Educação escolar indígena contra o epistemicídio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Jayson de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Palma, Rogerio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7819
Resumo: Este artigo tem como objetivo abordar a educação escolar, em especial a educação escolar indígena, encarando esta última sob a ótica de uma tentativa de luta contra o epistemicídio, uma educação em prol da sobrevivência da diversidade entre os saberes. Por meio da comparação entre as grades curriculares de uma escola indígena e de uma escola urbana, pretende-se refletir sobre a intensa luta travada pelos povos indígenas no Brasil, perpassando pela educação, uma luta por reconhecimento, por um direito coletivo a ser e viver de acordo com uma cosmovisão própria. Atualmente, pode se ver nas aldeias um modelo educacional que tenta seguir por um caminho diferente do que foi trilhado historicamente; uma luta por afirmar o diferente em um mundo que legitima apenas o que cabe dentro do modelo capitalista de sociedade.
id UFMS-2_caf8493d3d1e2ced6b3b4c30305a7c7b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/7819
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Educação escolar indígena contra o epistemicídioEpistemicídiopovos indígenaseducação escolar indígena.Este artigo tem como objetivo abordar a educação escolar, em especial a educação escolar indígena, encarando esta última sob a ótica de uma tentativa de luta contra o epistemicídio, uma educação em prol da sobrevivência da diversidade entre os saberes. Por meio da comparação entre as grades curriculares de uma escola indígena e de uma escola urbana, pretende-se refletir sobre a intensa luta travada pelos povos indígenas no Brasil, perpassando pela educação, uma luta por reconhecimento, por um direito coletivo a ser e viver de acordo com uma cosmovisão própria. Atualmente, pode se ver nas aldeias um modelo educacional que tenta seguir por um caminho diferente do que foi trilhado historicamente; uma luta por afirmar o diferente em um mundo que legitima apenas o que cabe dentro do modelo capitalista de sociedade.Editora UFMS2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7819Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 11 (2019); 217-2322358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7819/5849Morais, Jayson de SouzaPalma, Rogerio dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-27T01:36:38Zoai:periodicos.ufms.br:article/7819Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:36:38Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar indígena contra o epistemicídio
title Educação escolar indígena contra o epistemicídio
spellingShingle Educação escolar indígena contra o epistemicídio
Morais, Jayson de Souza
Epistemicídio
povos indígenas
educação escolar indígena.
title_short Educação escolar indígena contra o epistemicídio
title_full Educação escolar indígena contra o epistemicídio
title_fullStr Educação escolar indígena contra o epistemicídio
title_full_unstemmed Educação escolar indígena contra o epistemicídio
title_sort Educação escolar indígena contra o epistemicídio
author Morais, Jayson de Souza
author_facet Morais, Jayson de Souza
Palma, Rogerio da
author_role author
author2 Palma, Rogerio da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Jayson de Souza
Palma, Rogerio da
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemicídio
povos indígenas
educação escolar indígena.
topic Epistemicídio
povos indígenas
educação escolar indígena.
description Este artigo tem como objetivo abordar a educação escolar, em especial a educação escolar indígena, encarando esta última sob a ótica de uma tentativa de luta contra o epistemicídio, uma educação em prol da sobrevivência da diversidade entre os saberes. Por meio da comparação entre as grades curriculares de uma escola indígena e de uma escola urbana, pretende-se refletir sobre a intensa luta travada pelos povos indígenas no Brasil, perpassando pela educação, uma luta por reconhecimento, por um direito coletivo a ser e viver de acordo com uma cosmovisão própria. Atualmente, pode se ver nas aldeias um modelo educacional que tenta seguir por um caminho diferente do que foi trilhado historicamente; uma luta por afirmar o diferente em um mundo que legitima apenas o que cabe dentro do modelo capitalista de sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7819
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7819/5849
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 11 (2019); 217-232
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246341111808