Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10528 |
Resumo: | Este artigo pretende discutir algumas das concepções presente nas falas de alunos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia a favor da inclusão do saber cotidiano no contexto escolar. Utilizamos um questionário aberto, que foi analisado e categorizado, tendo como referência a literatura e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Identificamos quatro diferentes categorias, das quais as mais representativas se identificam com os enfoques presentes nos documentos oficiais. Diante disso, entendemos que é fundamental aprofundarmos os estudos sobre as relações que permeiam esses discursos e os interesses que os sustentam, bem como nos parece necessário desvendarmos outros possíveis significados que fundamentam a defesa da busca por relações entre saberes cotidiano e escolar, para que os professores construam seus significados a partir de uma pluralidade de perspectivas, não se limitando às impostas pelos documentos oficiais. |
id |
UNESP-14_022511e3fa645767b97e06afdf775e13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10528 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão MatemáticaSaber Matemático. Saber Cotidiano. Saber Escolar. Currículo.Este artigo pretende discutir algumas das concepções presente nas falas de alunos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia a favor da inclusão do saber cotidiano no contexto escolar. Utilizamos um questionário aberto, que foi analisado e categorizado, tendo como referência a literatura e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Identificamos quatro diferentes categorias, das quais as mais representativas se identificam com os enfoques presentes nos documentos oficiais. Diante disso, entendemos que é fundamental aprofundarmos os estudos sobre as relações que permeiam esses discursos e os interesses que os sustentam, bem como nos parece necessário desvendarmos outros possíveis significados que fundamentam a defesa da busca por relações entre saberes cotidiano e escolar, para que os professores construam seus significados a partir de uma pluralidade de perspectivas, não se limitando às impostas pelos documentos oficiais.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10528Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 17 n. 22 (2004); 1-171980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10528/6934Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, AlexandrinaNacarato, Adair Mendes2015-09-24T13:00:51Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10528Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-24T13:00:51Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática |
title |
Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática |
spellingShingle |
Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática Monteiro, Alexandrina Saber Matemático. Saber Cotidiano. Saber Escolar. Currículo. |
title_short |
Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática |
title_full |
Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática |
title_fullStr |
Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática |
title_full_unstemmed |
Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática |
title_sort |
Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática |
author |
Monteiro, Alexandrina |
author_facet |
Monteiro, Alexandrina Nacarato, Adair Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Nacarato, Adair Mendes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Alexandrina Nacarato, Adair Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saber Matemático. Saber Cotidiano. Saber Escolar. Currículo. |
topic |
Saber Matemático. Saber Cotidiano. Saber Escolar. Currículo. |
description |
Este artigo pretende discutir algumas das concepções presente nas falas de alunos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia a favor da inclusão do saber cotidiano no contexto escolar. Utilizamos um questionário aberto, que foi analisado e categorizado, tendo como referência a literatura e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Identificamos quatro diferentes categorias, das quais as mais representativas se identificam com os enfoques presentes nos documentos oficiais. Diante disso, entendemos que é fundamental aprofundarmos os estudos sobre as relações que permeiam esses discursos e os interesses que os sustentam, bem como nos parece necessário desvendarmos outros possíveis significados que fundamentam a defesa da busca por relações entre saberes cotidiano e escolar, para que os professores construam seus significados a partir de uma pluralidade de perspectivas, não se limitando às impostas pelos documentos oficiais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10528 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10528/6934 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 17 n. 22 (2004); 1-17 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875850076161 |