A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda,Cristina Broglia Feitosa de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000200004
Resumo: Este artigo focaliza uma experiência de inclusão de aluno surdo em escola regular, com a presença de intérprete de língua de sinais. Alunos, professores e intérpretes envolvidos foram entrevistados e seus depoimentos analisados. Os dados indicam problemas que ocorrem no espaço escolar, alguns identificados pelos entrevistados como desconhecimento sobre a surdez e sobre suas implicações educacionais, dificuldades na interação professor/intérprete e a incerteza em relação ao papel dos diferentes atores neste cenário. Os depoimentos apontam ainda dificuldades com adaptações curriculares e estratégias de aula, exclusão do aluno surdo de atividades. Todavia, tais aspectos são negligenciados, já que há um pressuposto tácito de que a inclusão escolar é um bem em si. Pretende-se contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas envolvendo surdos, procurando compreender seus efeitos, limites e possibilidades e buscando uma atitude educacional responsável e conseqüente frente a este grupo.
id CEDES-2_a58b6a327fb04ed0909c1ba840a71841
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622006000200004
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiênciaInclusão escolarSurdezIntérprete de Língua Brasileira de SinaisEste artigo focaliza uma experiência de inclusão de aluno surdo em escola regular, com a presença de intérprete de língua de sinais. Alunos, professores e intérpretes envolvidos foram entrevistados e seus depoimentos analisados. Os dados indicam problemas que ocorrem no espaço escolar, alguns identificados pelos entrevistados como desconhecimento sobre a surdez e sobre suas implicações educacionais, dificuldades na interação professor/intérprete e a incerteza em relação ao papel dos diferentes atores neste cenário. Os depoimentos apontam ainda dificuldades com adaptações curriculares e estratégias de aula, exclusão do aluno surdo de atividades. Todavia, tais aspectos são negligenciados, já que há um pressuposto tácito de que a inclusão escolar é um bem em si. Pretende-se contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas envolvendo surdos, procurando compreender seus efeitos, limites e possibilidades e buscando uma atitude educacional responsável e conseqüente frente a este grupo.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000200004Cadernos CEDES v.26 n.69 2006reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622006000200004info:eu-repo/semantics/openAccessLacerda,Cristina Broglia Feitosa depor2006-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622006000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2006-09-01T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência
title A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência
spellingShingle A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência
Lacerda,Cristina Broglia Feitosa de
Inclusão escolar
Surdez
Intérprete de Língua Brasileira de Sinais
title_short A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência
title_full A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência
title_fullStr A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência
title_full_unstemmed A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência
title_sort A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência
author Lacerda,Cristina Broglia Feitosa de
author_facet Lacerda,Cristina Broglia Feitosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda,Cristina Broglia Feitosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Surdez
Intérprete de Língua Brasileira de Sinais
topic Inclusão escolar
Surdez
Intérprete de Língua Brasileira de Sinais
description Este artigo focaliza uma experiência de inclusão de aluno surdo em escola regular, com a presença de intérprete de língua de sinais. Alunos, professores e intérpretes envolvidos foram entrevistados e seus depoimentos analisados. Os dados indicam problemas que ocorrem no espaço escolar, alguns identificados pelos entrevistados como desconhecimento sobre a surdez e sobre suas implicações educacionais, dificuldades na interação professor/intérprete e a incerteza em relação ao papel dos diferentes atores neste cenário. Os depoimentos apontam ainda dificuldades com adaptações curriculares e estratégias de aula, exclusão do aluno surdo de atividades. Todavia, tais aspectos são negligenciados, já que há um pressuposto tácito de que a inclusão escolar é um bem em si. Pretende-se contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas envolvendo surdos, procurando compreender seus efeitos, limites e possibilidades e buscando uma atitude educacional responsável e conseqüente frente a este grupo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622006000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.26 n.69 2006
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605194903552