Espaços educativos impulsionadores da educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos,Hedy Silva Ramos de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Spazziani,Maria de Lourdes, Guerra,Antonio Fernando Silveira, Figueiredo,João Batista de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000100003
Resumo: A educação ambiental (EA) vem-se expandindo no Brasil em diversos espaços educativos formais e não-formais. Este texto considera a EA provocadora de mudanças políticas, estimuladora de uma racionalidade ética e ecológica e promovedora de atitudes e valores pessoais e de práticas sociais compatíveis com a sustentabilidade da vida na Terra. Sob esta visão, o artigo tem como objetivo refletir sobre a expansão da educação ambiental nas universidades brasileiras, nos últimos vinte anos; discutir as possíveis mudanças educacionais das políticas públicas da área, a partir da Constituição de 1988; considerar a possível influência das forças dos movimentos sociais da sociedade organizada e das redes de EA locais, regionais e nacionais formadas com a generalização do uso da informática, como impulsionadora da sua expansão. A EA se constitui e se formaliza com o respaldo de uma política nacional que propicia sua permanência e aprofundamento nos espaços já conquistados e promove sua inserção nos demais contextos da sociedade organizada.
id CEDES-2_e913fba329ace35d8af741e04cc11c00
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622009000100003
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Espaços educativos impulsionadores da educação ambientalEducação ambientalUniversidadePolíticas públicasRedesMovimentos sociaisA educação ambiental (EA) vem-se expandindo no Brasil em diversos espaços educativos formais e não-formais. Este texto considera a EA provocadora de mudanças políticas, estimuladora de uma racionalidade ética e ecológica e promovedora de atitudes e valores pessoais e de práticas sociais compatíveis com a sustentabilidade da vida na Terra. Sob esta visão, o artigo tem como objetivo refletir sobre a expansão da educação ambiental nas universidades brasileiras, nos últimos vinte anos; discutir as possíveis mudanças educacionais das políticas públicas da área, a partir da Constituição de 1988; considerar a possível influência das forças dos movimentos sociais da sociedade organizada e das redes de EA locais, regionais e nacionais formadas com a generalização do uso da informática, como impulsionadora da sua expansão. A EA se constitui e se formaliza com o respaldo de uma política nacional que propicia sua permanência e aprofundamento nos espaços já conquistados e promove sua inserção nos demais contextos da sociedade organizada.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000100003Cadernos CEDES v.29 n.77 2009reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622009000100003info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcellos,Hedy Silva Ramos deSpazziani,Maria de LourdesGuerra,Antonio Fernando SilveiraFigueiredo,João Batista de Albuquerquepor2009-08-07T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622009000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2009-08-07T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaços educativos impulsionadores da educação ambiental
title Espaços educativos impulsionadores da educação ambiental
spellingShingle Espaços educativos impulsionadores da educação ambiental
Vasconcellos,Hedy Silva Ramos de
Educação ambiental
Universidade
Políticas públicas
Redes
Movimentos sociais
title_short Espaços educativos impulsionadores da educação ambiental
title_full Espaços educativos impulsionadores da educação ambiental
title_fullStr Espaços educativos impulsionadores da educação ambiental
title_full_unstemmed Espaços educativos impulsionadores da educação ambiental
title_sort Espaços educativos impulsionadores da educação ambiental
author Vasconcellos,Hedy Silva Ramos de
author_facet Vasconcellos,Hedy Silva Ramos de
Spazziani,Maria de Lourdes
Guerra,Antonio Fernando Silveira
Figueiredo,João Batista de Albuquerque
author_role author
author2 Spazziani,Maria de Lourdes
Guerra,Antonio Fernando Silveira
Figueiredo,João Batista de Albuquerque
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos,Hedy Silva Ramos de
Spazziani,Maria de Lourdes
Guerra,Antonio Fernando Silveira
Figueiredo,João Batista de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Universidade
Políticas públicas
Redes
Movimentos sociais
topic Educação ambiental
Universidade
Políticas públicas
Redes
Movimentos sociais
description A educação ambiental (EA) vem-se expandindo no Brasil em diversos espaços educativos formais e não-formais. Este texto considera a EA provocadora de mudanças políticas, estimuladora de uma racionalidade ética e ecológica e promovedora de atitudes e valores pessoais e de práticas sociais compatíveis com a sustentabilidade da vida na Terra. Sob esta visão, o artigo tem como objetivo refletir sobre a expansão da educação ambiental nas universidades brasileiras, nos últimos vinte anos; discutir as possíveis mudanças educacionais das políticas públicas da área, a partir da Constituição de 1988; considerar a possível influência das forças dos movimentos sociais da sociedade organizada e das redes de EA locais, regionais e nacionais formadas com a generalização do uso da informática, como impulsionadora da sua expansão. A EA se constitui e se formaliza com o respaldo de uma política nacional que propicia sua permanência e aprofundamento nos espaços já conquistados e promove sua inserção nos demais contextos da sociedade organizada.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622009000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.29 n.77 2009
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605478019072