O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Cristiane dos Reis
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes, Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar os elementos sustentadores do processo de subjetivação docente atrelados à inclusão escolar de alunos com deficiência. A pesquisa é qualitativa com pressupostos da pesquisa-intervenção e contou com a participação de 28 professores do Ensino Fundamental I de uma escola estadual de Alfenas/MG. As informações foram gravadas e registradas no diário de campo e analisadas qualitativamente resultando em um núcleo de significação, intitulado: “A naturalização da representação da incapacidade docente versus a formação continuada para a atuação inclusiva”. Pode-se concluir que espaços de formação continuada que permitam problematizar as inquietações docentes frente à educação inclusiva são imprescindíveis para superar os sentimentos de incapacidade de atuação pedagógica com alunos deficientes.
id EDUL-1_344e961f62f8ecc514061ee64e59046d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/721
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAREducação Inclusivadesvalorização docenteformação continuadaEducação Inclusivadesvalorização docenteformação continuadaEste trabalho tem como objetivo geral analisar os elementos sustentadores do processo de subjetivação docente atrelados à inclusão escolar de alunos com deficiência. A pesquisa é qualitativa com pressupostos da pesquisa-intervenção e contou com a participação de 28 professores do Ensino Fundamental I de uma escola estadual de Alfenas/MG. As informações foram gravadas e registradas no diário de campo e analisadas qualitativamente resultando em um núcleo de significação, intitulado: “A naturalização da representação da incapacidade docente versus a formação continuada para a atuação inclusiva”. Pode-se concluir que espaços de formação continuada que permitam problematizar as inquietações docentes frente à educação inclusiva são imprescindíveis para superar os sentimentos de incapacidade de atuação pedagógica com alunos deficientes.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 467-4842177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721/pdf_1Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Cristiane dos ReisGomes, Claudia2021-03-17T21:39:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/721Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR
title O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR
spellingShingle O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR
Cardoso, Cristiane dos Reis
Educação Inclusiva
desvalorização docente
formação continuada
Educação Inclusiva
desvalorização docente
formação continuada
title_short O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR
title_full O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR
title_fullStr O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR
title_full_unstemmed O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR
title_sort O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR
author Cardoso, Cristiane dos Reis
author_facet Cardoso, Cristiane dos Reis
Gomes, Claudia
author_role author
author2 Gomes, Claudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Cristiane dos Reis
Gomes, Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
desvalorização docente
formação continuada
Educação Inclusiva
desvalorização docente
formação continuada
topic Educação Inclusiva
desvalorização docente
formação continuada
Educação Inclusiva
desvalorização docente
formação continuada
description Este trabalho tem como objetivo geral analisar os elementos sustentadores do processo de subjetivação docente atrelados à inclusão escolar de alunos com deficiência. A pesquisa é qualitativa com pressupostos da pesquisa-intervenção e contou com a participação de 28 professores do Ensino Fundamental I de uma escola estadual de Alfenas/MG. As informações foram gravadas e registradas no diário de campo e analisadas qualitativamente resultando em um núcleo de significação, intitulado: “A naturalização da representação da incapacidade docente versus a formação continuada para a atuação inclusiva”. Pode-se concluir que espaços de formação continuada que permitam problematizar as inquietações docentes frente à educação inclusiva são imprescindíveis para superar os sentimentos de incapacidade de atuação pedagógica com alunos deficientes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721/pdf
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 467-484
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352340402176