SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Antonio Alison Pinheiro
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Lucena, Isabel Cristina Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1557
Resumo: O presente estudo é parte de uma investigação de tese do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem etnográfica, cujo objetivo é identificar saberes matemáticos tradicionais do meio cultural de um contexto pesqueiro amazônico (não escolares) e associá-los a saberes matemáticos curriculares (escolares). A pesquisa foi realizada na Vila dos Pescadores de Bragança-PA, a partir de vivências na pesca de curral. A fundamentação teórica é centrada na etnomatemática, com base em autores como D’Ambrosio (2019) e Costa e Ghedin (2021), dentre outros. Foram identificados 6 diferentes saberes matemáticos não escolares, que foram associados a 16 diferentes saberes matemáticos escolares, e estes, por sua vez, geraram 17 relações entre si. São relações que surgem como oportunidade de contextualização dos saberes tradicionais no currículo escolar, ganhando significado especial na aplicação em instituições educacionais inseridas em comunidades pesqueiras.
id CEEINTER-1_5021f127d48403ca37da588c9656b2bc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1557
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAISCurrículoEtnomatemáticaMatemáticaSaberes TradicionaisSaberes EscolaresEducaçãoO presente estudo é parte de uma investigação de tese do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem etnográfica, cujo objetivo é identificar saberes matemáticos tradicionais do meio cultural de um contexto pesqueiro amazônico (não escolares) e associá-los a saberes matemáticos curriculares (escolares). A pesquisa foi realizada na Vila dos Pescadores de Bragança-PA, a partir de vivências na pesca de curral. A fundamentação teórica é centrada na etnomatemática, com base em autores como D’Ambrosio (2019) e Costa e Ghedin (2021), dentre outros. Foram identificados 6 diferentes saberes matemáticos não escolares, que foram associados a 16 diferentes saberes matemáticos escolares, e estes, por sua vez, geraram 17 relações entre si. São relações que surgem como oportunidade de contextualização dos saberes tradicionais no currículo escolar, ganhando significado especial na aplicação em instituições educacionais inseridas em comunidades pesqueiras.Editora CEEINTER2024-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/155710.56579/rei.v6i3.1557Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-15Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-15Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-152674-870310.56579/rei.v6i3reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1557/1305Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Antonio Alison PinheiroLucena, Isabel Cristina Rodrigues de2024-10-04T13:34:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1557Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2024-10-04T13:34:30Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS
title SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS
spellingShingle SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS
Martins, Antonio Alison Pinheiro
Currículo
Etnomatemática
Matemática
Saberes Tradicionais
Saberes Escolares
Educação
title_short SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS
title_full SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS
title_fullStr SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS
title_full_unstemmed SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS
title_sort SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS
author Martins, Antonio Alison Pinheiro
author_facet Martins, Antonio Alison Pinheiro
Lucena, Isabel Cristina Rodrigues de
author_role author
author2 Lucena, Isabel Cristina Rodrigues de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Antonio Alison Pinheiro
Lucena, Isabel Cristina Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Etnomatemática
Matemática
Saberes Tradicionais
Saberes Escolares
Educação
topic Currículo
Etnomatemática
Matemática
Saberes Tradicionais
Saberes Escolares
Educação
description O presente estudo é parte de uma investigação de tese do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem etnográfica, cujo objetivo é identificar saberes matemáticos tradicionais do meio cultural de um contexto pesqueiro amazônico (não escolares) e associá-los a saberes matemáticos curriculares (escolares). A pesquisa foi realizada na Vila dos Pescadores de Bragança-PA, a partir de vivências na pesca de curral. A fundamentação teórica é centrada na etnomatemática, com base em autores como D’Ambrosio (2019) e Costa e Ghedin (2021), dentre outros. Foram identificados 6 diferentes saberes matemáticos não escolares, que foram associados a 16 diferentes saberes matemáticos escolares, e estes, por sua vez, geraram 17 relações entre si. São relações que surgem como oportunidade de contextualização dos saberes tradicionais no currículo escolar, ganhando significado especial na aplicação em instituições educacionais inseridas em comunidades pesqueiras.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1557
10.56579/rei.v6i3.1557
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1557
identifier_str_mv 10.56579/rei.v6i3.1557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1557/1305
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-15
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-15
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-15
2674-8703
10.56579/rei.v6i3
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983751577370624