolalivro escolarEste artigo trata sobre o livro didático como fonte de pesquisa em História da Educação. Compreende-o como possuidor de valores que se desejou fossem transmitidos num dado momento histórico, ao mesmo tempo em que é portador de um projeto de nação a ser construído por meio da educação escolar. Entende que esse tipo de material faz parte do universo da cultura escolar residindo aí a importância da sua utilização para a compreensão das práticas escolares no interior das instituições educativas ao longo da história da educação. Tece considerações sobre sua produção e sua comercialização como elementos a considerar na sua organização.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2000-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000300002Cadernos CEDES v.20 n.52 2000reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622000000300002info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa,Rosa Lydia Teixeirapor2001-05-15T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622000000300002Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2001-05-15T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação
title O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação
spellingShingle O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação
Corrêa,Rosa Lydia Teixeira
Educação
história
práticas
escola
livro escolar
title_short O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação
title_full O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação
title_fullStr O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação
title_full_unstemmed O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação
title_sort O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação
author Corrêa,Rosa Lydia Teixeira
author_facet Corrêa,Rosa Lydia Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa,Rosa Lydia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
história
práticas
escola
livro escolar
topic Educação
história
práticas
escola
livro escolar
description Este artigo trata sobre o livro didático como fonte de pesquisa em História da Educação. Compreende-o como possuidor de valores que se desejou fossem transmitidos num dado momento histórico, ao mesmo tempo em que é portador de um projeto de nação a ser construído por meio da educação escolar. Entende que esse tipo de material faz parte do universo da cultura escolar residindo aí a importância da sua utilização para a compreensão das práticas escolares no interior das instituições educativas ao longo da história da educação. Tece considerações sobre sua produção e sua comercialização como elementos a considerar na sua organização.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622000000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.20 n.52 2000
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122604835241984