Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Alexandrina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nacarato, Adair Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10528
Resumo: Este artigo pretende discutir algumas das concepções presente nas falas de alunos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia a favor da inclusão do saber cotidiano no contexto escolar. Utilizamos um questionário aberto, que foi analisado e categorizado, tendo como referência a literatura e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Identificamos quatro diferentes categorias, das quais as mais representativas se identificam com os enfoques presentes nos documentos oficiais. Diante disso, entendemos que é fundamental aprofundarmos os estudos sobre as relações que permeiam esses discursos e os interesses que os sustentam, bem como nos parece necessário desvendarmos outros possíveis significados que fundamentam a defesa da busca por relações entre saberes cotidiano e escolar, para que os professores construam seus significados a partir de uma pluralidade de perspectivas, não se limitando às impostas pelos documentos oficiais.
id UNESP-14_022511e3fa645767b97e06afdf775e13
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10528
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão MatemáticaSaber Matemático. Saber Cotidiano. Saber Escolar. Currículo.Este artigo pretende discutir algumas das concepções presente nas falas de alunos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia a favor da inclusão do saber cotidiano no contexto escolar. Utilizamos um questionário aberto, que foi analisado e categorizado, tendo como referência a literatura e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Identificamos quatro diferentes categorias, das quais as mais representativas se identificam com os enfoques presentes nos documentos oficiais. Diante disso, entendemos que é fundamental aprofundarmos os estudos sobre as relações que permeiam esses discursos e os interesses que os sustentam, bem como nos parece necessário desvendarmos outros possíveis significados que fundamentam a defesa da busca por relações entre saberes cotidiano e escolar, para que os professores construam seus significados a partir de uma pluralidade de perspectivas, não se limitando às impostas pelos documentos oficiais.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10528Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 17 n. 22 (2004); 1-171980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10528/6934Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, AlexandrinaNacarato, Adair Mendes2015-09-24T13:00:51Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10528Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-24T13:00:51Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática
title Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática
spellingShingle Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática
Monteiro, Alexandrina
Saber Matemático. Saber Cotidiano. Saber Escolar. Currículo.
title_short Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática
title_full Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática
title_fullStr Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática
title_full_unstemmed Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática
title_sort Relações entre Saber Escolar e Saber Cotidiano: apropriações discursivas de futuros professores que ensinarão Matemática
author Monteiro, Alexandrina
author_facet Monteiro, Alexandrina
Nacarato, Adair Mendes
author_role author
author2 Nacarato, Adair Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Alexandrina
Nacarato, Adair Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Saber Matemático. Saber Cotidiano. Saber Escolar. Currículo.
topic Saber Matemático. Saber Cotidiano. Saber Escolar. Currículo.
description Este artigo pretende discutir algumas das concepções presente nas falas de alunos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia a favor da inclusão do saber cotidiano no contexto escolar. Utilizamos um questionário aberto, que foi analisado e categorizado, tendo como referência a literatura e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Identificamos quatro diferentes categorias, das quais as mais representativas se identificam com os enfoques presentes nos documentos oficiais. Diante disso, entendemos que é fundamental aprofundarmos os estudos sobre as relações que permeiam esses discursos e os interesses que os sustentam, bem como nos parece necessário desvendarmos outros possíveis significados que fundamentam a defesa da busca por relações entre saberes cotidiano e escolar, para que os professores construam seus significados a partir de uma pluralidade de perspectivas, não se limitando às impostas pelos documentos oficiais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10528
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10528/6934
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 17 n. 22 (2004); 1-17
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875850076161