O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEDROSO, Cristina Cinto Araújo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185112
Resumo: Tese
id UFSC_0cd6aee9cc24cd1074aabb99b7ce5d14
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185112
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérpreteeducação de surdos, bilingüismo, intérprete de língua de sinais-língua portuguesa; inclusão; surdez.TeseA escola atual busca atender aos ideais da educação inclusiva, os quais prevêem sua reorganização para garantir um processo educacional de qualidade a seus alunos, independentemente de suas necessidades e especificidades. Em relação ao surdo, sua escola de qualidade é aquela capaz de oferecer a esse aluno as condições de que ele precisa para aprender e usufruir dela social e academicamente, superando antigos paradigmas discriminatórios e excludentes baseados no oralismo e na comunicação total. Isso significa propiciar: a instrução na língua, o uso de procedimentos instrucionais adequados ao surdo, um currículo bilíngüe e bicultural, a formação de professores, o intérprete educacional, a presença de educadores surdos sinalizadores, a interlocução entre surdos e ouvintes e, por fim, a reorganização da escola em todas as suas dimensões. Portanto, a educação dos surdos está sendo pensada na interface entre os pressupostos da educação inclusiva e do bilingüismo. Diante desse panorama, esta pesquisa buscou descrever e analisar a visão dos professores, colegas e gestores acerca da atuação de um professor fluente em Libras na condição de intérprete, em uma classe comum do ensino médio. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com cinco professores, seis colegas de classe ouvintes, uma vice-diretora e uma professora coordenadora. Além disso, realizou-se observação e registro em caderno de campo sobre as atividades educativas propostas na sala de aula e os relacionamentos do aluno surdo com seus professores e colegas ouvintes. Foi possível constatar que o professor fluente em Libras, atuando como intérprete, assume, na sala de aula, enquanto a escola não se reorganiza, a função também de professor. As ações por ele desenvolvidas extrapolam a simples interpretação. Além disso, verificou-se que os professores assumem para eles os limites da inclusão do aluno surdo e não percebem a dimensão política desse movimento. Com base nos dados obtidos conclui-se sobre a urgência da reorganização da escola na direção da conquista de uma escola pólo que desenvolva um processo de imersão de mão dupla.UNESP2018-03-20T20:23:40Z2018-03-20T20:23:40Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPEDROSO, Cristina Cinto Araújo. O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete. Araraquara: UNESP, 2006. 210 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) ‐ Programa de Pós‐ Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2006. Orientadora: Tárcia Regina da Silveira Diashttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185112PEDROSO, Cristina Cinto Araújoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-20T20:23:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185112Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-03-20T20:23:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete
title O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete
spellingShingle O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete
PEDROSO, Cristina Cinto Araújo
educação de surdos, bilingüismo, intérprete de língua de sinais-língua portuguesa; inclusão; surdez.
title_short O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete
title_full O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete
title_fullStr O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete
title_full_unstemmed O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete
title_sort O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete
author PEDROSO, Cristina Cinto Araújo
author_facet PEDROSO, Cristina Cinto Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEDROSO, Cristina Cinto Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv educação de surdos, bilingüismo, intérprete de língua de sinais-língua portuguesa; inclusão; surdez.
topic educação de surdos, bilingüismo, intérprete de língua de sinais-língua portuguesa; inclusão; surdez.
description Tese
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2018-03-20T20:23:40Z
2018-03-20T20:23:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEDROSO, Cristina Cinto Araújo. O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete. Araraquara: UNESP, 2006. 210 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) ‐ Programa de Pós‐ Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2006. Orientadora: Tárcia Regina da Silveira Dias
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185112
identifier_str_mv PEDROSO, Cristina Cinto Araújo. O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete. Araraquara: UNESP, 2006. 210 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) ‐ Programa de Pós‐ Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2006. Orientadora: Tárcia Regina da Silveira Dias
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652043195252736