Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga,Ilma Passos Alencastro
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100002
Resumo: O presente artigo discute o significado de inovação e projeto político-pedagógico sob duas perspectivas: como uma ação regulatória ou técnica e como uma ação emancipatória ou edificante. A inovação regulatória significa assumir o projeto político-pedagógico como um conjunto de atividades que vão gerar um produto: um documento pronto e acabado. Nesse caso se deixa de lado o processo de produção coletiva. A inovação de cunho regulatório nega a diversidade de interesses e de atores que estão presentes. Sob a perspectiva emancipatória, a inovação e o projeto político-pedagógico estão articulados, integrando o processo com o produto porque o resultado final é não só um processo consolidado de inovação metodológica, na esteira de um projeto construído, executado e avaliado coletivamente, mas um produto inovador que provocará também rupturas epistemológicas.
id CEDES-2_dc710abba94eb0138282bf08df782113
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622003006100002
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?EducaçãoPolítica educacionalGestão escolarProjeto político-pedagógicoInovaçãoO presente artigo discute o significado de inovação e projeto político-pedagógico sob duas perspectivas: como uma ação regulatória ou técnica e como uma ação emancipatória ou edificante. A inovação regulatória significa assumir o projeto político-pedagógico como um conjunto de atividades que vão gerar um produto: um documento pronto e acabado. Nesse caso se deixa de lado o processo de produção coletiva. A inovação de cunho regulatório nega a diversidade de interesses e de atores que estão presentes. Sob a perspectiva emancipatória, a inovação e o projeto político-pedagógico estão articulados, integrando o processo com o produto porque o resultado final é não só um processo consolidado de inovação metodológica, na esteira de um projeto construído, executado e avaliado coletivamente, mas um produto inovador que provocará também rupturas epistemológicas.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100002Cadernos CEDES v.23 n.61 2003reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622003006100002info:eu-repo/semantics/openAccessVeiga,Ilma Passos Alencastropor2004-02-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622003006100002Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2004-02-12T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?
title Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?
spellingShingle Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?
Veiga,Ilma Passos Alencastro
Educação
Política educacional
Gestão escolar
Projeto político-pedagógico
Inovação
title_short Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?
title_full Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?
title_fullStr Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?
title_full_unstemmed Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?
title_sort Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?
author Veiga,Ilma Passos Alencastro
author_facet Veiga,Ilma Passos Alencastro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga,Ilma Passos Alencastro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Política educacional
Gestão escolar
Projeto político-pedagógico
Inovação
topic Educação
Política educacional
Gestão escolar
Projeto político-pedagógico
Inovação
description O presente artigo discute o significado de inovação e projeto político-pedagógico sob duas perspectivas: como uma ação regulatória ou técnica e como uma ação emancipatória ou edificante. A inovação regulatória significa assumir o projeto político-pedagógico como um conjunto de atividades que vão gerar um produto: um documento pronto e acabado. Nesse caso se deixa de lado o processo de produção coletiva. A inovação de cunho regulatório nega a diversidade de interesses e de atores que estão presentes. Sob a perspectiva emancipatória, a inovação e o projeto político-pedagógico estão articulados, integrando o processo com o produto porque o resultado final é não só um processo consolidado de inovação metodológica, na esteira de um projeto construído, executado e avaliado coletivamente, mas um produto inovador que provocará também rupturas epistemológicas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622003006100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.23 n.61 2003
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605131988992