Transformações geométricas no 2.º ciclo do ensino básico: conexões com o artesanato
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/18950 |
Resumo: | A forma como se aprende ou como se ensina matemática depende da predisposição e dedicação do professor. As tarefas que o docente utiliza na sala de aula e a forma como são exploradas são fatores primordiais na aprendizagem da matemática. A presente investigação foi desenvolvida numa turma do 6.º ano do 2.º ciclo do ensino básico, no concelho de Faro, composta por vinte e três alunos. O principal objetivo desta investigação era desenvolver diferentes estratégias de ensino de forma que as transformações geométricas sejam compreendidas e exploradas, sem recorrer à exposição tradicional e aos manuais escolares. Assim sendo, foram delineados quatro momentos de intervenção interligados com o artesanato, mais concretamente com os Tapetes de Arraiolos. Para sistematizar a investigação foram delineadas duas questões de pesquisa: (i) De que forma é que a geometria articulada com o artesanato promove aprendizagens significativas, associadas às transformações geométricas, em alunos do 6.º ano? (ii) Que potencialidades e limitações têm a implementação destas tarefas, na aprendizagem das isometrias? Para este estudo optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa de caráter exploratório. Os instrumentos de recolha de dados foram as observações diretas, os registos fotográficos, as gravações áudio, que possibilitaram registar os diálogos e as discussões em sala de aula, e as produções dos alunos. Desta forma, através de uma panóplia de instrumentos de recolha de dados, podemos concluir que as tarefas matemáticas contribuíram para o desenvolvimento da comunicação, do raciocínio e da argumentação, em que os alunos mostraram uma significativa participação, um desempenho satisfatório e, ainda, despertaram o gosto pela matemática e pelo artesanato. |
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