Entremeios do estudo das culturas indígenas em escolas não indígenas de Campo Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Nilcieni
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Prado, José Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8057
Resumo: Esta pesquisa parte da necessidade de verificar o cumprimento prático da legislação relacionada ao estudo das histórias, culturas e saberes das diversas etnias indígenas nas salas de aula não indígenas. Dito isso, os objetivos dessa se direcionam a: constatar o cumprimento de leis que asseguram o ensino da diversidade dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul em escolas não indígenas de Campo Grande-MS; apresentar os resultados obtidos por meio da aplicação de questionários nestas últimas e, discutir percalços e possibilidades que permeiam o ambiente escolar que contempla a diversidade. Para isso, a metodologia está pautada nas teorias antropológicas, por meio das quais discuto conceitos como interculturalidade, multiculturalidade, etnocentrismo, alteridade, estereótipo, entre outros que dão estofo à abordagem qualitativa e quantitativa. Portanto, neste trabalho, apresento algumas conclusões preliminares quanto aos problemas ocasionados pelo distanciamento físico e epistemológico entre a escola não indígena e os povos indígenas de MS.
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