Entremeios do estudo das culturas indígenas em escolas não indígenas de Campo Grande
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8057 |
Resumo: | Esta pesquisa parte da necessidade de verificar o cumprimento prático da legislação relacionada ao estudo das histórias, culturas e saberes das diversas etnias indígenas nas salas de aula não indígenas. Dito isso, os objetivos dessa se direcionam a: constatar o cumprimento de leis que asseguram o ensino da diversidade dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul em escolas não indígenas de Campo Grande-MS; apresentar os resultados obtidos por meio da aplicação de questionários nestas últimas e, discutir percalços e possibilidades que permeiam o ambiente escolar que contempla a diversidade. Para isso, a metodologia está pautada nas teorias antropológicas, por meio das quais discuto conceitos como interculturalidade, multiculturalidade, etnocentrismo, alteridade, estereótipo, entre outros que dão estofo à abordagem qualitativa e quantitativa. Portanto, neste trabalho, apresento algumas conclusões preliminares quanto aos problemas ocasionados pelo distanciamento físico e epistemológico entre a escola não indígena e os povos indígenas de MS. |
id |
UFMS-2_35f99de5af45978601471b27c169a36e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/8057 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Entremeios do estudo das culturas indígenas em escolas não indígenas de Campo GrandeEducação. Povos Indígenas. escolas não indígenasEsta pesquisa parte da necessidade de verificar o cumprimento prático da legislação relacionada ao estudo das histórias, culturas e saberes das diversas etnias indígenas nas salas de aula não indígenas. Dito isso, os objetivos dessa se direcionam a: constatar o cumprimento de leis que asseguram o ensino da diversidade dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul em escolas não indígenas de Campo Grande-MS; apresentar os resultados obtidos por meio da aplicação de questionários nestas últimas e, discutir percalços e possibilidades que permeiam o ambiente escolar que contempla a diversidade. Para isso, a metodologia está pautada nas teorias antropológicas, por meio das quais discuto conceitos como interculturalidade, multiculturalidade, etnocentrismo, alteridade, estereótipo, entre outros que dão estofo à abordagem qualitativa e quantitativa. Portanto, neste trabalho, apresento algumas conclusões preliminares quanto aos problemas ocasionados pelo distanciamento físico e epistemológico entre a escola não indígena e os povos indígenas de MS.Editora UFMS2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8057Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 13 (2019); 190-2182358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8057/7086Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, NilcieniPrado, José Henrique2022-05-27T01:35:44Zoai:periodicos.ufms.br:article/8057Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:35:44Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entremeios do estudo das culturas indígenas em escolas não indígenas de Campo Grande |
title |
Entremeios do estudo das culturas indígenas em escolas não indígenas de Campo Grande |
spellingShingle |
Entremeios do estudo das culturas indígenas em escolas não indígenas de Campo Grande Maciel, Nilcieni Educação. Povos Indígenas. escolas não indígenas |
title_short |
Entremeios do estudo das culturas indígenas em escolas não indígenas de Campo Grande |
title_full |
Entremeios do estudo das culturas indígenas em escolas não indígenas de Campo Grande |
title_fullStr |
Entremeios do estudo das culturas indígenas em escolas não indígenas de Campo Grande |
title_full_unstemmed |
Entremeios do estudo das culturas indígenas em escolas não indígenas de Campo Grande |
title_sort |
Entremeios do estudo das culturas indígenas em escolas não indígenas de Campo Grande |
author |
Maciel, Nilcieni |
author_facet |
Maciel, Nilcieni Prado, José Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Prado, José Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Nilcieni Prado, José Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Povos Indígenas. escolas não indígenas |
topic |
Educação. Povos Indígenas. escolas não indígenas |
description |
Esta pesquisa parte da necessidade de verificar o cumprimento prático da legislação relacionada ao estudo das histórias, culturas e saberes das diversas etnias indígenas nas salas de aula não indígenas. Dito isso, os objetivos dessa se direcionam a: constatar o cumprimento de leis que asseguram o ensino da diversidade dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul em escolas não indígenas de Campo Grande-MS; apresentar os resultados obtidos por meio da aplicação de questionários nestas últimas e, discutir percalços e possibilidades que permeiam o ambiente escolar que contempla a diversidade. Para isso, a metodologia está pautada nas teorias antropológicas, por meio das quais discuto conceitos como interculturalidade, multiculturalidade, etnocentrismo, alteridade, estereótipo, entre outros que dão estofo à abordagem qualitativa e quantitativa. Portanto, neste trabalho, apresento algumas conclusões preliminares quanto aos problemas ocasionados pelo distanciamento físico e epistemológico entre a escola não indígena e os povos indígenas de MS. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8057 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8057/7086 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 13 (2019); 190-218 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246350548992 |