Conectividade para escolas no Brasil: propostas para o desenho de um modelo eficiente de aplicação de recursos de universalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Langanke, Amanda
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Assis, Bárbara Marchiori de, Neto, Caio Mario da Silva Pereira, Carvalho, Felipe Moreira de, Prol, Flavio Marques, Parisio, Isabela de Oliveira, Adami, Mateus Piva, Goulart, Vinicius Poffo
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/33541
Resumo: O estudo, realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Concorrência, Política Pública, Inovação e Tecnologia (“COMPPIT”), em parceria com a MegaEdu, avalia as possibilidades e desafios para uma política pública voltada à aplicação de recursos de universalização para conectividade das escolas públicas brasileiras. O trabalho buscou identificar uma modelagem para aplicação dos recursos em velocidade suficiente para atendimento de necessidades pedagógicas, atendendo ao conceito de “conectividade significativa”. Foram considerados tanto as especificidades contemporâneas da discussão sobre investimentos em telecomunicações, quanto do contexto de constrição orçamentária, em que a capacidade de alavancar um volume grande de recursos privados a partir de um mínimo de subsídio público mostra-se particularmente relevante, conforme demonstram as experiências analisadas. Esperamos que este trabalho possa contribuir para os debates quanto à destinação dos recursos de universalização voltados à conectividade de escolas, auxiliando os gestores dos recursos de universalização a tomar as melhores decisões quanto à sua aplicação.
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Foram considerados tanto as especificidades contemporâneas da discussão sobre investimentos em telecomunicações, quanto do contexto de constrição orçamentária, em que a capacidade de alavancar um volume grande de recursos privados a partir de um mínimo de subsídio público mostra-se particularmente relevante, conforme demonstram as experiências analisadas. 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