LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zampieri, Maria Teresa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pereira Heitmann, Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/337
Resumo: Nesse  artigo  apresentamos  e  discutimos  possibilidades  de  utilização  de ferramentas de escrita colaborativa no desenvolvimento de atividades investigativas  em  matemática  por  grupos  de  alunos  online.  O  referencial utilizado para a análise dos dados foi o construto teórico seres-humanos-com- mídias, que considera o conhecimento como produzido por coletivos pensantes de  humanos  e  não  humanos.  Além  disso,  tecemos  considerações  sobre ambientes de aprendizagem como cenários para investigação e sobre uma caracterização de diálogo. A partir dessa análise evidenciamos diferentes processos de busca pela legitimação de respostas, envolvendo debate na sala de bate-papo, justaposição de afirmativas individuais e negociação de significados. Concluímos que, dadas às características de produção coletiva de respostas, diálogo e investigação, as ferramentas de escrita colaborativa possibilitam trabalhos em grupos em tempo real via Internet na Educação a Distância.
id UFPA-6_5e4fc0401d9f8370407c9ad94d0244f3
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/337
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINEcenários para investigaçãoaprendizagem colaborativa apoiada por computadoresescrita colaborativaprodução de conhecimentoNesse  artigo  apresentamos  e  discutimos  possibilidades  de  utilização  de ferramentas de escrita colaborativa no desenvolvimento de atividades investigativas  em  matemática  por  grupos  de  alunos  online.  O  referencial utilizado para a análise dos dados foi o construto teórico seres-humanos-com- mídias, que considera o conhecimento como produzido por coletivos pensantes de  humanos  e  não  humanos.  Além  disso,  tecemos  considerações  sobre ambientes de aprendizagem como cenários para investigação e sobre uma caracterização de diálogo. A partir dessa análise evidenciamos diferentes processos de busca pela legitimação de respostas, envolvendo debate na sala de bate-papo, justaposição de afirmativas individuais e negociação de significados. Concluímos que, dadas às características de produção coletiva de respostas, diálogo e investigação, as ferramentas de escrita colaborativa possibilitam trabalhos em grupos em tempo real via Internet na Educação a Distância.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2013-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/337REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 27-522675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/337/337Copyright (c) 2013 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessZampieri, Maria TeresaPereira Heitmann, Felipe2022-10-15T14:12:25Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/337Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:12:25Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE
title LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE
spellingShingle LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE
Zampieri, Maria Teresa
cenários para investigação
aprendizagem colaborativa apoiada por computadores
escrita colaborativa
produção de conhecimento
title_short LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE
title_full LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE
title_fullStr LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE
title_full_unstemmed LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE
title_sort LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE
author Zampieri, Maria Teresa
author_facet Zampieri, Maria Teresa
Pereira Heitmann, Felipe
author_role author
author2 Pereira Heitmann, Felipe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zampieri, Maria Teresa
Pereira Heitmann, Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv cenários para investigação
aprendizagem colaborativa apoiada por computadores
escrita colaborativa
produção de conhecimento
topic cenários para investigação
aprendizagem colaborativa apoiada por computadores
escrita colaborativa
produção de conhecimento
description Nesse  artigo  apresentamos  e  discutimos  possibilidades  de  utilização  de ferramentas de escrita colaborativa no desenvolvimento de atividades investigativas  em  matemática  por  grupos  de  alunos  online.  O  referencial utilizado para a análise dos dados foi o construto teórico seres-humanos-com- mídias, que considera o conhecimento como produzido por coletivos pensantes de  humanos  e  não  humanos.  Além  disso,  tecemos  considerações  sobre ambientes de aprendizagem como cenários para investigação e sobre uma caracterização de diálogo. A partir dessa análise evidenciamos diferentes processos de busca pela legitimação de respostas, envolvendo debate na sala de bate-papo, justaposição de afirmativas individuais e negociação de significados. Concluímos que, dadas às características de produção coletiva de respostas, diálogo e investigação, as ferramentas de escrita colaborativa possibilitam trabalhos em grupos em tempo real via Internet na Educação a Distância.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/337
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/337/337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 27-52
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004155650048