A constituição das teorias pedagógicas da educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bracht,Valter
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100005
Resumo: O presente ensaio analisa o processo de construção das teorias pedagógicas da educação física no Brasil, buscando demonstrar como elas refletem a concepção e o significado humano de corpo engendrados na e pela sociedade moderna. O texto apresenta as teorias pedagógicas que no âmbito da educação física se colocam numa perspectiva crítica em relação aos usos e aos significados atribuídos pela sociedade capitalista às práticas corporais. E, finalmente, problematiza a possibilidade de estarmos diante de uma ruptura da visão moderna de corpo, refletindo sobre os desafios que essa transição coloca para a educação/educação física.
id CEDES-2_cd8456606ec0d3047df0dfe0a24b4f73
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32621999000100005
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling A constituição das teorias pedagógicas da educação físicaEducação físicacorpomodernidadepós-modernidadeO presente ensaio analisa o processo de construção das teorias pedagógicas da educação física no Brasil, buscando demonstrar como elas refletem a concepção e o significado humano de corpo engendrados na e pela sociedade moderna. O texto apresenta as teorias pedagógicas que no âmbito da educação física se colocam numa perspectiva crítica em relação aos usos e aos significados atribuídos pela sociedade capitalista às práticas corporais. E, finalmente, problematiza a possibilidade de estarmos diante de uma ruptura da visão moderna de corpo, refletindo sobre os desafios que essa transição coloca para a educação/educação física.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade1999-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100005Cadernos CEDES v.19 n.48 1999reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32621999000100005info:eu-repo/semantics/openAccessBracht,Valterpor2000-05-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32621999000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2000-05-30T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição das teorias pedagógicas da educação física
title A constituição das teorias pedagógicas da educação física
spellingShingle A constituição das teorias pedagógicas da educação física
Bracht,Valter
Educação física
corpo
modernidade
pós-modernidade
title_short A constituição das teorias pedagógicas da educação física
title_full A constituição das teorias pedagógicas da educação física
title_fullStr A constituição das teorias pedagógicas da educação física
title_full_unstemmed A constituição das teorias pedagógicas da educação física
title_sort A constituição das teorias pedagógicas da educação física
author Bracht,Valter
author_facet Bracht,Valter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bracht,Valter
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
corpo
modernidade
pós-modernidade
topic Educação física
corpo
modernidade
pós-modernidade
description O presente ensaio analisa o processo de construção das teorias pedagógicas da educação física no Brasil, buscando demonstrar como elas refletem a concepção e o significado humano de corpo engendrados na e pela sociedade moderna. O texto apresenta as teorias pedagógicas que no âmbito da educação física se colocam numa perspectiva crítica em relação aos usos e aos significados atribuídos pela sociedade capitalista às práticas corporais. E, finalmente, problematiza a possibilidade de estarmos diante de uma ruptura da visão moderna de corpo, refletindo sobre os desafios que essa transição coloca para a educação/educação física.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32621999000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.19 n.48 1999
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122604809027584