Educação escolar indígena contra o epistemicídio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7819 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo abordar a educação escolar, em especial a educação escolar indígena, encarando esta última sob a ótica de uma tentativa de luta contra o epistemicídio, uma educação em prol da sobrevivência da diversidade entre os saberes. Por meio da comparação entre as grades curriculares de uma escola indígena e de uma escola urbana, pretende-se refletir sobre a intensa luta travada pelos povos indígenas no Brasil, perpassando pela educação, uma luta por reconhecimento, por um direito coletivo a ser e viver de acordo com uma cosmovisão própria. Atualmente, pode se ver nas aldeias um modelo educacional que tenta seguir por um caminho diferente do que foi trilhado historicamente; uma luta por afirmar o diferente em um mundo que legitima apenas o que cabe dentro do modelo capitalista de sociedade. |
id |
UFMS-2_caf8493d3d1e2ced6b3b4c30305a7c7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/7819 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação escolar indígena contra o epistemicídioEpistemicídiopovos indígenaseducação escolar indígena.Este artigo tem como objetivo abordar a educação escolar, em especial a educação escolar indígena, encarando esta última sob a ótica de uma tentativa de luta contra o epistemicídio, uma educação em prol da sobrevivência da diversidade entre os saberes. Por meio da comparação entre as grades curriculares de uma escola indígena e de uma escola urbana, pretende-se refletir sobre a intensa luta travada pelos povos indígenas no Brasil, perpassando pela educação, uma luta por reconhecimento, por um direito coletivo a ser e viver de acordo com uma cosmovisão própria. Atualmente, pode se ver nas aldeias um modelo educacional que tenta seguir por um caminho diferente do que foi trilhado historicamente; uma luta por afirmar o diferente em um mundo que legitima apenas o que cabe dentro do modelo capitalista de sociedade.Editora UFMS2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7819Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 11 (2019); 217-2322358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7819/5849Morais, Jayson de SouzaPalma, Rogerio dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-27T01:36:38Zoai:periodicos.ufms.br:article/7819Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:36:38Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação escolar indígena contra o epistemicídio |
title |
Educação escolar indígena contra o epistemicídio |
spellingShingle |
Educação escolar indígena contra o epistemicídio Morais, Jayson de Souza Epistemicídio povos indígenas educação escolar indígena. |
title_short |
Educação escolar indígena contra o epistemicídio |
title_full |
Educação escolar indígena contra o epistemicídio |
title_fullStr |
Educação escolar indígena contra o epistemicídio |
title_full_unstemmed |
Educação escolar indígena contra o epistemicídio |
title_sort |
Educação escolar indígena contra o epistemicídio |
author |
Morais, Jayson de Souza |
author_facet |
Morais, Jayson de Souza Palma, Rogerio da |
author_role |
author |
author2 |
Palma, Rogerio da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Jayson de Souza Palma, Rogerio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemicídio povos indígenas educação escolar indígena. |
topic |
Epistemicídio povos indígenas educação escolar indígena. |
description |
Este artigo tem como objetivo abordar a educação escolar, em especial a educação escolar indígena, encarando esta última sob a ótica de uma tentativa de luta contra o epistemicídio, uma educação em prol da sobrevivência da diversidade entre os saberes. Por meio da comparação entre as grades curriculares de uma escola indígena e de uma escola urbana, pretende-se refletir sobre a intensa luta travada pelos povos indígenas no Brasil, perpassando pela educação, uma luta por reconhecimento, por um direito coletivo a ser e viver de acordo com uma cosmovisão própria. Atualmente, pode se ver nas aldeias um modelo educacional que tenta seguir por um caminho diferente do que foi trilhado historicamente; uma luta por afirmar o diferente em um mundo que legitima apenas o que cabe dentro do modelo capitalista de sociedade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7819 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7819/5849 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 11 (2019); 217-232 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246341111808 |