SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1557 |
Resumo: | O presente estudo é parte de uma investigação de tese do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem etnográfica, cujo objetivo é identificar saberes matemáticos tradicionais do meio cultural de um contexto pesqueiro amazônico (não escolares) e associá-los a saberes matemáticos curriculares (escolares). A pesquisa foi realizada na Vila dos Pescadores de Bragança-PA, a partir de vivências na pesca de curral. A fundamentação teórica é centrada na etnomatemática, com base em autores como D’Ambrosio (2019) e Costa e Ghedin (2021), dentre outros. Foram identificados 6 diferentes saberes matemáticos não escolares, que foram associados a 16 diferentes saberes matemáticos escolares, e estes, por sua vez, geraram 17 relações entre si. São relações que surgem como oportunidade de contextualização dos saberes tradicionais no currículo escolar, ganhando significado especial na aplicação em instituições educacionais inseridas em comunidades pesqueiras. |
id |
CEEINTER-1_5021f127d48403ca37da588c9656b2bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1557 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAISCurrículoEtnomatemáticaMatemáticaSaberes TradicionaisSaberes EscolaresEducaçãoO presente estudo é parte de uma investigação de tese do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem etnográfica, cujo objetivo é identificar saberes matemáticos tradicionais do meio cultural de um contexto pesqueiro amazônico (não escolares) e associá-los a saberes matemáticos curriculares (escolares). A pesquisa foi realizada na Vila dos Pescadores de Bragança-PA, a partir de vivências na pesca de curral. A fundamentação teórica é centrada na etnomatemática, com base em autores como D’Ambrosio (2019) e Costa e Ghedin (2021), dentre outros. Foram identificados 6 diferentes saberes matemáticos não escolares, que foram associados a 16 diferentes saberes matemáticos escolares, e estes, por sua vez, geraram 17 relações entre si. São relações que surgem como oportunidade de contextualização dos saberes tradicionais no currículo escolar, ganhando significado especial na aplicação em instituições educacionais inseridas em comunidades pesqueiras.Editora CEEINTER2024-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/155710.56579/rei.v6i3.1557Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-15Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-15Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-152674-870310.56579/rei.v6i3reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1557/1305Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Antonio Alison PinheiroLucena, Isabel Cristina Rodrigues de2024-10-04T13:34:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1557Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2024-10-04T13:34:30Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS |
title |
SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS |
spellingShingle |
SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS Martins, Antonio Alison Pinheiro Currículo Etnomatemática Matemática Saberes Tradicionais Saberes Escolares Educação |
title_short |
SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS |
title_full |
SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS |
title_fullStr |
SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS |
title_full_unstemmed |
SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS |
title_sort |
SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS |
author |
Martins, Antonio Alison Pinheiro |
author_facet |
Martins, Antonio Alison Pinheiro Lucena, Isabel Cristina Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Lucena, Isabel Cristina Rodrigues de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Antonio Alison Pinheiro Lucena, Isabel Cristina Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Etnomatemática Matemática Saberes Tradicionais Saberes Escolares Educação |
topic |
Currículo Etnomatemática Matemática Saberes Tradicionais Saberes Escolares Educação |
description |
O presente estudo é parte de uma investigação de tese do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem etnográfica, cujo objetivo é identificar saberes matemáticos tradicionais do meio cultural de um contexto pesqueiro amazônico (não escolares) e associá-los a saberes matemáticos curriculares (escolares). A pesquisa foi realizada na Vila dos Pescadores de Bragança-PA, a partir de vivências na pesca de curral. A fundamentação teórica é centrada na etnomatemática, com base em autores como D’Ambrosio (2019) e Costa e Ghedin (2021), dentre outros. Foram identificados 6 diferentes saberes matemáticos não escolares, que foram associados a 16 diferentes saberes matemáticos escolares, e estes, por sua vez, geraram 17 relações entre si. São relações que surgem como oportunidade de contextualização dos saberes tradicionais no currículo escolar, ganhando significado especial na aplicação em instituições educacionais inseridas em comunidades pesqueiras. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1557 10.56579/rei.v6i3.1557 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1557 |
identifier_str_mv |
10.56579/rei.v6i3.1557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1557/1305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-15 Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-15 Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-15 2674-8703 10.56579/rei.v6i3 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983751577370624 |