O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral analisar os elementos sustentadores do processo de subjetivação docente atrelados à inclusão escolar de alunos com deficiência. A pesquisa é qualitativa com pressupostos da pesquisa-intervenção e contou com a participação de 28 professores do Ensino Fundamental I de uma escola estadual de Alfenas/MG. As informações foram gravadas e registradas no diário de campo e analisadas qualitativamente resultando em um núcleo de significação, intitulado: “A naturalização da representação da incapacidade docente versus a formação continuada para a atuação inclusiva”. Pode-se concluir que espaços de formação continuada que permitam problematizar as inquietações docentes frente à educação inclusiva são imprescindíveis para superar os sentimentos de incapacidade de atuação pedagógica com alunos deficientes. |
id |
EDUL-1_344e961f62f8ecc514061ee64e59046d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/721 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAREducação Inclusivadesvalorização docenteformação continuadaEducação Inclusivadesvalorização docenteformação continuadaEste trabalho tem como objetivo geral analisar os elementos sustentadores do processo de subjetivação docente atrelados à inclusão escolar de alunos com deficiência. A pesquisa é qualitativa com pressupostos da pesquisa-intervenção e contou com a participação de 28 professores do Ensino Fundamental I de uma escola estadual de Alfenas/MG. As informações foram gravadas e registradas no diário de campo e analisadas qualitativamente resultando em um núcleo de significação, intitulado: “A naturalização da representação da incapacidade docente versus a formação continuada para a atuação inclusiva”. Pode-se concluir que espaços de formação continuada que permitam problematizar as inquietações docentes frente à educação inclusiva são imprescindíveis para superar os sentimentos de incapacidade de atuação pedagógica com alunos deficientes.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 467-4842177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721/pdf_1Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Cristiane dos ReisGomes, Claudia2021-03-17T21:39:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/721Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR |
title |
O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR |
spellingShingle |
O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR Cardoso, Cristiane dos Reis Educação Inclusiva desvalorização docente formação continuada Educação Inclusiva desvalorização docente formação continuada |
title_short |
O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR |
title_full |
O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR |
title_fullStr |
O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR |
title_full_unstemmed |
O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR |
title_sort |
O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR |
author |
Cardoso, Cristiane dos Reis |
author_facet |
Cardoso, Cristiane dos Reis Gomes, Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Claudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Cristiane dos Reis Gomes, Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva desvalorização docente formação continuada Educação Inclusiva desvalorização docente formação continuada |
topic |
Educação Inclusiva desvalorização docente formação continuada Educação Inclusiva desvalorização docente formação continuada |
description |
Este trabalho tem como objetivo geral analisar os elementos sustentadores do processo de subjetivação docente atrelados à inclusão escolar de alunos com deficiência. A pesquisa é qualitativa com pressupostos da pesquisa-intervenção e contou com a participação de 28 professores do Ensino Fundamental I de uma escola estadual de Alfenas/MG. As informações foram gravadas e registradas no diário de campo e analisadas qualitativamente resultando em um núcleo de significação, intitulado: “A naturalização da representação da incapacidade docente versus a formação continuada para a atuação inclusiva”. Pode-se concluir que espaços de formação continuada que permitam problematizar as inquietações docentes frente à educação inclusiva são imprescindíveis para superar os sentimentos de incapacidade de atuação pedagógica com alunos deficientes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721/pdf https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 467-484 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352340402176 |