O professor de filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aspis,Renata Pereira Lima
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300004
Resumo: O ensino de filosofia para jovens na escola justifica-se se esse for o ensino de criação de conceitos que dêem conta de seus problemas. Não há cisão entre filosofia e filosofar. O ensino de filosofia deve ser produção de filosofia como o fazem os filósofos, portanto o professor de filosofia deve ser filósofo. O ensino da disciplina filosófica no pensamento leva à criação de parâmetros filosóficos para o jovem criar a si e ao mundo de forma original e autônoma.
id CEDES-2_fc42a712a806f81d8816933743c72989
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622004000300004
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling O professor de filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosóficaEnsinoFormaçãoExperiência filosóficaProfessorCriação de conceitosO ensino de filosofia para jovens na escola justifica-se se esse for o ensino de criação de conceitos que dêem conta de seus problemas. Não há cisão entre filosofia e filosofar. O ensino de filosofia deve ser produção de filosofia como o fazem os filósofos, portanto o professor de filosofia deve ser filósofo. O ensino da disciplina filosófica no pensamento leva à criação de parâmetros filosóficos para o jovem criar a si e ao mundo de forma original e autônoma.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300004Cadernos CEDES v.24 n.64 2004reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622004000300004info:eu-repo/semantics/openAccessAspis,Renata Pereira Limapor2005-02-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622004000300004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2005-02-01T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor de filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica
title O professor de filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica
spellingShingle O professor de filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica
Aspis,Renata Pereira Lima
Ensino
Formação
Experiência filosófica
Professor
Criação de conceitos
title_short O professor de filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica
title_full O professor de filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica
title_fullStr O professor de filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica
title_full_unstemmed O professor de filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica
title_sort O professor de filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica
author Aspis,Renata Pereira Lima
author_facet Aspis,Renata Pereira Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aspis,Renata Pereira Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Formação
Experiência filosófica
Professor
Criação de conceitos
topic Ensino
Formação
Experiência filosófica
Professor
Criação de conceitos
description O ensino de filosofia para jovens na escola justifica-se se esse for o ensino de criação de conceitos que dêem conta de seus problemas. Não há cisão entre filosofia e filosofar. O ensino de filosofia deve ser produção de filosofia como o fazem os filósofos, portanto o professor de filosofia deve ser filósofo. O ensino da disciplina filosófica no pensamento leva à criação de parâmetros filosóficos para o jovem criar a si e ao mundo de forma original e autônoma.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622004000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.24 n.64 2004
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605156106240