A EDUCAÇÃO INDÍGENA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PARA O PLENO EXERCÍCIO DOS DIREITOS INDÍGENAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lavor Sousa, Maria Veirislene
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/188
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os direitos indígenas com enfoque para a questão da educação indígena e a educação escolar indígena, como elementos fundamentais para o pleno exercício dos direitos dos povos originários. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, partindo da investigação e leitura sobre os   que embasam o refencial teórico para o estudo, sobre o qual utilizou-se dois documentos: a Constituição, de 1988, e a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Após estudos, leituras e reflexões, não só com base nesses dois documentos centrais para a efetivação da pesquisa, buscou-se ainda conhecer o pensamento de autores indígenas sobre a temática, como Munduruku (2012) e Krenak (2019), os quais versam sobre várias questões, além das referidas aqui neste trabalho. As considerações nos permitem sugestões para reflexões aprofundadas e propõem discussões sobre a emergencia da defesa em favor dos direitos indígenas, desde sempre, principalmente no atual contexto social, político e economico,inclusive que vai muito além da própria questão educacional.
id CEEINTER-1_d1e4f09e4e90d6aa0973161e1ec18d82
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/188
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO INDÍGENA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PARA O PLENO EXERCÍCIO DOS DIREITOS INDÍGENAS Educação Indígena; Educação Escolar Indígena; Direitos Indígenas; Povos Originários.NenhumEste trabalho tem como objetivo refletir sobre os direitos indígenas com enfoque para a questão da educação indígena e a educação escolar indígena, como elementos fundamentais para o pleno exercício dos direitos dos povos originários. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, partindo da investigação e leitura sobre os   que embasam o refencial teórico para o estudo, sobre o qual utilizou-se dois documentos: a Constituição, de 1988, e a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Após estudos, leituras e reflexões, não só com base nesses dois documentos centrais para a efetivação da pesquisa, buscou-se ainda conhecer o pensamento de autores indígenas sobre a temática, como Munduruku (2012) e Krenak (2019), os quais versam sobre várias questões, além das referidas aqui neste trabalho. As considerações nos permitem sugestões para reflexões aprofundadas e propõem discussões sobre a emergencia da defesa em favor dos direitos indígenas, desde sempre, principalmente no atual contexto social, político e economico,inclusive que vai muito além da própria questão educacional.Editora CEEINTER2021-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/188Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 2 No. 6 (2020): Dossiê: História, Memória, Patrimônio e IdentidadeRevista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 2 Núm. 6 (2020): Dossiê: História, Memória, Patrimônio e IdentidadeRevista de Estudos Interdisciplinares ; v. 2 n. 6 (2020): Dossiê: História, Memória, Patrimônio e Identidade2674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/188/180Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessLavor Sousa, Maria Veirislene 2021-08-23T18:46:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/188Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-08-23T18:46:26Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO INDÍGENA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PARA O PLENO EXERCÍCIO DOS DIREITOS INDÍGENAS
title A EDUCAÇÃO INDÍGENA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PARA O PLENO EXERCÍCIO DOS DIREITOS INDÍGENAS
spellingShingle A EDUCAÇÃO INDÍGENA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PARA O PLENO EXERCÍCIO DOS DIREITOS INDÍGENAS
Lavor Sousa, Maria Veirislene
Educação Indígena; Educação Escolar Indígena; Direitos Indígenas; Povos Originários.
Nenhum
title_short A EDUCAÇÃO INDÍGENA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PARA O PLENO EXERCÍCIO DOS DIREITOS INDÍGENAS
title_full A EDUCAÇÃO INDÍGENA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PARA O PLENO EXERCÍCIO DOS DIREITOS INDÍGENAS
title_fullStr A EDUCAÇÃO INDÍGENA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PARA O PLENO EXERCÍCIO DOS DIREITOS INDÍGENAS
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO INDÍGENA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PARA O PLENO EXERCÍCIO DOS DIREITOS INDÍGENAS
title_sort A EDUCAÇÃO INDÍGENA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PARA O PLENO EXERCÍCIO DOS DIREITOS INDÍGENAS
author Lavor Sousa, Maria Veirislene
author_facet Lavor Sousa, Maria Veirislene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lavor Sousa, Maria Veirislene
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Indígena; Educação Escolar Indígena; Direitos Indígenas; Povos Originários.
Nenhum
topic Educação Indígena; Educação Escolar Indígena; Direitos Indígenas; Povos Originários.
Nenhum
description Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os direitos indígenas com enfoque para a questão da educação indígena e a educação escolar indígena, como elementos fundamentais para o pleno exercício dos direitos dos povos originários. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, partindo da investigação e leitura sobre os   que embasam o refencial teórico para o estudo, sobre o qual utilizou-se dois documentos: a Constituição, de 1988, e a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Após estudos, leituras e reflexões, não só com base nesses dois documentos centrais para a efetivação da pesquisa, buscou-se ainda conhecer o pensamento de autores indígenas sobre a temática, como Munduruku (2012) e Krenak (2019), os quais versam sobre várias questões, além das referidas aqui neste trabalho. As considerações nos permitem sugestões para reflexões aprofundadas e propõem discussões sobre a emergencia da defesa em favor dos direitos indígenas, desde sempre, principalmente no atual contexto social, político e economico,inclusive que vai muito além da própria questão educacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/188
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/188/180
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 2 No. 6 (2020): Dossiê: História, Memória, Patrimônio e Identidade
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 2 Núm. 6 (2020): Dossiê: História, Memória, Patrimônio e Identidade
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 2 n. 6 (2020): Dossiê: História, Memória, Patrimônio e Identidade
2674-8703
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983749334466560