AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso, Susana Schwartz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bernardi, Luci dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/406
Resumo: O presente estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de Trabalho com Projetos na perspectiva investigativa com foco na participação dos estudantes no processo educativo, constituindo-se em ambientes de aprendizagem promotores do protagonismo dos estudantes e do estabelecimento de forte relação com a realidade social. Está ancorado essencialmente em duas bases teóricas: a filosofia de educação, do americano John Dewey (1959), e o conceito de cenários para investigação, postulado pelo dinamarquês Ole Skovsmose (2000, 2001, 2010). O estudo, de cunho bibliográfico, evidencia que a perspectiva defendida por esses autores promove um Ambiente de Aprendizagem que possibilita a participação ativa dos estudantes, mobilizando o protagonismo para/na construção do conhecimento. Os argumentos fazem um convite para pensarmos sobre nosso posicionamento enquanto professores/as, evidenciando que é preciso revisitar e ressignificar conhecimentos e práticas pedagógicas, adentrando a chamada Zona de Risco. O desafio que inquieta é como de fato efetivar o Trabalho com Projetos nas escolas, hoje, considerando uma perspectiva investigativa, em que o estudante seja um sujeito atuante e reflexivo.
id CEEINTER-1_808c8b1757c9ea0efb72111090fc9f3e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/406
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIALTrabalho com projetosCenários para investigaçãoEstudante protagonistaAmbientes de aprendizagemO presente estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de Trabalho com Projetos na perspectiva investigativa com foco na participação dos estudantes no processo educativo, constituindo-se em ambientes de aprendizagem promotores do protagonismo dos estudantes e do estabelecimento de forte relação com a realidade social. Está ancorado essencialmente em duas bases teóricas: a filosofia de educação, do americano John Dewey (1959), e o conceito de cenários para investigação, postulado pelo dinamarquês Ole Skovsmose (2000, 2001, 2010). O estudo, de cunho bibliográfico, evidencia que a perspectiva defendida por esses autores promove um Ambiente de Aprendizagem que possibilita a participação ativa dos estudantes, mobilizando o protagonismo para/na construção do conhecimento. Os argumentos fazem um convite para pensarmos sobre nosso posicionamento enquanto professores/as, evidenciando que é preciso revisitar e ressignificar conhecimentos e práticas pedagógicas, adentrando a chamada Zona de Risco. O desafio que inquieta é como de fato efetivar o Trabalho com Projetos nas escolas, hoje, considerando uma perspectiva investigativa, em que o estudante seja um sujeito atuante e reflexivo.Editora CEEINTER2023-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/406Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 91-109Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 91-109Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 91-1092674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/406/576Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessBasso, Susana SchwartzBernardi, Luci dos Santos2023-05-03T20:13:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/406Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2023-05-03T20:13:22Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL
title AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL
spellingShingle AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL
Basso, Susana Schwartz
Trabalho com projetos
Cenários para investigação
Estudante protagonista
Ambientes de aprendizagem
title_short AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL
title_full AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL
title_fullStr AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL
title_full_unstemmed AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL
title_sort AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL
author Basso, Susana Schwartz
author_facet Basso, Susana Schwartz
Bernardi, Luci dos Santos
author_role author
author2 Bernardi, Luci dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basso, Susana Schwartz
Bernardi, Luci dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho com projetos
Cenários para investigação
Estudante protagonista
Ambientes de aprendizagem
topic Trabalho com projetos
Cenários para investigação
Estudante protagonista
Ambientes de aprendizagem
description O presente estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de Trabalho com Projetos na perspectiva investigativa com foco na participação dos estudantes no processo educativo, constituindo-se em ambientes de aprendizagem promotores do protagonismo dos estudantes e do estabelecimento de forte relação com a realidade social. Está ancorado essencialmente em duas bases teóricas: a filosofia de educação, do americano John Dewey (1959), e o conceito de cenários para investigação, postulado pelo dinamarquês Ole Skovsmose (2000, 2001, 2010). O estudo, de cunho bibliográfico, evidencia que a perspectiva defendida por esses autores promove um Ambiente de Aprendizagem que possibilita a participação ativa dos estudantes, mobilizando o protagonismo para/na construção do conhecimento. Os argumentos fazem um convite para pensarmos sobre nosso posicionamento enquanto professores/as, evidenciando que é preciso revisitar e ressignificar conhecimentos e práticas pedagógicas, adentrando a chamada Zona de Risco. O desafio que inquieta é como de fato efetivar o Trabalho com Projetos nas escolas, hoje, considerando uma perspectiva investigativa, em que o estudante seja um sujeito atuante e reflexivo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/406
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/406/576
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 91-109
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 91-109
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 91-109
2674-8703
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983749914329088