A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto Reis Marques , Sandro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/207
Resumo: Nota-se que a psicopedagogia trabalha no contexto da aprendizagem, tendo como intuito o estudo da necessidade de compreender melhor o ser humano aprendente e as respectivas dificuldades e fatores que influenciam ou interferem nesse processo. Nesse contexto, os alunos que possuem o transtorno do espectro autista, o profissional apresenta um papel imprescindível no que tange ao processo de ensino e aprendizagem. Assim o presente trabalho tem como objetivo a realização de um estudo sobre a importância do trabalho do psicopedagogo no contexto da alfabetização para os alunos que possuem autismo. Como metodologia, o trabalho teve como característica uma pesquisa bibliográfica, no qual foram consultados livros e artigos científicos da área, que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Como conclusão destaca-se que as práticas utilizadas e desenvolvidas pelo psicopedagogo, possibilitam que crianças que possuem TEA possam ao longo do tempo, “romper” as maiores dificuldades e o estágio no qual a criança se encontra porque as atividades adaptadas devem despertar o interesse do aluno fazendo com que este se encontre estimulado, para que aos poucos aconteça uma evolução gradual no processo do ato de ler e escrever.
id CEEINTER-1_83759276c1f0813a85f135cc90e1e93b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/207
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃOAutismo; Alfabetização; Psicopedagogo; Ensino e aprendizagem.AlfabetizaçãoNota-se que a psicopedagogia trabalha no contexto da aprendizagem, tendo como intuito o estudo da necessidade de compreender melhor o ser humano aprendente e as respectivas dificuldades e fatores que influenciam ou interferem nesse processo. Nesse contexto, os alunos que possuem o transtorno do espectro autista, o profissional apresenta um papel imprescindível no que tange ao processo de ensino e aprendizagem. Assim o presente trabalho tem como objetivo a realização de um estudo sobre a importância do trabalho do psicopedagogo no contexto da alfabetização para os alunos que possuem autismo. Como metodologia, o trabalho teve como característica uma pesquisa bibliográfica, no qual foram consultados livros e artigos científicos da área, que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Como conclusão destaca-se que as práticas utilizadas e desenvolvidas pelo psicopedagogo, possibilitam que crianças que possuem TEA possam ao longo do tempo, “romper” as maiores dificuldades e o estágio no qual a criança se encontra porque as atividades adaptadas devem despertar o interesse do aluno fazendo com que este se encontre estimulado, para que aos poucos aconteça uma evolução gradual no processo do ato de ler e escrever.Editora CEEINTER2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/207Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 213-222Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 213-222Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 213-2222674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/207/201Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessAugusto Reis Marques , Sandro 2021-09-03T21:36:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/207Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-09-03T21:36:52Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO
title A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO
spellingShingle A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO
Augusto Reis Marques , Sandro
Autismo; Alfabetização; Psicopedagogo; Ensino e aprendizagem.
Alfabetização
title_short A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO
title_full A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO
title_fullStr A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO
title_full_unstemmed A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO
title_sort A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO
author Augusto Reis Marques , Sandro
author_facet Augusto Reis Marques , Sandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto Reis Marques , Sandro
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo; Alfabetização; Psicopedagogo; Ensino e aprendizagem.
Alfabetização
topic Autismo; Alfabetização; Psicopedagogo; Ensino e aprendizagem.
Alfabetização
description Nota-se que a psicopedagogia trabalha no contexto da aprendizagem, tendo como intuito o estudo da necessidade de compreender melhor o ser humano aprendente e as respectivas dificuldades e fatores que influenciam ou interferem nesse processo. Nesse contexto, os alunos que possuem o transtorno do espectro autista, o profissional apresenta um papel imprescindível no que tange ao processo de ensino e aprendizagem. Assim o presente trabalho tem como objetivo a realização de um estudo sobre a importância do trabalho do psicopedagogo no contexto da alfabetização para os alunos que possuem autismo. Como metodologia, o trabalho teve como característica uma pesquisa bibliográfica, no qual foram consultados livros e artigos científicos da área, que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Como conclusão destaca-se que as práticas utilizadas e desenvolvidas pelo psicopedagogo, possibilitam que crianças que possuem TEA possam ao longo do tempo, “romper” as maiores dificuldades e o estágio no qual a criança se encontra porque as atividades adaptadas devem despertar o interesse do aluno fazendo com que este se encontre estimulado, para que aos poucos aconteça uma evolução gradual no processo do ato de ler e escrever.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/207
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/207/201
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 213-222
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 213-222
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 213-222
2674-8703
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983749377458176