As relações entre saberes cotidiano e escolar presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Alexandrina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nacarato, Adair Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643683
Resumo: No presente estudo tomamos como objeto de análise a discussão que os PCNs fazem sobre a importância da inserção do saber matemático cotidiano na prática pedagógica escolar e examinamos a concepção de Matemática neles presente, bem como a forma como apresentam as relações entre saberes escolar e cotidiano. O objetivo desta investigação é contribuir para o debate sobre as possibilidades de implantação dos PCNs em âmbitos locais. A análise indicou que no documento há uma forte sobreposição dos saberes escolares aos do cotidiano. Há uma aproximação do saber matemático escolar ao saber científico, enquanto o saber matemático cotidiano é concebido como conhecimento prévio, e, portanto, deve ser superado, dificultando, assim, a coexistência desses dois tipos de saberes. Tal fato indica que, para a construção de propostas curriculares locais, é necessário rediscutir e, talvez, redefinir algumas concepções presentes nos PCNs.Abstract:In this study we examine the discussion that the PCN (Pâmetros Curriculares Nacionais)1 offer about the importance of inserting mathematical daily knowledge in pedagogical school practices. We also analyze mathematical conceptions implied in the PCN, as well as the configuration this document indicates for the connections between school knowledge and daily knowledge. The aim of this investigation is to contribute to the debate about the possibilities of implementation of the PCN in local environments. The analysis indicates that there is a solid superposition of school knowledge over daily knowledge. There is a close approximation of mathematical school knowledge to scientific knowledge, while mathematical daily knowledge is conceived as a kind of previous learning and that, in this quality, it has to be surpassed, which makes the coexistence of the two sorts of knowledge difficult. This fact indicates that the construction of regional curricular proposals demands a new discussion and, perhaps, the redefinition of some conceptions presented by PCN.Key words: Mathematical knowledge. Daily knowledge. School knowledge and curriculum
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