A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/207 |
Resumo: | Nota-se que a psicopedagogia trabalha no contexto da aprendizagem, tendo como intuito o estudo da necessidade de compreender melhor o ser humano aprendente e as respectivas dificuldades e fatores que influenciam ou interferem nesse processo. Nesse contexto, os alunos que possuem o transtorno do espectro autista, o profissional apresenta um papel imprescindível no que tange ao processo de ensino e aprendizagem. Assim o presente trabalho tem como objetivo a realização de um estudo sobre a importância do trabalho do psicopedagogo no contexto da alfabetização para os alunos que possuem autismo. Como metodologia, o trabalho teve como característica uma pesquisa bibliográfica, no qual foram consultados livros e artigos científicos da área, que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Como conclusão destaca-se que as práticas utilizadas e desenvolvidas pelo psicopedagogo, possibilitam que crianças que possuem TEA possam ao longo do tempo, “romper” as maiores dificuldades e o estágio no qual a criança se encontra porque as atividades adaptadas devem despertar o interesse do aluno fazendo com que este se encontre estimulado, para que aos poucos aconteça uma evolução gradual no processo do ato de ler e escrever. |
id |
CEEINTER-1_83759276c1f0813a85f135cc90e1e93b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/207 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃOAutismo; Alfabetização; Psicopedagogo; Ensino e aprendizagem.AlfabetizaçãoNota-se que a psicopedagogia trabalha no contexto da aprendizagem, tendo como intuito o estudo da necessidade de compreender melhor o ser humano aprendente e as respectivas dificuldades e fatores que influenciam ou interferem nesse processo. Nesse contexto, os alunos que possuem o transtorno do espectro autista, o profissional apresenta um papel imprescindível no que tange ao processo de ensino e aprendizagem. Assim o presente trabalho tem como objetivo a realização de um estudo sobre a importância do trabalho do psicopedagogo no contexto da alfabetização para os alunos que possuem autismo. Como metodologia, o trabalho teve como característica uma pesquisa bibliográfica, no qual foram consultados livros e artigos científicos da área, que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Como conclusão destaca-se que as práticas utilizadas e desenvolvidas pelo psicopedagogo, possibilitam que crianças que possuem TEA possam ao longo do tempo, “romper” as maiores dificuldades e o estágio no qual a criança se encontra porque as atividades adaptadas devem despertar o interesse do aluno fazendo com que este se encontre estimulado, para que aos poucos aconteça uma evolução gradual no processo do ato de ler e escrever.Editora CEEINTER2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/207Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 213-222Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 213-222Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 213-2222674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/207/201Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessAugusto Reis Marques , Sandro 2021-09-03T21:36:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/207Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-09-03T21:36:52Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO |
title |
A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO |
spellingShingle |
A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO Augusto Reis Marques , Sandro Autismo; Alfabetização; Psicopedagogo; Ensino e aprendizagem. Alfabetização |
title_short |
A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO |
title_full |
A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO |
title_fullStr |
A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO |
title_full_unstemmed |
A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO |
title_sort |
A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO |
author |
Augusto Reis Marques , Sandro |
author_facet |
Augusto Reis Marques , Sandro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Augusto Reis Marques , Sandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo; Alfabetização; Psicopedagogo; Ensino e aprendizagem. Alfabetização |
topic |
Autismo; Alfabetização; Psicopedagogo; Ensino e aprendizagem. Alfabetização |
description |
Nota-se que a psicopedagogia trabalha no contexto da aprendizagem, tendo como intuito o estudo da necessidade de compreender melhor o ser humano aprendente e as respectivas dificuldades e fatores que influenciam ou interferem nesse processo. Nesse contexto, os alunos que possuem o transtorno do espectro autista, o profissional apresenta um papel imprescindível no que tange ao processo de ensino e aprendizagem. Assim o presente trabalho tem como objetivo a realização de um estudo sobre a importância do trabalho do psicopedagogo no contexto da alfabetização para os alunos que possuem autismo. Como metodologia, o trabalho teve como característica uma pesquisa bibliográfica, no qual foram consultados livros e artigos científicos da área, que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Como conclusão destaca-se que as práticas utilizadas e desenvolvidas pelo psicopedagogo, possibilitam que crianças que possuem TEA possam ao longo do tempo, “romper” as maiores dificuldades e o estágio no qual a criança se encontra porque as atividades adaptadas devem despertar o interesse do aluno fazendo com que este se encontre estimulado, para que aos poucos aconteça uma evolução gradual no processo do ato de ler e escrever. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/207 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/207/201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 213-222 Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 213-222 Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 213-222 2674-8703 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983749377458176 |