O ENSINO DE FILOSOFIA E A PEDAGOGIA DO CONCEITO; UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, José Renato de Araújo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Gleison Lima da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/71852
Resumo: Ao pensar as linhas e o percurso histórico do ensino de filosofia no Brasil, especificamente no âmbito do ensino médio iremos nos deparar com inúmeros paradoxos e tensões curriculares que não favorecem a relação do ensino de filosofia com a pedagogia do conceito, impedindo assim que esta atividade meramente pedagógica venha a se tornar um exercício verdadeiramente filosófico. Nesse sentido, à luz dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, torna-se relevante explicitar a pedagogia do conceito e suas possíveis contribuições para o ensino de filosofia no contexto do ensino médio. A partir do diálogo com estes e outros teóricos, teremos como objetivo pensar a pedagogia do conceito como possibilidade de construção de saberes filosóficos e superação do ensino de filosofia tradicional. A metodologia utilizada para a construção de saberes neste estudo foi à pesquisa bibliográfica a partir da leitura atenta de teóricos como Deleuze (1992), Severino (2010), Gallo (2012), documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999) dentre outros. O artigo está organizado em uma breve introdução apresentando a temática, os objetivos, o percurso metodológico, dois capítulos subsequentes enfatizando algumas problematizações válidas e necessárias acerca do uso do ensino de filosofia no ensino médio sob a perspectiva Deleuzoguattariana, em seguida, as considerações finais sintetizando as principais ideias discutidas ao longo do texto.
id UFC-11_db5386d4b48aa1ea8d995d9336dd87d6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/71852
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling O ENSINO DE FILOSOFIA E A PEDAGOGIA DO CONCEITO; UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIOEnsinoFilosofiaConceitoCriaçãoAo pensar as linhas e o percurso histórico do ensino de filosofia no Brasil, especificamente no âmbito do ensino médio iremos nos deparar com inúmeros paradoxos e tensões curriculares que não favorecem a relação do ensino de filosofia com a pedagogia do conceito, impedindo assim que esta atividade meramente pedagógica venha a se tornar um exercício verdadeiramente filosófico. Nesse sentido, à luz dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, torna-se relevante explicitar a pedagogia do conceito e suas possíveis contribuições para o ensino de filosofia no contexto do ensino médio. A partir do diálogo com estes e outros teóricos, teremos como objetivo pensar a pedagogia do conceito como possibilidade de construção de saberes filosóficos e superação do ensino de filosofia tradicional. A metodologia utilizada para a construção de saberes neste estudo foi à pesquisa bibliográfica a partir da leitura atenta de teóricos como Deleuze (1992), Severino (2010), Gallo (2012), documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999) dentre outros. O artigo está organizado em uma breve introdução apresentando a temática, os objetivos, o percurso metodológico, dois capítulos subsequentes enfatizando algumas problematizações válidas e necessárias acerca do uso do ensino de filosofia no ensino médio sob a perspectiva Deleuzoguattariana, em seguida, as considerações finais sintetizando as principais ideias discutidas ao longo do texto.Universidade Federal do Ceará (UFC)2021-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/7185210.30611/2021n23id71852Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 23 (2021): Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (III); 120-1372317-201010.30611/2021n23reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/71852/197298Copyright (c) 2021 José Renato de Araújo Sousa, Gleison Lima da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, José Renato de AraújoSilva, Gleison Lima da2021-09-08T05:02:20Zoai:periodicos.ufc:article/71852Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2021-09-08T05:02:20Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE FILOSOFIA E A PEDAGOGIA DO CONCEITO; UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO
title O ENSINO DE FILOSOFIA E A PEDAGOGIA DO CONCEITO; UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle O ENSINO DE FILOSOFIA E A PEDAGOGIA DO CONCEITO; UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO
Sousa, José Renato de Araújo
Ensino
Filosofia
Conceito
Criação
title_short O ENSINO DE FILOSOFIA E A PEDAGOGIA DO CONCEITO; UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO
title_full O ENSINO DE FILOSOFIA E A PEDAGOGIA DO CONCEITO; UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr O ENSINO DE FILOSOFIA E A PEDAGOGIA DO CONCEITO; UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O ENSINO DE FILOSOFIA E A PEDAGOGIA DO CONCEITO; UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO
title_sort O ENSINO DE FILOSOFIA E A PEDAGOGIA DO CONCEITO; UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO
author Sousa, José Renato de Araújo
author_facet Sousa, José Renato de Araújo
Silva, Gleison Lima da
author_role author
author2 Silva, Gleison Lima da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, José Renato de Araújo
Silva, Gleison Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Filosofia
Conceito
Criação
topic Ensino
Filosofia
Conceito
Criação
description Ao pensar as linhas e o percurso histórico do ensino de filosofia no Brasil, especificamente no âmbito do ensino médio iremos nos deparar com inúmeros paradoxos e tensões curriculares que não favorecem a relação do ensino de filosofia com a pedagogia do conceito, impedindo assim que esta atividade meramente pedagógica venha a se tornar um exercício verdadeiramente filosófico. Nesse sentido, à luz dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, torna-se relevante explicitar a pedagogia do conceito e suas possíveis contribuições para o ensino de filosofia no contexto do ensino médio. A partir do diálogo com estes e outros teóricos, teremos como objetivo pensar a pedagogia do conceito como possibilidade de construção de saberes filosóficos e superação do ensino de filosofia tradicional. A metodologia utilizada para a construção de saberes neste estudo foi à pesquisa bibliográfica a partir da leitura atenta de teóricos como Deleuze (1992), Severino (2010), Gallo (2012), documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999) dentre outros. O artigo está organizado em uma breve introdução apresentando a temática, os objetivos, o percurso metodológico, dois capítulos subsequentes enfatizando algumas problematizações válidas e necessárias acerca do uso do ensino de filosofia no ensino médio sob a perspectiva Deleuzoguattariana, em seguida, as considerações finais sintetizando as principais ideias discutidas ao longo do texto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/71852
10.30611/2021n23id71852
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/71852
identifier_str_mv 10.30611/2021n23id71852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/71852/197298
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 José Renato de Araújo Sousa, Gleison Lima da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 José Renato de Araújo Sousa, Gleison Lima da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 23 (2021): Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (III); 120-137
2317-2010
10.30611/2021n23
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1798320185701040128