LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/337 |
Resumo: | Nesse artigo apresentamos e discutimos possibilidades de utilização de ferramentas de escrita colaborativa no desenvolvimento de atividades investigativas em matemática por grupos de alunos online. O referencial utilizado para a análise dos dados foi o construto teórico seres-humanos-com- mídias, que considera o conhecimento como produzido por coletivos pensantes de humanos e não humanos. Além disso, tecemos considerações sobre ambientes de aprendizagem como cenários para investigação e sobre uma caracterização de diálogo. A partir dessa análise evidenciamos diferentes processos de busca pela legitimação de respostas, envolvendo debate na sala de bate-papo, justaposição de afirmativas individuais e negociação de significados. Concluímos que, dadas às características de produção coletiva de respostas, diálogo e investigação, as ferramentas de escrita colaborativa possibilitam trabalhos em grupos em tempo real via Internet na Educação a Distância. |
id |
UFPA-6_5e4fc0401d9f8370407c9ad94d0244f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/337 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINEcenários para investigaçãoaprendizagem colaborativa apoiada por computadoresescrita colaborativaprodução de conhecimentoNesse artigo apresentamos e discutimos possibilidades de utilização de ferramentas de escrita colaborativa no desenvolvimento de atividades investigativas em matemática por grupos de alunos online. O referencial utilizado para a análise dos dados foi o construto teórico seres-humanos-com- mídias, que considera o conhecimento como produzido por coletivos pensantes de humanos e não humanos. Além disso, tecemos considerações sobre ambientes de aprendizagem como cenários para investigação e sobre uma caracterização de diálogo. A partir dessa análise evidenciamos diferentes processos de busca pela legitimação de respostas, envolvendo debate na sala de bate-papo, justaposição de afirmativas individuais e negociação de significados. Concluímos que, dadas às características de produção coletiva de respostas, diálogo e investigação, as ferramentas de escrita colaborativa possibilitam trabalhos em grupos em tempo real via Internet na Educação a Distância.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2013-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/337REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 27-522675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/337/337Copyright (c) 2013 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessZampieri, Maria TeresaPereira Heitmann, Felipe2022-10-15T14:12:25Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/337Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:12:25Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE |
title |
LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE |
spellingShingle |
LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE Zampieri, Maria Teresa cenários para investigação aprendizagem colaborativa apoiada por computadores escrita colaborativa produção de conhecimento |
title_short |
LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE |
title_full |
LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE |
title_fullStr |
LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE |
title_full_unstemmed |
LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE |
title_sort |
LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE |
author |
Zampieri, Maria Teresa |
author_facet |
Zampieri, Maria Teresa Pereira Heitmann, Felipe |
author_role |
author |
author2 |
Pereira Heitmann, Felipe |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zampieri, Maria Teresa Pereira Heitmann, Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cenários para investigação aprendizagem colaborativa apoiada por computadores escrita colaborativa produção de conhecimento |
topic |
cenários para investigação aprendizagem colaborativa apoiada por computadores escrita colaborativa produção de conhecimento |
description |
Nesse artigo apresentamos e discutimos possibilidades de utilização de ferramentas de escrita colaborativa no desenvolvimento de atividades investigativas em matemática por grupos de alunos online. O referencial utilizado para a análise dos dados foi o construto teórico seres-humanos-com- mídias, que considera o conhecimento como produzido por coletivos pensantes de humanos e não humanos. Além disso, tecemos considerações sobre ambientes de aprendizagem como cenários para investigação e sobre uma caracterização de diálogo. A partir dessa análise evidenciamos diferentes processos de busca pela legitimação de respostas, envolvendo debate na sala de bate-papo, justaposição de afirmativas individuais e negociação de significados. Concluímos que, dadas às características de produção coletiva de respostas, diálogo e investigação, as ferramentas de escrita colaborativa possibilitam trabalhos em grupos em tempo real via Internet na Educação a Distância. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/337 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/337/337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 27-52 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004155650048 |