Gestão escolar e projeto político pedagógico: possibilidades de democracia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loro, Alexandre Paulo
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000ntv5
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/454
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.
id UFSM_d824a33bbbc495d47b7247b170777f09
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/454
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Gestão escolar e projeto político pedagógico: possibilidades de democraciaGestão educacionalGestão escolarPPP (Projeto político-pedagógico)DemocraciaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.Many are the discussion about the need to develop a more collective and participatory in the school. The process of decentralization of management in search of quality in education and overcoming the fragmented and limited concept of government (hierarchical and bureaucratic) to a new understanding of management (democratic) run through a simple nomenclature to become an effective way to live management. In this perspective, this study aims to examine some key points that underpin the Political Pedagogical Project of the Municipal School of Education and Children, Teonísio Wagner Elementary School, located in the District Jardim Peperi, municipality of São Miguel do Oeste / SC. This bibliography research with discuss about the local culture where the school context and its curriculum, is insert discuss issues relevant to the school with the current legislation in force, establish a dialogue between the literature of the field of management with the current PPP and, extend the discussions about the democratic and participatory management. We can verity that the main programs of the Federal Government is legal and real possibilities for the implementation of numerous expectations, such as the universalization of basic education of quality and professionally. The PPP of the school when structured from the desires of the community school and programs tied to these gains strength. The PPP, when discussed again, will need to be more objective and easily accessible, with greater emphasis include the goals and educational, in depth dialogue with the literature of the area. Thus is increasingly strengthening its relationship with the school community.Muitas são as discussões sobre a necessidade de desenvolver um trabalho mais coletivo e participativo na escola. O processo de descentralização da gestão em busca da qualidade do ensino e na superação do conceito fragmentado e limitado de administração (hierárquica e burocratizada) para um novo entendimento de gestão (democrática) transpassa uma simples nomenclatura para tornar-se um efetivo modo de viver a gestão. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar os principais pontos que alicerçam o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Teonísio Wagner, localizada no Bairro Jardim Peperi, município de São Miguel do Oeste/SC. Esta pesquisa bibliográfica discute sobre a cultura local onde está inserida a escola e o seu currículo, problematiza questões pertinentes ao contexto escolar com a atual Legislação vigente; estabelece um diálogo entre a literatura da área de gestão com o atual PPP e; amplia as discussões acerca da Gestão democrática e participativa. Pode-se constatar que os principais programas do Governo Federal são possibilidades legais e reais para a concretização de inúmeras expectativas, a exemplo da universalização da Educação Básica de qualidade e a valorização profissional. O PPP da escola, quando estruturado a partir dos anseios da comunidade escolar e vinculado aos referidos programas, ganha força. O PPP, ao ser rediscutido, precisará ser mais objetivo e de fácil acesso; enfatizar as metas pedagógicas e; dialogar com a literatura da área. Dessa maneira, estreitará cada vez mais a sua relação com a comunidade escolar.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMunhóz, Maria AlcioneLoro, Alexandre Paulo2014-09-10T15:43:38Z2014-09-10T15:43:38Z2009-08-082009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/454ark:/26339/001300000ntv5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:40Zoai:repositorio.ufsm.br:1/454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:40Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar e projeto político pedagógico: possibilidades de democracia
title Gestão escolar e projeto político pedagógico: possibilidades de democracia
spellingShingle Gestão escolar e projeto político pedagógico: possibilidades de democracia
Loro, Alexandre Paulo
Gestão educacional
Gestão escolar
PPP (Projeto político-pedagógico)
Democracia
title_short Gestão escolar e projeto político pedagógico: possibilidades de democracia
title_full Gestão escolar e projeto político pedagógico: possibilidades de democracia
title_fullStr Gestão escolar e projeto político pedagógico: possibilidades de democracia
title_full_unstemmed Gestão escolar e projeto político pedagógico: possibilidades de democracia
title_sort Gestão escolar e projeto político pedagógico: possibilidades de democracia
author Loro, Alexandre Paulo
author_facet Loro, Alexandre Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Munhóz, Maria Alcione
dc.contributor.author.fl_str_mv Loro, Alexandre Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão educacional
Gestão escolar
PPP (Projeto político-pedagógico)
Democracia
topic Gestão educacional
Gestão escolar
PPP (Projeto político-pedagógico)
Democracia
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-08
2009
2014-09-10T15:43:38Z
2014-09-10T15:43:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/454
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000ntv5
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/454
identifier_str_mv ark:/26339/001300000ntv5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1821326000167845888