Políticas para o ensino médio no Brasil: perspectivas para a universalização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200005 |
Resumo: | Este artigo busca analisar as inflexões ocorridas nas políticas para o ensino médio no Brasil, a partir de 2007, problematizando o contexto em que foram produzidas e as contradições presentes nesse processo. Procura identificar as mudanças empreendidas, os discursos que lhes deram sustentação e as medidas e programas governamentais decorrentes. Retrata e analisa essas mudanças e suas implicações no âmbito dos estados, enfocando o caso de Minas Gerais. Com base nos argumentos reunidos, aponta algumas considerações e tendências observadas no rumo traçado pelas políticas atuais, no que tange às finalidades e à universalização dessa etapa da educação básica no país. |
id |
CEDES-2_d3f659d2bc87e38a2b3c7a8bbbf72b33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622011000200005 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas para o ensino médio no Brasil: perspectivas para a universalizaçãoPolíticas para o ensino médioFinalidadeUniversalizaçãoEste artigo busca analisar as inflexões ocorridas nas políticas para o ensino médio no Brasil, a partir de 2007, problematizando o contexto em que foram produzidas e as contradições presentes nesse processo. Procura identificar as mudanças empreendidas, os discursos que lhes deram sustentação e as medidas e programas governamentais decorrentes. Retrata e analisa essas mudanças e suas implicações no âmbito dos estados, enfocando o caso de Minas Gerais. Com base nos argumentos reunidos, aponta algumas considerações e tendências observadas no rumo traçado pelas políticas atuais, no que tange às finalidades e à universalização dessa etapa da educação básica no país.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200005Cadernos CEDES v.31 n.84 2011reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622011000200005info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,Savana Diniz GomesDuarte,Adrianapor2011-10-18T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622011000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2011-10-18T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas para o ensino médio no Brasil: perspectivas para a universalização |
title |
Políticas para o ensino médio no Brasil: perspectivas para a universalização |
spellingShingle |
Políticas para o ensino médio no Brasil: perspectivas para a universalização Melo,Savana Diniz Gomes Políticas para o ensino médio Finalidade Universalização |
title_short |
Políticas para o ensino médio no Brasil: perspectivas para a universalização |
title_full |
Políticas para o ensino médio no Brasil: perspectivas para a universalização |
title_fullStr |
Políticas para o ensino médio no Brasil: perspectivas para a universalização |
title_full_unstemmed |
Políticas para o ensino médio no Brasil: perspectivas para a universalização |
title_sort |
Políticas para o ensino médio no Brasil: perspectivas para a universalização |
author |
Melo,Savana Diniz Gomes |
author_facet |
Melo,Savana Diniz Gomes Duarte,Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Duarte,Adriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo,Savana Diniz Gomes Duarte,Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas para o ensino médio Finalidade Universalização |
topic |
Políticas para o ensino médio Finalidade Universalização |
description |
Este artigo busca analisar as inflexões ocorridas nas políticas para o ensino médio no Brasil, a partir de 2007, problematizando o contexto em que foram produzidas e as contradições presentes nesse processo. Procura identificar as mudanças empreendidas, os discursos que lhes deram sustentação e as medidas e programas governamentais decorrentes. Retrata e analisa essas mudanças e suas implicações no âmbito dos estados, enfocando o caso de Minas Gerais. Com base nos argumentos reunidos, aponta algumas considerações e tendências observadas no rumo traçado pelas políticas atuais, no que tange às finalidades e à universalização dessa etapa da educação básica no país. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622011000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.31 n.84 2011 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605544079360 |