O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185112 |
Resumo: | Tese |
id |
UFSC_0cd6aee9cc24cd1074aabb99b7ce5d14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185112 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérpreteeducação de surdos, bilingüismo, intérprete de língua de sinais-língua portuguesa; inclusão; surdez.TeseA escola atual busca atender aos ideais da educação inclusiva, os quais prevêem sua reorganização para garantir um processo educacional de qualidade a seus alunos, independentemente de suas necessidades e especificidades. Em relação ao surdo, sua escola de qualidade é aquela capaz de oferecer a esse aluno as condições de que ele precisa para aprender e usufruir dela social e academicamente, superando antigos paradigmas discriminatórios e excludentes baseados no oralismo e na comunicação total. Isso significa propiciar: a instrução na língua, o uso de procedimentos instrucionais adequados ao surdo, um currículo bilíngüe e bicultural, a formação de professores, o intérprete educacional, a presença de educadores surdos sinalizadores, a interlocução entre surdos e ouvintes e, por fim, a reorganização da escola em todas as suas dimensões. Portanto, a educação dos surdos está sendo pensada na interface entre os pressupostos da educação inclusiva e do bilingüismo. Diante desse panorama, esta pesquisa buscou descrever e analisar a visão dos professores, colegas e gestores acerca da atuação de um professor fluente em Libras na condição de intérprete, em uma classe comum do ensino médio. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com cinco professores, seis colegas de classe ouvintes, uma vice-diretora e uma professora coordenadora. Além disso, realizou-se observação e registro em caderno de campo sobre as atividades educativas propostas na sala de aula e os relacionamentos do aluno surdo com seus professores e colegas ouvintes. Foi possível constatar que o professor fluente em Libras, atuando como intérprete, assume, na sala de aula, enquanto a escola não se reorganiza, a função também de professor. As ações por ele desenvolvidas extrapolam a simples interpretação. Além disso, verificou-se que os professores assumem para eles os limites da inclusão do aluno surdo e não percebem a dimensão política desse movimento. Com base nos dados obtidos conclui-se sobre a urgência da reorganização da escola na direção da conquista de uma escola pólo que desenvolva um processo de imersão de mão dupla.UNESP2018-03-20T20:23:40Z2018-03-20T20:23:40Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPEDROSO, Cristina Cinto Araújo. O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete. Araraquara: UNESP, 2006. 210 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) ‐ Programa de Pós‐ Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2006. Orientadora: Tárcia Regina da Silveira Diashttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185112PEDROSO, Cristina Cinto Araújoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-20T20:23:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185112Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-03-20T20:23:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete |
title |
O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete |
spellingShingle |
O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete PEDROSO, Cristina Cinto Araújo educação de surdos, bilingüismo, intérprete de língua de sinais-língua portuguesa; inclusão; surdez. |
title_short |
O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete |
title_full |
O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete |
title_fullStr |
O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete |
title_full_unstemmed |
O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete |
title_sort |
O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete |
author |
PEDROSO, Cristina Cinto Araújo |
author_facet |
PEDROSO, Cristina Cinto Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEDROSO, Cristina Cinto Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação de surdos, bilingüismo, intérprete de língua de sinais-língua portuguesa; inclusão; surdez. |
topic |
educação de surdos, bilingüismo, intérprete de língua de sinais-língua portuguesa; inclusão; surdez. |
description |
Tese |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2018-03-20T20:23:40Z 2018-03-20T20:23:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEDROSO, Cristina Cinto Araújo. O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete. Araraquara: UNESP, 2006. 210 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) ‐ Programa de Pós‐ Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2006. Orientadora: Tárcia Regina da Silveira Dias https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185112 |
identifier_str_mv |
PEDROSO, Cristina Cinto Araújo. O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete. Araraquara: UNESP, 2006. 210 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) ‐ Programa de Pós‐ Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2006. Orientadora: Tárcia Regina da Silveira Dias |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652043195252736 |