AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/406 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de Trabalho com Projetos na perspectiva investigativa com foco na participação dos estudantes no processo educativo, constituindo-se em ambientes de aprendizagem promotores do protagonismo dos estudantes e do estabelecimento de forte relação com a realidade social. Está ancorado essencialmente em duas bases teóricas: a filosofia de educação, do americano John Dewey (1959), e o conceito de cenários para investigação, postulado pelo dinamarquês Ole Skovsmose (2000, 2001, 2010). O estudo, de cunho bibliográfico, evidencia que a perspectiva defendida por esses autores promove um Ambiente de Aprendizagem que possibilita a participação ativa dos estudantes, mobilizando o protagonismo para/na construção do conhecimento. Os argumentos fazem um convite para pensarmos sobre nosso posicionamento enquanto professores/as, evidenciando que é preciso revisitar e ressignificar conhecimentos e práticas pedagógicas, adentrando a chamada Zona de Risco. O desafio que inquieta é como de fato efetivar o Trabalho com Projetos nas escolas, hoje, considerando uma perspectiva investigativa, em que o estudante seja um sujeito atuante e reflexivo. |
id |
CEEINTER-1_808c8b1757c9ea0efb72111090fc9f3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/406 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIALTrabalho com projetosCenários para investigaçãoEstudante protagonistaAmbientes de aprendizagemO presente estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de Trabalho com Projetos na perspectiva investigativa com foco na participação dos estudantes no processo educativo, constituindo-se em ambientes de aprendizagem promotores do protagonismo dos estudantes e do estabelecimento de forte relação com a realidade social. Está ancorado essencialmente em duas bases teóricas: a filosofia de educação, do americano John Dewey (1959), e o conceito de cenários para investigação, postulado pelo dinamarquês Ole Skovsmose (2000, 2001, 2010). O estudo, de cunho bibliográfico, evidencia que a perspectiva defendida por esses autores promove um Ambiente de Aprendizagem que possibilita a participação ativa dos estudantes, mobilizando o protagonismo para/na construção do conhecimento. Os argumentos fazem um convite para pensarmos sobre nosso posicionamento enquanto professores/as, evidenciando que é preciso revisitar e ressignificar conhecimentos e práticas pedagógicas, adentrando a chamada Zona de Risco. O desafio que inquieta é como de fato efetivar o Trabalho com Projetos nas escolas, hoje, considerando uma perspectiva investigativa, em que o estudante seja um sujeito atuante e reflexivo.Editora CEEINTER2023-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/406Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 91-109Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 91-109Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 91-1092674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/406/576Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessBasso, Susana SchwartzBernardi, Luci dos Santos2023-05-03T20:13:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/406Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2023-05-03T20:13:22Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL |
title |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL |
spellingShingle |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL Basso, Susana Schwartz Trabalho com projetos Cenários para investigação Estudante protagonista Ambientes de aprendizagem |
title_short |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL |
title_full |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL |
title_fullStr |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL |
title_full_unstemmed |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL |
title_sort |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL |
author |
Basso, Susana Schwartz |
author_facet |
Basso, Susana Schwartz Bernardi, Luci dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Bernardi, Luci dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basso, Susana Schwartz Bernardi, Luci dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho com projetos Cenários para investigação Estudante protagonista Ambientes de aprendizagem |
topic |
Trabalho com projetos Cenários para investigação Estudante protagonista Ambientes de aprendizagem |
description |
O presente estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de Trabalho com Projetos na perspectiva investigativa com foco na participação dos estudantes no processo educativo, constituindo-se em ambientes de aprendizagem promotores do protagonismo dos estudantes e do estabelecimento de forte relação com a realidade social. Está ancorado essencialmente em duas bases teóricas: a filosofia de educação, do americano John Dewey (1959), e o conceito de cenários para investigação, postulado pelo dinamarquês Ole Skovsmose (2000, 2001, 2010). O estudo, de cunho bibliográfico, evidencia que a perspectiva defendida por esses autores promove um Ambiente de Aprendizagem que possibilita a participação ativa dos estudantes, mobilizando o protagonismo para/na construção do conhecimento. Os argumentos fazem um convite para pensarmos sobre nosso posicionamento enquanto professores/as, evidenciando que é preciso revisitar e ressignificar conhecimentos e práticas pedagógicas, adentrando a chamada Zona de Risco. O desafio que inquieta é como de fato efetivar o Trabalho com Projetos nas escolas, hoje, considerando uma perspectiva investigativa, em que o estudante seja um sujeito atuante e reflexivo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/406 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/406/576 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 91-109 Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 91-109 Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 91-109 2674-8703 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983749914329088 |