Para pensar sobre a formação continuada de professores é imprescindível uma teoria crítica de formação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Clarissa Martins de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Araújo,Everson Melquíades, Silva,Rejane Dias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100057
Resumo: A formação continuada de professores na década de 1990 passou a ser considerada uma das estratégias fundamentais para o processo de construção de um novo perfil profissional do professor. Neste contexto, a concepção crítico-reflexiva foi defendida como a orientação mais adequada para a renovação dos sistemas de formação continuada de professores no Brasil. No entanto, ao longo de duas décadas, diferentes estudos indicam que esta orientação teórico-metodológica operou mudanças pouco significativas nas práticas formativas. A partir de uma revisão sobre a tendência denominada de Epistemologia da Prática, este ensaio propõe um deslocamento da formação continuada de professores do campo das políticas públicas para o campo da formação humana. Nesta direção, procuramos apontar qual a contribuição da teoria crítica da formação humana para os processos de formação continuada de professores na contemporaneidade.
id CEDES-2_d11d0d2e03d815d2637e79e9a0fa8649
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622015000100057
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Para pensar sobre a formação continuada de professores é imprescindível uma teoria crítica de formação humanaFormação continuada de professoresEpistemologia da práticaFormação crítica-reflexaFormação humanaA formação continuada de professores na década de 1990 passou a ser considerada uma das estratégias fundamentais para o processo de construção de um novo perfil profissional do professor. Neste contexto, a concepção crítico-reflexiva foi defendida como a orientação mais adequada para a renovação dos sistemas de formação continuada de professores no Brasil. No entanto, ao longo de duas décadas, diferentes estudos indicam que esta orientação teórico-metodológica operou mudanças pouco significativas nas práticas formativas. A partir de uma revisão sobre a tendência denominada de Epistemologia da Prática, este ensaio propõe um deslocamento da formação continuada de professores do campo das políticas públicas para o campo da formação humana. Nesta direção, procuramos apontar qual a contribuição da teoria crítica da formação humana para os processos de formação continuada de professores na contemporaneidade.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100057Cadernos CEDES v.35 n.95 2015reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/CC0101-32622015146820info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Clarissa Martins deAraújo,Everson MelquíadesSilva,Rejane Dias dapor2015-07-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622015000100057Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2015-07-29T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Para pensar sobre a formação continuada de professores é imprescindível uma teoria crítica de formação humana
title Para pensar sobre a formação continuada de professores é imprescindível uma teoria crítica de formação humana
spellingShingle Para pensar sobre a formação continuada de professores é imprescindível uma teoria crítica de formação humana
Araújo,Clarissa Martins de
Formação continuada de professores
Epistemologia da prática
Formação crítica-reflexa
Formação humana
title_short Para pensar sobre a formação continuada de professores é imprescindível uma teoria crítica de formação humana
title_full Para pensar sobre a formação continuada de professores é imprescindível uma teoria crítica de formação humana
title_fullStr Para pensar sobre a formação continuada de professores é imprescindível uma teoria crítica de formação humana
title_full_unstemmed Para pensar sobre a formação continuada de professores é imprescindível uma teoria crítica de formação humana
title_sort Para pensar sobre a formação continuada de professores é imprescindível uma teoria crítica de formação humana
author Araújo,Clarissa Martins de
author_facet Araújo,Clarissa Martins de
Araújo,Everson Melquíades
Silva,Rejane Dias da
author_role author
author2 Araújo,Everson Melquíades
Silva,Rejane Dias da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Clarissa Martins de
Araújo,Everson Melquíades
Silva,Rejane Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Epistemologia da prática
Formação crítica-reflexa
Formação humana
topic Formação continuada de professores
Epistemologia da prática
Formação crítica-reflexa
Formação humana
description A formação continuada de professores na década de 1990 passou a ser considerada uma das estratégias fundamentais para o processo de construção de um novo perfil profissional do professor. Neste contexto, a concepção crítico-reflexiva foi defendida como a orientação mais adequada para a renovação dos sistemas de formação continuada de professores no Brasil. No entanto, ao longo de duas décadas, diferentes estudos indicam que esta orientação teórico-metodológica operou mudanças pouco significativas nas práticas formativas. A partir de uma revisão sobre a tendência denominada de Epistemologia da Prática, este ensaio propõe um deslocamento da formação continuada de professores do campo das políticas públicas para o campo da formação humana. Nesta direção, procuramos apontar qual a contribuição da teoria crítica da formação humana para os processos de formação continuada de professores na contemporaneidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100057
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/CC0101-32622015146820
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.35 n.95 2015
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605863895040