O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa Negrão, Felipe
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva Ramos, Érika
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/50
Resumo: A educação a cada dia é confirmada como ferramenta para desenvolvimento holístico do ser, por isso, sempre foi estudada em suas delicadezas e metodologias. Neste sentido, uma das práticas exitosas é o uso de espaços não-formais, por isso, neste trabalho retomamos esta questão com acadêmicos de Pedagogia, em Manaus, com o objetivo de discutir os possíveis saberes teóricos e práticos acerca do ensino em espaços não-formais por meio da leitura e análise de produções científicas que contemplem essa linha de discussão, bem como compreensão sobre as situações emergentes de contato com ambientes externos à universidade. O viés do estudo foi fenomenológico em torno de como discentes percebem esta alternativa de ambiente laboral, e, por estarmos trabalhando com impressões e instâncias subjetivas, a abordagem foi qualitativa, ainda que tivéssemos apresentado os dados por meio de percentual. A pesquisa teve cunho descritivo e participaram 24 estudantes, do componente curricular “Educação em Espaços Não-Formais”. Os dados obtidos foram organizados em categorias eapresentados aos próprios acadêmicos e assim, foram debatidos o porquê de tais reincidências, e os resultados estão expostos em tabela, seguido de análise descritiva e reflexiva.
id CEEINTER-1_b7d0b480dbc450f8d0e75bf4ea3a10d8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIASEspaços Não Formais; Formação de Professores; Aprendizagem Significativa.NenhumA educação a cada dia é confirmada como ferramenta para desenvolvimento holístico do ser, por isso, sempre foi estudada em suas delicadezas e metodologias. Neste sentido, uma das práticas exitosas é o uso de espaços não-formais, por isso, neste trabalho retomamos esta questão com acadêmicos de Pedagogia, em Manaus, com o objetivo de discutir os possíveis saberes teóricos e práticos acerca do ensino em espaços não-formais por meio da leitura e análise de produções científicas que contemplem essa linha de discussão, bem como compreensão sobre as situações emergentes de contato com ambientes externos à universidade. O viés do estudo foi fenomenológico em torno de como discentes percebem esta alternativa de ambiente laboral, e, por estarmos trabalhando com impressões e instâncias subjetivas, a abordagem foi qualitativa, ainda que tivéssemos apresentado os dados por meio de percentual. A pesquisa teve cunho descritivo e participaram 24 estudantes, do componente curricular “Educação em Espaços Não-Formais”. Os dados obtidos foram organizados em categorias eapresentados aos próprios acadêmicos e assim, foram debatidos o porquê de tais reincidências, e os resultados estão expostos em tabela, seguido de análise descritiva e reflexiva.Editora CEEINTER2021-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/50Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 2 No. 3 (2020): Revista de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERRevista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 2 Núm. 3 (2020): Revista de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERRevista de Estudos Interdisciplinares ; v. 2 n. 3 (2020): Revista de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER2674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/50/47NenhumCopyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessda Costa Negrão, Felipe da Silva Ramos, Érika 2021-06-14T12:20:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-06-14T12:20:57Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS
title O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS
spellingShingle O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS
da Costa Negrão, Felipe
Espaços Não Formais; Formação de Professores; Aprendizagem Significativa.
Nenhum
title_short O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS
title_full O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS
title_fullStr O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS
title_full_unstemmed O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS
title_sort O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS
author da Costa Negrão, Felipe
author_facet da Costa Negrão, Felipe
da Silva Ramos, Érika
author_role author
author2 da Silva Ramos, Érika
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa Negrão, Felipe
da Silva Ramos, Érika
dc.subject.por.fl_str_mv Espaços Não Formais; Formação de Professores; Aprendizagem Significativa.
Nenhum
topic Espaços Não Formais; Formação de Professores; Aprendizagem Significativa.
Nenhum
description A educação a cada dia é confirmada como ferramenta para desenvolvimento holístico do ser, por isso, sempre foi estudada em suas delicadezas e metodologias. Neste sentido, uma das práticas exitosas é o uso de espaços não-formais, por isso, neste trabalho retomamos esta questão com acadêmicos de Pedagogia, em Manaus, com o objetivo de discutir os possíveis saberes teóricos e práticos acerca do ensino em espaços não-formais por meio da leitura e análise de produções científicas que contemplem essa linha de discussão, bem como compreensão sobre as situações emergentes de contato com ambientes externos à universidade. O viés do estudo foi fenomenológico em torno de como discentes percebem esta alternativa de ambiente laboral, e, por estarmos trabalhando com impressões e instâncias subjetivas, a abordagem foi qualitativa, ainda que tivéssemos apresentado os dados por meio de percentual. A pesquisa teve cunho descritivo e participaram 24 estudantes, do componente curricular “Educação em Espaços Não-Formais”. Os dados obtidos foram organizados em categorias eapresentados aos próprios acadêmicos e assim, foram debatidos o porquê de tais reincidências, e os resultados estão expostos em tabela, seguido de análise descritiva e reflexiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/50
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/50/47
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Nenhum
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 2 No. 3 (2020): Revista de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 2 Núm. 3 (2020): Revista de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 2 n. 3 (2020): Revista de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
2674-8703
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983748690640896